Contato principal
Rua José Antonio Picoral, nº 171 - Centro
Torres, Rio Grande do Sul
BR 95560-000
Arquivo Histórico do Município de Torres
Guardar bens culturais, considerando que a preservação do material arquivístico como forma de preservação do registro cultural de uma determinada época e lugar, que podem ser significativos tanto para a comunidade torrense quanto para a humanidade. Proporcionar e incentivar a pesquisa histórica; Zelar para a preservação e conservação do acervo arquivístico; Promover e possibilitar o acesso à pesquisa; Adequar-se às normas conforme legislação específica; Criar o Plano de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade e definição das Diretrizes da Política Municipal de Arquivos Públicos; Aperfeiçoar o setor arquivístico, buscando ampliar o espaço físico suficiente para receber as documentações dos setores Executivos e Legislativo do Municípal;
Vinculação Administrativa: Secretaria Municipal da Cultura e do Esporte
Os produtores do Acervo são Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Torres, a documentação data desde 1883, parte dela constituindo-se em acervo permanente e, as mais recentes em arquivo de guarda intermediária, aguardando sua destinação (descarte ou arquivo permanente). Possui outros Fundos provenientes de grupos Familiares e ou outras instituições, além do Fundo Câmara Imperial com documentos de 1883 a 1887.
De segunda a sexta-feira, das 13h às 19h.
Consulta aberta ao público.
Reprodução eletrostática, fotográfica e digital.
BR RSAHMT
Final
Parcial