Arquivo Histórico do Exército

Identificatie

Bestandsidentificatie

RJAHEX

Geauthoriseerde naam

Arquivo Histórico do Exército

Parallelle vormen van de naam

Aandere naamsvormen

  • AHEX

Soort

  • Militair

Contact

 

Tenente-Coronel Alexandre Ricardo Santos de Quadros Eerste contactpersoon

Soort

adres

Adres

Praça Duque de Caxias, n. 25, 6º andar – Centro

Locality

Rio de Janeiro

Region

RJ

Landnaam

Brazilië

Postcode

20221– 260

Telefoon

55 21 2519-5351 / 5742

Fax

E-mail

Aantekening

Beschrijving

Geschiedenis

A instituição tem sua origem ligada ao Archivo Militar, organização responsável pela guarda e preservação do acervo documental acumulado desde a transferência da família real para o Brasil em 1808, pela Secretaria de Estado dos Negócios da Guerra e Estrangeiros. Em 1934, foi criado o Arquivo do Exército (Decreto nº 23.976, de 8 de março de 1934) que reuniu os conjuntos documentais acumulados no âmbito do Ministério da Guerra.

Geografische en culturele context

Após a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil em 1808, sentiu-se a necessidade de criação de um Arquivo Militar que se ocupasse da feitura de Mapas, Cartas, Croquis referentes à defesa militar da Colônia e, ainda, servisse aos interesses de outros Ministérios no tocante ao conhecimento do território nacional

Mandaat/bronnen van bevoegdheid

BRASIL. Decreto S/Nº de 07 de abril de 1808. Cria o Real Archivo Militar.
BRASIL. Decreto nº 23.976 de 8 de março de 1934. Cria o Arquivo do Exército.
BRASIL. Decreto nº 93.218 de 5 de setembro de 1986. Denomina o Arquivo do exército como Arquivo Histórico do Exército.
BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991 (Lei de Arquivos), que dispõe sobre a a política nacional de arquivos e dá outras providências.
BRASIL. Portaria nº 1.172 de 29 de setembro de 2014 (Comando do Exército). Aprova as Instruções Gerais para Avaliação de Documentos do Exército(IG 01-012).

Organisatie structuur

O Arquivo Histórico do Exército está subordinado à Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), que integra o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), órgão de Direção Setorial no âmbito do Comando do Exército, Ministério da Defesa.

Records management and collecting policies

Presta orientação técnica às Organizações Militares e órgãos do Exército Brasileiro na implementação de programas de gestão de documentos.

Gebouwen

Bestanden

Por mais de dois séculos, o Arquivo Histórico do Exército vem cumprindo, basicamente, a mesma missão que lhe foi imposta pelo príncipe D. João que é conservar, restaurar e manter a memória institucional, operacional e dos integrantes do Exército Brasileiro e do País. Em seus depósitos encontram-se armazenados vasto acervo cartográfico, iconográfico e documental que retrata a história do Exército e do Brasil, a partir do século XVI. Merecem destaque os acervos cartográficos utilizados nas missões de demarcação dos limites fixados pelos tratados de Madrid (1750), El Pardo (1761) e Santo Idelfonso (1777); o levantamento topográfico do Teatro de Operações do Paraguai, durante a Guerra da Tríplice Aliança, que permitiu o planejamento das ações militares; e o acervo da Força Expedicionária Brasileira. Convém destacar, também, a importância dos acervos da Guerra do Paraguai, da Força Expedicionária Brasileira e de Canudos que foram nominados como Memória do Mundo – América Latina e Brasil - pela UNESCO. O Arquivo Histórico do Exército realiza, também, importante trabalho de restauração, preservação e divulgação dos diferentes documentos sob sua responsabilidade. Para tanto, conta com uma equipe de militares e funcionários civis especializados em técnicas arquivísticas, bem como uma equipe de historiadores e pesquisadores que disponibilizam as informações e os documentos aos interessados no Brasil e no exterior. Atualmente, o Arquivo Histórico do Exército destaca-se por ser uma das instituições responsáveis pela preservação da memória do país, sendo considerada uma Organização Militar arquivística de referência tanto no cenário nacional e como no internacional.

Toegangen, gidsen en publicaties

Guias: SISTARQ – Sistemas de Arquivos do AHEx
http://sistemas.ahex.ensino.eb.br/sistarq/_pesquisa.php

SISTOM – Sistema de Organizações Militares Extintas
http://sistemas.ahex.ensino.eb.br/sistom/_pesquisaom.php

Toegang

Openingstijden

Segunda à sexta-feira, exceto feriados nacionais ou estaduais/municipais, das 13h às 16h e aos sábados de 8h às 11h30. O atendimento é realizado na sala de consulta.

Raadpleegvoorwaarden en -eisen

Para consulta aos documentos é necessária a apresentação de documento de identificação com foto; para estrangeiros, solicita-se apresentação de passaporte.

Toegankelijkheid

dienstverlening

onderzoeksdienstverlening

Sala de consulta, com computador para acesso à base de dados local, tomadas elétricas para usos de computadores portáteis, serviço de consulta inicial à distância (por correspondência oficial, email, telefone). Há acesso a documentos em todos os suportes.

reproduktiedienstverlening

A reprodução poderá ser feita através de fotografia do documento pelo próprio usuário. É cobrado direito de uso de cópias de imagens para uso comercial.

Publiekruimten

A sede possui um Saguão, no qual realiza exposições em dias comemorativos ou de eventos internos.

Beheer

Identificatie van de beschrijving

Identificatiecode van de instelling

RJAHEX

Toegepaste regels en/of conventies

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISDIAH: Norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009. (Publicações Técnicas, n. 54)
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). CODEARQ: código de entidades custodiadoras de acervos arquivísticos. Disponível em: www.conarq.arquivonacional.gov.br. Acesso em: 16 Abr 2015.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). NOBRADE . Normas Brasileiras de Descrição Arquivística – disponível em http://www.ahex.ensino.eb.br. Acesso em 16 Abr 15.

Status

Finale

Niveau van detaillering

Gedeeltelijk

Datering van aanmaak, herziening of verwijdering

Taal (talen)

  • Braziliaans Portugees

Schrift(en)

  • Latijn

Bronnen

Ministério da Guerra. Ordens do Dia do Exército 1808 a 1909.
Comando do Exército. Boletins do Exército 1909 a 2015.
Lyra Tavares, Aurélio. História da Engenharia Militar Portuguesa na Construção do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2000.

Onderhoudsaantekeningen

Alcemar Ferreira Júnior e Alvaro Luiz dos Santos Alves

Trefwoorden

Access Points

  • Período Joanino (Thematic area)
  • Rio de Janeiro (RJ) (Thematic area)
  • Sudeste (Geographic subregion)

Eerste contactpersoon

Praça Duque de Caxias, n. 25, 6º andar – Centro

BR 20221– 260