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Rua Bernardo Ramos, n. 265 - Centro
Manaus, Amazonas
BR 69005-310
Arquivo Público do Estado do Amazonas
O órgão foi criado pelo artigo 29 do Decreto nº 184, de 19 de agosto de 1897, com o nome de “Arquivo Público”. O ato, assinado pelo Governado Fileto Pires Ferreira, dispõe que estaria vinculado à Diretoria de Estatística e que era destinado à “guarda e conservação de todos os papéis e mais documentos officiaes pertencentes ao Estado”.
Desde 1947, o Arquivo Público está localizado na rua Bernardo Ramos, em frente à Praça Dom Pedro 2º, lugar conhecido como Paço Municipal. Um prédio que pertence ao casario antigo do centro da cidade, formando a paisagem bucólica da Manaus que, um dia, viveu momentos de pura exuberância e poder econômico, idos da última metade do século 19 e início do século 20. Resultado dos lucros da exportação do látex, matéria-prima da borracha, retirado das florestas amazônicas.
O acervo do Arquivo Público guarda, atualmente, milhares de documentos oficiais da administração pública do Amazonas. “Quando a província do Amazonas foi criada, em 1856, o Amazonas começou a produzir grande quantidade de documentos oficiais exclusivos da nova província. Por isso, houve a necessidade de se criar um arquivo já na capital, Manau”, explica do bibliotecário Geraldo dos Anjos, pesquisador do Instituto Geográfico Histórico do Amazonas (IGHA).
No vasto acervo do Arquivo, é possível encontrar, por exemplo, todas as edições do Diário Oficial do Estado que já está em sua edição de número 35.532, representando mais de 97 anos de publicação diária. Outro exemplo de documentação rara são os registros da antiga Chefatura de Polícia. Também podemos encontrar toda a documentação relativa à obra de construção do Teatro Amazonas, inaugurado em 1896.
Além de documentos oficiais da administração público, o Arquivo tem obras antigas. Destaque para os 9 volumes escritos sobre as viagens do professor e exporador francês Henry Coudreau que percorreu vários rios da Amazônia retratando a vida dos ribeirinhos e índios. Ele morreu de malária, nas margens do rio Trombetas, em 1899, aos 40 anos.
Coleta, organização, armazenamento e recuperação dos documentos oriundos dos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual; Manutenção de um sistema atualizado de consulta à documentação administrativa e histórica do Estado.
Secretaria de Estado de Administração e Gestão - SEAD
Estrutura Organizacional De acordo com o Decreto Lei nº 37.811 de 24 de Abril de 2017
I – Órgãos Colegiados:
Comissão de Regime Disciplinar – CRD
Junta Médico-Pericial do Estado – JMPE
Comitê de Articulação Institucional – CAI
Grupo Integrado de Prevenção às Invasões em Áreas Públicas – GIPIAP
Comitê Técnico da Matriz Econômica Ambiental – CTMEA
II – Órgãos de Assistência e Assessoramento:
Gabinete
Assessorias
Consultoria Técnico-Administrativa – CTA
Coordenação de Auditoria de Sistemas – CAS
Secretaria Executiva
III – Órgãos de Atividades-Meio:
Departamento de Administração e Finanças – DAF;
Gerência de Planejamento, Orçamento e Finanças
Gerência de Apoio, Manutenção e Logística Setorial
Gerência do Complexo Administrativo
Gerência de Pessoal
Núcleo de Tecnologia da Informação.
IV – Órgãos de Atividades-Fim:
Secretaria Executiva Adjunta de Patrimônio e Gastos Públicos- SEAPG
Departamento de Gestão de Frotas – DGF:
Gerência de Frota
Gerência de Abastecimento de Combustíveis
Departamento de Acompanhamento dos Gastos Públicos – DAGP:
Gerência de Diárias e Passagens
Gerência de Telefonia Móvel Institucional
Departamento de Gestão do Patrimônio – DGPAT:
Gerência do Controle do Patrimônio Mobiliário
Gerencia do Controle do Patrimônio Imobiliário
Secretaria Executiva Adjunta de Gestão de Pessoas – SEAGP
Departamento de Gestão de Pessoas – DGP:
Gerência de Benefícios dos Servidores
Gerência de Registro de Dados
Gerência de Histórico de Pessoal
Gerência de Folha de Pagamento
Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – DDP:
Gerência de Diagnóstico e Planejamento
Gerência de Programa de Desenvolvimento
Gerência de Bem-Estar do Servidor
Arquivo Geral do Estado
V – Entidades Vinculadas para fins de supervisão:
Fundação Fundo Previdenciário do Estado do Amazonas – AMAZONPREV
Comissão Geral de Licitação do Poder Executivo – CGL
De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00
Há restrição de acesso aos documentos em fase de organização
Reprodução eletrostática e fotográfica
BR AMAPEA
Final
Completo