Fundo/Coleção 01 - Administração do Porto do Rio de Janeiro

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO 01

Título

Administração do Porto do Rio de Janeiro

Data(s)

  • 1903 - 1950 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 14 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1936 - 1967)

História administrativa

A Administração do Porto do Rio de Janeiro (APRJ), autarquia federal, foi criada pela lei n. 190, de 16 de janeiro de 1936, subordinada ao Ministério da Viação e Obras Públicas. O decreto n. 621, de 1 de dezembro de 1936, regulamentou o órgão, estabelecendo como suas principais competências a exploração comercial e os melhoramentos do porto do Rio de Janeiro. Este regulamento foi aprovado pelo decreto n. 2.902, de 1 de agosto de 1938. O decreto-lei n. 3.198, de 14 de abril de 1941, confirmou essas atribuições e tornou o órgão responsável pela administração do pessoal que trabalhava no porto. Em 4 de junho de 1960, o decreto n. 48.270 modificou a competência do órgão, que passou a ser realizar as obras de melhoramento e ampliação das instalações portuárias, sua reparação, conservação, renovação e a exploração industrial e comercial do porto do Rio de Janeiro. O decreto-lei n. 256, de 28 de fevereiro de 1967, extinguiu a APRJ e autorizou a criação da Companhia Docas do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério dos Transportes.

Entidade custodiadora

História arquivística

A documentação foi transferida ao Arquivo Nacional, em 1969, pelo Ministério dos Transportes.

Procedência

Ministério dos Transportes (Brasil) - 1969 - recolhimento - 23

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentação de pessoal: folhas de pagamento de diaristas e mensalistas de várias seções, oficinas e armazéns. Documentação contábil-financeira, administrativa e, em volume reduzido, técnica.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado totalmente
Cronológica - Espécie/tipo.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Com restrição - Necessidade de prévio aviso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • pt_br

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Coordenação de Documentos Escritos. Equipe de Documentos do Executivo e do Legislativo. Fundo Administração do Porto do Rio de Janeiro (01): inventário sumário dos documentos textuais e impressos. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. 2012. 67 p. - Não impressos

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Identificação e localização de documentos da Administração do Porto do Rio de Janeiro - 1903/1950. - Não impressos

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Companhia Docas do Rio de Janeiro -BR RJANRIO Z9

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Responsável da descrição
Carlos Alfredo Linhares Fábio

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Status

Versão preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

2016-03-22

Idioma(s)

  • pt_br

Fontes

Zona da incorporação

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