Arquivo Histórico Eclesiástico de Santa Catarina

Área de identificação

Identificador

SCAHESC

Forma autorizada do nome

Arquivo Histórico Eclesiástico de Santa Catarina

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Esteves Júnior, 447 - Centro

Localidade

Florianópolis

Região

Santa Catarina

Nome do país

Brasil

CEP

88.015-130

Telefone

Fax

Nota

Área de descrição

História

Por um decreto datado de 25 de novembro de 1949, Dom Joaquim Domingues de Oliveira criava o Arquivo Histórico Eclesiástico de Santa Catarina. Tem como principais objetivos reunir, catalogar e sistematizar os documentos e objetos de real valor relativos principalmente à vida religiosa do Estado, os quais correm sérios riscos de se desviarem ou desaparecerem.

O arquivo está a cargo da Mitra Metropolitana de Florianópolis, sendo de competência do Arcebispo Metropolitano a delegação de poderes às pessoas de sua confiança para executarem os trabalhos necessários ao atendimento dos objetivos.

Quando da data de criação, a sede do arquivo era à Rua Arcipreste Paiva, na Catedral Metropolitana. Mais tarde, por volta de 1966, foi transferido para a Avenida Rio Branco, 154, e somente a partir de 1968 funciona nas dependências da Cúria Metropolitana, na Rua Esteves Júnior, 447.

Desde a fundação até hoje, o arquivo conseguiu reunir e preservar inúmeros documentos de inestimável valor para a história.

Anteriormente à Proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil, todos os registros de nascimentos, casamentos e óbitos eram feitos pela Igreja. Assim, somente no arquivo podem ser encontrados dados referentes a pessoas nascidas no atual território da Arquidiocese de Florianópolis, no período compreendido entre 1751 a 1889.
De todos os livros, o mais antigo é o de casamentos, da Paróquia Nossa Senhora do Desterro – Catedral Metropolitana, que iniciou em 1714. Já o mais antigo livro de registro de batismo desta mesma paróquia inicia em 1751.

Além desses livros, o acervo é integrado por inúmeros e valiosos documentos que contam a história da Igreja em Santa Catarina, principalmente a partir da criação do Bispado de Florianópolis que data de 1908.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Reunir, catalogar e sistematizar os documentos e objetos de real valor relativos principalmente à vida religiosa do Estado, os quais correm sérios riscos de se desviarem ou desaparecerem.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Mitra Metropolitana de Florianópolis (Arquidiocese de Florianópolis)

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Livros de registro de batismo, casamento, e óbito. Pastas contendo documentos de padres, paróquias, congregações, eventos e etc.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Condição de acesso e uso

Consulta aberta ao público.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução digital, emissão de certidões de batismo, casamento e óbito.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SCAHESC

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Bibliografia e outras fontes utilizadas

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua Esteves Júnior, 447 - Centro
Florianópolis, Santa Catarina
BR 88.015-130