Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- [1966? - 1997?] (Creation)
Level of description
Fundo/Coleção
Extent and medium
Filmográficos -sem especificação - 46 itens
Context area
Name of creator
Biographical history
Alberto Salvá Contel nasceu em 13 de abril de 1938, em Barcelona, Espanha, migrando para o Brasil com a família em 1952. Iniciou-se na área de cinema na década de 1960, como crítico e realizando curtas-metragens. Roteirista, produtor e diretor de filmes, trabalhou também para a Globo em casos especiais, miniséries e Globo Repórter, além de haver produzido programas educativos para a TV Escola. Eventualmente ministrou cursos de roteiro.
Repository
Archival history
Em junho de 2002, o Museu de Arte Moderna declarou-se incapaz de guardar adequadamente em suas dependências matrizes de filmes brasileiros que integravam o acervo da Cinemateca, sendo estas, então, redestinadas a outras instituições. O Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, foi uma das instituições que passou a abrigar parte do acervo, por escolha dos proprietários das matrizes, estabelecendo-se o regime de comodato como uma das formas mais comuns de regulação e formalização da entrada na instituição. Mesmo após a lei municipal n. 3.531, de 7 de abril de 2003, que declarou a Cinemateca do MAM patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, o que fez com que a transferência de matrizes para outras instituições fosse interrompida, o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro continuou a ser procurado pelos produtores de filmes para abrigar a sua produção.
O material em questão deu entrada, inicialmente, em 12 de agosto de 2002 (33 itens), sendo firmado um termo de comodato entre Alberto Salvá Contel e o Arquivo Nacional em 16 de agosto do mesmo ano. O referido termo foi publicado no Diário Oficial da União em 28 de agosto de 2002 (ano 139, n. 166, Seção 3, p. 1, Extrato de comodato n. 7/2002). Novos itens deram entrada em ocasiões posteriores: 16 de janeiro de 2004 (11 itens) e 16 de dezembro de 2005 (2 itens). Ver proc. 00320.000321/2002-DV.
Immediate source of acquisition or transfer
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 34
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 16
Content and structure area
Scope and content
Aventuras de adolescentes em viagem de férias pelo litoral fluminense em alusão à história clássica de João e Maria (As quatro chaves mágicas); história de um casamento em crise (Inquietações de uma mulher casada); romance entre um quarentão e uma adolescente (A menina do lado); relacionamento entre um bailarino e uma contorcionista (O bailarino e a contorcionista), entre outros.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Organizado totalmente
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Sem Restrição
Observações
Pelo contrato de comodato firmado, o Arquivo Nacional acha-se autorizado a utilizar de forma integral ou parcial, sem fins comerciais, cópias das obras audiovisuais depositadas em pesquisas, eventos e exibições em suas dependências, bem como dar acesso a terceiros sob a forma de consulta.
Conditions governing reproduction
Copyright - Alberto José Bernardo Salvá Contel
Language of material
- English
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Final
Level of detail
Full
Dates of creation revision deletion
Language(s)
- Brazilian Portuguese