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Rua das Camélias, n.345 - Kobrasol
São José, Santa Catarina
BR 88102-480
Arquivo Público do Estado de Santa Catarina
Ano de Criação: 1960
Arquivo é um Órgão Normativo do Sistema de Gestão Documental, com a finalidade por meio da gestão, recolhimento, processamento técnico, preservação e divulgação dos documentos produzidos e acumulados pela administração pública e os recebidos por doação de entidades, pessoas físicas e jurídicas que compõe o patrimônio documental do Estado, como também contribuir para acesso à informação, o resgate da cidadania, da produção do conhecimento científico e cultural e da história de Santa Catarina.
Vinculação Administrativa:
Fundação Escola de Governo - ENA
O Arquivo Público abriga cerca de 2.500 metros lineares de documentos, o que corresponde, aproximadamente, a 130 mil códices/livros ou 6 milhões de folhas de registros, que estão organizados em mais de 200 conjuntos documentais.
Seu acervo retrata a história político-administrativa de Santa Catarina desde 1703 e evidencia as ações e relações estabelecidas pelo governo da Ilha de Santa Catarina com o poder régio ou poder central desde o período colonial, passando pela província dos tempos imperiais até meados do século XX do período republicano. De forma mais detalhada, a documentação explicita as peculiaridades da governança, a formação territorial, econômica e social nesse espaço.
Somam-se a esse patrimônio documental um acervo cartográfico de mais de 4 mil mapas, plantas e croquis, 9 mil imagens iconográficas, 700 materiais multimeios e uma Biblioteca de Apoio que acomoda mais de 5 mil volumes bibliográficos textuais, dentre eles obras raras datadas entre 1752 e 1959.
Esse acervo está disponível, gratuitamente, para consulta na sede do Arquivo Público.
De segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.
Reprodução eletrostática, fotográfica e transcrição de originais.
BR SCAPESC
Final
Parcial