Museu Nacional (Brasil)

Área de identidad

Identificador

RJMN

Forma autorizada del nombre

Museu Nacional (Brasil)

Forma(s) paralela(s) de nombre

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional
  • Brasil. Museu Nacional

Otra(s) forma(s) de nombre

Tipo

  • Universidad

Área de contacto

Tipo

Dirección

Dirección (calle)

Quinta da Boa Vista s/nº - São Cristóvão

Localidad

Rio de Janeiro

Región

Rio de Janeiro

Nombre del país

Brasil

Código postal

20940-040

Teléfono

55 21 3938-1121

Fax

Correo electrónico

Área de descripción

Historia

Contexto geográfico y cultural

SEMEAR - Seção de Memória e Arquivo

A Seção de Memória e Arquivo do Museu Nacional/UFRJ (SEMEAR) possui um acervo que retrata o cotidiano desta instituição no contexto político, econômico e social brasileiro, bem como revela as suas relações com instituições congêneres, nacionais e estrangeiras. São documentos que registram os primórdios do trabalho científico no Brasil e as alterações ocorridas no cenário internacional das ciências. Além disso, custodia também diversos arquivos privados pessoais, de cientistas e professores.

O objetivo da Seção é proporcionar a recuperação e disseminação das informações contidas na documentação arquivística e garantir a sua integridade física, subsidiando o desenvolvimento de pesquisas sobre a história do Museu Nacional/UFRJ e do Palácio Imperial e, principalmente, sobre a institucionalização das ciências no Brasil. Sua origem remonta à implementação, na década de 1990, do Projeto Memória do Museu Nacional/UFRJ, que possibilitou, a partir de 1994, a informatização do catálogo já existente e a higienização, identificação e acondicionamento primário dos documentos do século XIX, projetos financiados pela Fundação Vitae e pela FAPERJ.

Um convênio com o Arquivo Nacional trouxe para o Museu uma nova abordagem técnica para o processamento da documentação - a Descrição Multinível Integrada (DMI) - bem como o uso de seu sistema informatizado - SIAN. Em um futuro próximo os dados referentes ao acervo estarão disponíveis na base Minerva da UFRJ.

Pouco a pouco o Arquivo vem se constituindo em um dos principais pólos de pesquisa e acesso a informações sobre o Museu Nacional/UFRJ e seu corpo científico, ganhando a confiança do público interno e externo e tendo seu acervo como base para a produção de dissertações e teses.

Mandatos/Fuentes de autoridad

Dar visibilidade à contribuição do Museu Nacional para a ciência brasileira assim como para o avanço do conhecimento científico da humanidade; subsidiar pesquisas inéditas sobre a história da ciência e a presença de cientistas no País, e prover o embasamento de um trabalho de alto nível de curadoria do acervo científico associando-o à documentação, principalmente a que trata da chegada ao Museu Nacional de exemplares representativos da biodiversidade de nosso país, além de fósseis, objetos etnográficos e arqueológicos, frutos de coleta de cientistas que por aqui passaram, constituindo-se verdadeiro testemunho da origem do acervo científico e das exposições públicas do Museu Nacional

Estructura administrativa

Vinculação Administrativa: Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Administración de registros y políticas de recolección

Edificios

Fondos

Arquivo Institucional e arquivos privados de cientistas, sendo, em sua maioria arquivos permanentes, compreendendo documentos do início do século XIX aos dias atuais. Até o ano de 1875, os documentos pertencentes à série Avisos e Ofícios, da Seção Museu Nacional, encontram-se microfilmados, tendo sido o microfilme também, digitalizado, dando acesso por meio de DVD.

Área de acceso

Horario de apertura

De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Nossas exposições estão fechadas ao público por tempo indeterminado em virtude do incêndio que destruiu grande parte de nossas coleções.

Condiciones de acceso y requisitos

Accesibilidad

Área de servicios

Servicios para la investigación

As atividades de pesquisa científica são desenvolvidas pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Vertebrados e Invertebrados, que dispõem de coleções que representam a base para os estudos das diferentes especialidades. Reconhecido internacionalmente como núcleo de excelência em pesquisa, o Museu Nacional mantém parcerias com os principais centros nacionais e internacionais de ciências naturais e antropológicas. A instituição desenvolve inúmeros projetos em diversas linhas de pesquisa, contando com o financiamento das principais instituições de fomento do país.

Como atividade diretamente relacionada à pesquisa científica, a realização de expedições é tarefa freqüente dos pesquisadores de todos os departamentos do Museu. Nesse sentido, cabe destacar a diversidade dessas viagens, tanto nos vários campos de atividade quanto na sua abrangência geográfica. Como instituição de caráter nacional, o Museu realiza atividades em todo o território brasileiro, além de desenvolver pesquisas conjuntas com pesquisadores estrangeiros em diversas localidades do planeta, incluindo o continente antártico.

Servicios de reproducción

Reprodução eletrostática (Se o estado de conservação do documento permitir), fotográfica e digital, mediante assinatura de termo de responsabilidade pelo uso de reproduções de documentos.

Áreas públicas

Área de control

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR RJMN

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación, revisión o eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Notas de mantención

Puntos de acceso

Puntos de acceso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • MOW Regional (Thematic area)
  • Portapapeles

Contacto principal

Quinta da Boa Vista s/nº - São Cristóvão
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
BR 20940-040