Acervo de Escritores Mineiros

Área de identidad

Identificador

MGAEM

Forma autorizada del nombre

Acervo de Escritores Mineiros

Forma(s) paralela(s) de nombre

Otra(s) forma(s) de nombre

Tipo

  • Universidad

Área de contacto

Tipo

Dirección

Dirección (calle)

Avenida Antonio Carlos, nº 6627

Localidad

Belo Horizonte

Región

Minas Gerais

Nombre del país

Brasil

Código postal

31.270-901

Teléfono

55 31 3409-6079

Fax

Correo electrónico

Notas

Área de descripción

Historia

Agosto de 1989: a família de Henriqueta Lisboa doa à Faculdade de Letras da UFMG os fundos documentais da escritora. Com a finalidade de cuidar dessa documentação extremamente rica e valiosa, promover sua utilização como fonte de pesquisa e organizar sua exposição ao público, é criado, naquele mesmo ano, o Centro de Estudos Literários (CEL), que, mais tarde, torna-se Órgão Complementar da Faculdade de Letras da UFMG e passa a se chamar Centro de Estudos Literários e Culturais (CELC). Pouco tempo depois da chegada do primeiro acervo, são recebidos pela entidade os fundos documentais de Abgar Renault, Cyro dos Anjos, Murilo Rubião e Oswaldo França Júnior. Com apoio do CNPq, da FAPEMIG e da Faculdade de Letras da UFMG, o centro desenvolve, desde 1991, o Projeto Integrado de Pesquisa Acervo de Escritores Mineiros. O sucesso do empreendimento é atestado, nos anos seguintes, por numerosos projetos de pesquisa, eventos e publicações, realizados com apoio de instituições do Brasil e do exterior. Em dezembro de 2003, é inaugurada a atual sede do CELC-AEM, construída com financiamento do FUNDO CT-INFRA/FINEP e reformada em 2011, para viabilizar o recebimento de outros conjuntos documentais. Graças ao apreço pelo interesse público demonstrado pelos doadores, novos acervos e coleções são paulatinamente incorporados ao conjunto inicial, hoje ampliado para 13 acervos de escritores e 12 coleções especiais. Verdadeiro work in progress, o trabalho com acervos literários e culturais requer uma dedicação contínua a tarefas sem fim, por meio das quais potencializam-se as pesquisas, os desejos e os sonhos do arquivo.

Contexto geográfico y cultural

Mandatos/Fuentes de autoridad

Estructura administrativa

Vinculação Administrativa: UFMG Faculdade de Letras

Administración de registros y políticas de recolección

Edificios

Fondos

O Acervo de Escritores Mineiros (AEM) é um espaço permanente de exposição e pesquisa que abriga acervos e coleções de livros, documentos e objetos de escritores, artistas e personagens de destaque na história literária e cultural de Minas Gerais e do Brasil. Em suas salas – concebidas a partir de perspectiva museográfica e cenográfica que recria o ambiente de trabalho dos escritores - encontram-se exemplares raros e autografados de obras do Modernismo brasileiro, manuscritos de textos publicados e inéditos, periódicos, fotografias, obras de arte, cartas, mobiliário e objetos pessoais, generosamente doados à UFMG pelos próprios escritores ou por seus familiares e herdeiros. Promovendo a passagem da memória individual à memória coletiva, a instituição tem o objetivo de resgatar, preservar e reelaborar o patrimônio literário e cultural - esforço contínuo de gerações de pesquisadores na busca por novas possibilidades de reflexão e construção de conhecimento.

Instrumentos de descripción, guías y publicaciones

Área de acceso

Horario de apertura

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Condiciones de acceso y requisitos

O pesquisador interessado deve entrar em contato com os responsáveis pelo Acervo, com o prazo mínimo de 48 horas, para agendar a visita, especificando o tema da pesquisa e os documentos que pretende examinar.
Telefone: 55 31 3409-6079. Horário: 09h às 12h e 14h às 17h. Email: acemg@bu.ufmg.br.
.

Accesibilidad

Área de servicios

Servicios para la investigación

Servicios de reproducción

Permite a reprodução.

Áreas públicas

Área de control

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR MGAEM

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación, revisión o eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Notas de mantención

Puntos de acceso

Puntos de acceso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Portapapeles

Contacto principal

Avenida Antonio Carlos, nº 6627
Belo Horizonte, Minas Gerais
BR 31.270-901