Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria

Área de identificação

Identificador

RSAHMSM

Forma autorizada do nome

Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Appel, 900 - Centro Integrado de Cultura Evandro Behr - Nossa Senhora de Fátima

Localidade

Santa Maria

Região

Rio Grande do Sul

Nome do país

Brasil

CEP

97015-030

Telefone

55 55 3222-8300

Fax

Nota

Área de descrição

História

O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM) foi criado pelo Prefeito Vidal Castilho Dania, através da lei número 784 de 22 de dezembro de 1958, funcionando junto a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide e destinado a conservar todos os objetos e documentos relativos à história do município de Santa Maria. Sua sede foi o prédio do Theatro Treze de Maio até o ano de 1992.

Neste ano, o Prefeito Municipal Evandro Behr assinou a lei número 3568 de 16 de dezembro de 1992, onde o Arquivo Histórico passou a fazer parte da estrutura organizacional da Secretaria de Município da Cultura. A partir dessa data, o órgão começou a funcionar de forma desvinculada da Biblioteca e foram transferidos os documentos, jornais, revistas, folhetos, fotografias e fitas para integrar o acervo do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria.

Com base nesta lei, o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria passou a assumir as seguintes competências, definidas em seu artigo 2º: a proteção do patrimônio documental histórico; o levantamento e coleta dos documentos históricos arquivísticos; a guarda e conservação permanente dos documentos sendo vedada a sua distribuição parcial ou total; a organização dos documentos de acordo com as diretrizes oficiais que disciplinam a matéria; a disciplinação do acesso aos documentos; a descrição e divulgação de seu acervo, através de instrumentos próprios.

O período de 1995 a 1997 foi de parcerias para o Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, momento em que ações foram realizadas com o apoio fundamental de instituições de ensino superior do município (UNIFRA e UFSM).

A partir do 2º semestre de 1997 fixa residência na Casa de Cultura de Santa Maria, permanecendo neste local até maio de 2008, momento em que passa a ocupar a antiga sede da Secretária de Município da Cultura no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr. Foi também durante o ano de 2008 que a unidade de informação passou a contar com profissionais Arquivistas do quadro de carreira da Prefeitura Municipal e muitas outras benfeitorias foram realizadas, como a fundação da Associação dos Amigos do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, no dia 10 de agosto de 2010.

Outro marco fundamental da trajetória do AHMSM foi a criação do Sistema Municipal de Arquivos de Santa Maria (SIARQ-SM). O Decreto Executivo n. 120 de 18 de outubro de 2011, devidamente assinado pelo Prefeito Cezar Augusto Schirmer, institui o SIARQ-SM, responsável pela organização sistêmica das atividades de administração e proteção do patrimônio arquivístico de Santa Maria, na esfera da documentação pública.

O Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria, com mais de cinquenta anos de existência, constitui-se num importante local de memória do município, construída a partir dos documentos, jornais, fotografias, mapas e revistas que compõem o seu acervo para a pesquisa dos mais diferentes usuários.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Organizar, preservar e difundir as fontes que registram a memória de Santa Maria/RS e da região, bem como as coleções de interesse para a história local e regional. Oferece à comunidade santa-mariense e da região as seguintes atividades: pesquisa, visita orientada, aula prática e exposição temática.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Prefeitura Municipal de Santa Maria / Secretaria de Cultura.

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Acervo documental dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; acervo iconográfico; acervo bibliográfico; coleção de moedas; coleção do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Maria; hemeroteca; mapoteca; coleção de revistas.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Condição de acesso e uso

Reprodução fotográfica, digital e transcrição de originais.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

A pesquisa no acervo do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria é gratuita e pode ser agendada pelo telefone 55 3222-8300. O usuário precisa preencher no local uma ficha de cadastro e inteirar-se das orientações para a realização da pesquisa.

Serviços de reprodução

Reprodução fotográfica, digital e transcrição de originais.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RSAHMSM

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Bibliografia e outras fontes utilizadas

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua Appel, 900 - Centro Integrado de Cultura Evandro Behr - Nossa Senhora de Fátima
Santa Maria, Rio Grande do Sul
BR 97015-030