Arquivo Central da Universidade Federal Fluminense

Zone d'identification

Identifiant

RJUFF

Forme autorisée du nom

Arquivo Central da Universidade Federal Fluminense

Forme(s) parallèle(s) du nom

Autre(s) forme(s) du nom

Type

Zone du contact

Type

Adresse

Adresse physique

Coordenação de Arquivos (CAR)
Av. Prefeito Silvio Picanço, 1565, Charitas

Localité

Niterói

Région

Rio de Janeiro

Nom du pays

Brésil

Code postal

24370-195

Téléphone

55 21 2710-6060

Fax

55 21 2710-6985

Note

Zone de description

Historique

O Arquivo Geral (AG) da Universidade Federal Fluminense foi criado em 19 de setembro de 1985, durante a gestão do Professor José Pedro Esposel como diretor do Núcleo de Documentação, atual Superintendência de Documentação (SDC).

Inicialmente o AG era composto por duas seções, a de Arquivo Intermediário e a de Arquivo Permanente, posteriormente, em decorrência das crescentes demandas da administração universitária e da necessidade de viabilizar e implementar a gestão documental na instituição, foi criada, em 1989, a Seção de Arquivo Corrente. No ano de 1994 foi constituído o Arquivo Especial objetivando orientar a política arquivística interna referente à guarda, conservação e recuperação das informações contidas nos documentos em suportes especiais, tais como, fotografias, filmes, etc.

O Arquivo passou a existir com a denominação de Arquivo Central (AC), por intermédio da Norma de Serviço n. 409, de 30 de março de 1994. Após a institucionalização foram recolhidos ao AC os fundos documentais das Faculdades Isoladas existentes em Niterói, tais como a de Direito, Medicina, Odontologia, Farmácia, Serviço Social e Filosofia. Estas Faculdades foram unificadas e federalizadas em 1960, sob o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ), tornando-se em 1965 a Universidade Federal Fluminense.

Diante deste fato, ficou assinalado o critério metodológico a ser adotado pela equipe técnica do arquivo, que consistiria em considerar toda a documentação pertencente às Faculdades Isoladas, produzida antes de 1960, de valor secundário, histórico e permanente, e toda a documentação posterior ao ano supracitado como pertencente à UFF, sendo, portanto, um fundo documental aberto e, inicialmente, com um volume maior de documentos de valor primário, legal e comprobatório.

As atribuições do antigo Arquivo Central eram as seguintes:

a) prestar orientação técnica aos órgãos da UFF, na organização da documentação corrente; e

b) promover a transferência e recolhimento dos documentos, que já não sejam de uso freqüente, independente de sua forma física, preservando o valor histórico, jurídico, patrimonial, técnico, acadêmico e administrativo.

No processo de desenvolvimento da área arquivística na UFF, destaca-se ainda a Norma 472, de 08.10.1996, que aprova as regras para a Transferência e Recolhimento de Documentos ao AC-NDC e a mudança do Arquivo para a nova sede situada em Charitas em 1998, que passou a ter uma Gerência de Arquivos, e posteriormente veio a ser denominada de Divisão de Arquivos – DARQ.

Contexte géographique et culturel

Textes de référence

Structure administrative

A Coordenação de Arquivos (CAR) foi criada pela Portaria GAR nº. 45.248, de 21 de julho de 2011. Subordinada à Superintendência de Documentação (SDC) tem por finalidade coordenar, planejar e dirigir as atividades do Serviço de Arquivo Intermediário (SAIN) e do Serviço de Arquivo Permanente (SAPE).
Organograma
http://www.arquivos.uff.br/images/Arquivo/Organograma_SDC.jpg

Gestion des archives courantes et intermédiaires et politiques de collecte

Bâtiments

Fonds

Instruments de recherche, guides et publications

Zone de l'accès

Heures d'ouverture

De segunda a sexta, das 09h às 18h.

Conditions d'accès et d'utilisation

Usuário Interno (servidores técnico-administrativo, docentes e discentes da UFF);
Usuário Externo (todos os cidadãos interessados).

Accessibilité

Zone des services offerts

Services d'aide à la recherche

Services de reproduction

Espaces publics

Zone du contrôle

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

BR RJUFF

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Final

Niveau de détail

Moyen

Dates de production, de révision et de suppression

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

Notes relatives à la mise à jour de la notice

Mots-clés

Points d'accès

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • Presse-papier

Contact principal

Coordenação de Arquivos (CAR) Av. Prefeito Silvio Picanço, 1565, Charitas
Niterói, Rio de Janeiro
BR 24370-195