Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- [1966? - 1997?] (Production)
Niveau de description
Fundo/Coleção
Étendue matérielle et support
Filmográficos -sem especificação - 46 itens
Zone du contexte
Nom du producteur
Notice biographique
Alberto Salvá Contel nasceu em 13 de abril de 1938, em Barcelona, Espanha, migrando para o Brasil com a família em 1952. Iniciou-se na área de cinema na década de 1960, como crítico e realizando curtas-metragens. Roteirista, produtor e diretor de filmes, trabalhou também para a Globo em casos especiais, miniséries e Globo Repórter, além de haver produzido programas educativos para a TV Escola. Eventualmente ministrou cursos de roteiro.
Histoire archivistique
Em junho de 2002, o Museu de Arte Moderna declarou-se incapaz de guardar adequadamente em suas dependências matrizes de filmes brasileiros que integravam o acervo da Cinemateca, sendo estas, então, redestinadas a outras instituições. O Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, foi uma das instituições que passou a abrigar parte do acervo, por escolha dos proprietários das matrizes, estabelecendo-se o regime de comodato como uma das formas mais comuns de regulação e formalização da entrada na instituição. Mesmo após a lei municipal n. 3.531, de 7 de abril de 2003, que declarou a Cinemateca do MAM patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, o que fez com que a transferência de matrizes para outras instituições fosse interrompida, o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro continuou a ser procurado pelos produtores de filmes para abrigar a sua produção.
O material em questão deu entrada, inicialmente, em 12 de agosto de 2002 (33 itens), sendo firmado um termo de comodato entre Alberto Salvá Contel e o Arquivo Nacional em 16 de agosto do mesmo ano. O referido termo foi publicado no Diário Oficial da União em 28 de agosto de 2002 (ano 139, n. 166, Seção 3, p. 1, Extrato de comodato n. 7/2002). Novos itens deram entrada em ocasiões posteriores: 16 de janeiro de 2004 (11 itens) e 16 de dezembro de 2005 (2 itens). Ver proc. 00320.000321/2002-DV.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 34
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 16
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Aventuras de adolescentes em viagem de férias pelo litoral fluminense em alusão à história clássica de João e Maria (As quatro chaves mágicas); história de um casamento em crise (Inquietações de uma mulher casada); romance entre um quarentão e uma adolescente (A menina do lado); relacionamento entre um bailarino e uma contorcionista (O bailarino e a contorcionista), entre outros.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Organizado totalmente
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Sem Restrição
Observações
Pelo contrato de comodato firmado, o Arquivo Nacional acha-se autorizado a utilizar de forma integral ou parcial, sem fins comerciais, cópias das obras audiovisuais depositadas em pesquisas, eventos e exibições em suas dependências, bem como dar acesso a terceiros sob a forma de consulta.
Conditions de reproduction
Copyright - Alberto José Bernardo Salvá Contel
Langue des documents
- anglais
- portugais brésilien
Écriture des documents
Notes de langue et graphie
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Note
Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Final
Niveau de détail
Complet
Dates de production, de révision, de suppression
Langue(s)
- portugais brésilien