Arquivo Histórico Eclesiástico de Santa Catarina

Área de identificação

Identificador

SCAHESC

Forma autorizada do nome

Arquivo Histórico Eclesiástico de Santa Catarina

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Religioso

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Esteves Júnior, 447 - Centro

Localidade

Florianópolis

Região

Santa Catarina

Nome do país

Brasil

CEP

88.015-130

Telefone

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

Por um decreto datado de 25 de novembro de 1949, Dom Joaquim Domingues de Oliveira criava o Arquivo Histórico Eclesiástico de Santa Catarina. Tem como principais objetivos reunir, catalogar e sistematizar os documentos e objetos de real valor relativos principalmente à vida religiosa do Estado, os quais correm sérios riscos de se desviarem ou desaparecerem.

O arquivo está a cargo da Mitra Metropolitana de Florianópolis, sendo de competência do Arcebispo Metropolitano a delegação de poderes às pessoas de sua confiança para executarem os trabalhos necessários ao atendimento dos objetivos.

Quando da data de criação, a sede do arquivo era à Rua Arcipreste Paiva, na Catedral Metropolitana. Mais tarde, por volta de 1966, foi transferido para a Avenida Rio Branco, 154, e somente a partir de 1968 funciona nas dependências da Cúria Metropolitana, na Rua Esteves Júnior, 447.

Desde a fundação até hoje, o arquivo conseguiu reunir e preservar inúmeros documentos de inestimável valor para a história.

Anteriormente à Proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil, todos os registros de nascimentos, casamentos e óbitos eram feitos pela Igreja. Assim, somente no arquivo podem ser encontrados dados referentes a pessoas nascidas no atual território da Arquidiocese de Florianópolis, no período compreendido entre 1751 a 1889.
De todos os livros, o mais antigo é o de casamentos, da Paróquia Nossa Senhora do Desterro – Catedral Metropolitana, que iniciou em 1714. Já o mais antigo livro de registro de batismo desta mesma paróquia inicia em 1751.

Além desses livros, o acervo é integrado por inúmeros e valiosos documentos que contam a história da Igreja em Santa Catarina, principalmente a partir da criação do Bispado de Florianópolis que data de 1908.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Reunir, catalogar e sistematizar os documentos e objetos de real valor relativos principalmente à vida religiosa do Estado, os quais correm sérios riscos de se desviarem ou desaparecerem.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Mitra Metropolitana de Florianópolis (Arquidiocese de Florianópolis)

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Livros de registro de batismo, casamento, e óbito. Pastas contendo documentos de padres, paróquias, congregações, eventos e etc.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Condição de acesso e uso

Consulta aberta ao público.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução digital, emissão de certidões de batismo, casamento e óbito.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SCAHESC

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • África e escravizados negros (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua Esteves Júnior, 447 - Centro
Florianópolis, Santa Catarina
BR 88.015-130