Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1903 - 1950 (Creación)
Nivel de descripción
Fundo/Coleção
Volumen y soporte
Textual(is) -sem especificação - 14 m
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
A Administração do Porto do Rio de Janeiro (APRJ), autarquia federal, foi criada pela lei n. 190, de 16 de janeiro de 1936, subordinada ao Ministério da Viação e Obras Públicas. O decreto n. 621, de 1 de dezembro de 1936, regulamentou o órgão, estabelecendo como suas principais competências a exploração comercial e os melhoramentos do porto do Rio de Janeiro. Este regulamento foi aprovado pelo decreto n. 2.902, de 1 de agosto de 1938. O decreto-lei n. 3.198, de 14 de abril de 1941, confirmou essas atribuições e tornou o órgão responsável pela administração do pessoal que trabalhava no porto. Em 4 de junho de 1960, o decreto n. 48.270 modificou a competência do órgão, que passou a ser realizar as obras de melhoramento e ampliação das instalações portuárias, sua reparação, conservação, renovação e a exploração industrial e comercial do porto do Rio de Janeiro. O decreto-lei n. 256, de 28 de fevereiro de 1967, extinguiu a APRJ e autorizou a criação da Companhia Docas do Rio de Janeiro, vinculada ao Ministério dos Transportes.
Institución archivística
Historia archivística
A documentação foi transferida ao Arquivo Nacional, em 1969, pelo Ministério dos Transportes.
Origen del ingreso o transferencia
Ministério dos Transportes (Brasil) - 1969 - recolhimento - 23
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Documentação de pessoal: folhas de pagamento de diaristas e mensalistas de várias seções, oficinas e armazéns. Documentação contábil-financeira, administrativa e, em volume reduzido, técnica.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Organizado totalmente
Cronológica - Espécie/tipo.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Com restrição - Necessidade de prévio aviso
Condiciones
Idioma del material
- pt_br
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Coordenação de Documentos Escritos. Equipe de Documentos do Executivo e do Legislativo. Fundo Administração do Porto do Rio de Janeiro (01): inventário sumário dos documentos textuais e impressos. 2. ed. rev. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional. 2012. 67 p. - Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Identificação e localização de documentos da Administração do Porto do Rio de Janeiro - 1903/1950. - Não impressos
Instrumento de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
Responsável da descrição
Carlos Alfredo Linhares Fábio
Notas
Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Borrador
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación revisión eliminación
2016-03-22
Idioma(s)
- pt_br