Fundo/Coleção 01 - Administração do Porto do Rio de Janeiro

Área de identidad

Código de referencia

BR RJANRIO 01

Título

Administração do Porto do Rio de Janeiro

Fecha(s)

  • 1903 - 1950 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo/Coleção

Volumen y soporte

Textual(is) -sem especificação - 14 m

Área de contexto

Nombre del productor

(1936 - 1967)

Historia administrativa

A Administração do Porto do Rio de Janeiro (APRJ), autarquia federal, foi criada pela lei n. 190, de 16 de janeiro de 1936, subordinada ao Ministério da Viação e Obras Públicas. O decreto n. 621, de 1 de dezembro de 1936, regulamentou o órgão, estabelecendo como suas principais competências a exploração comercial e os melhoramentos do porto do Rio de Janeiro. Este regulamento foi aprovado pelo decreto n. 2.902, de 1 de agosto de 1938. O decreto-lei n. 3.198, de 14 de abril de 1941, confirmou essas atribuições e tornou o órgão responsável pela administração do pessoal que trabalhava no porto. Em 4 de junho de 1960, o decreto n. 48.270 modificou a competência do órgão, que passou a ser realizar as obras de melhoramento e ampliação das instalações portuárias, sua reparação, conservação, renovação e a exploração industrial e comercial do porto do Rio de Janeiro. O decreto-lei n. 256, de 28 de fevereiro de 1967, extinguiu a APRJ e autorizou a criação da Companhia Docas do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério dos Transportes.

Institución archivística

Historia archivística

A documentação foi transferida ao Arquivo Nacional, em 1969, pelo Ministério dos Transportes.

Origen del ingreso o transferencia

Ministério dos Transportes (Brasil) - 1969 - recolhimento - 23

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Documentação de pessoal: folhas de pagamento de diaristas e mensalistas de várias seções, oficinas e armazéns. Documentação contábil-financeira, administrativa e, em volume reduzido, técnica.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Organizado totalmente
Cronológica - Espécie/tipo.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Com restrição - Necessidade de prévio aviso

Condiciones

Idioma del material

  • pt_br

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Coordenação de Documentos Escritos. Equipe de Documentos do Executivo e do Legislativo. Fundo Administração do Porto do Rio de Janeiro (01): inventário sumário dos documentos textuais e impressos. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. 2012. 67 p. - Não impressos

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Identificação e localização de documentos da Administração do Porto do Rio de Janeiro - 1903/1950. - Não impressos

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Companhia Docas do Rio de Janeiro -BR RJANRIO Z9

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Responsável da descrição
Carlos Alfredo Linhares Fábio

Notas

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Borrador

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación revisión eliminación

2016-03-22

Idioma(s)

  • pt_br

Fuentes

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

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