Arquivo Público do Estado do Ceará

Área de identificação

Identificador

CEAPEC

Forma autorizada do nome

Arquivo Público do Estado do Ceará

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

  • APEC

Tipo

Área de contato

 

Márcio de Souza Porto Contato principal

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Senador Alencar n.: 348 - Centro

Localidade

Fortaleza

Região

Ceará

Nome do país

Brasil

CEP

60030-050

Telefone

55 85 3101-2614 / 2615

Fax

55 85 3101-2615

Nota

Área de descrição

História

O Arquivo Público do Estado do Ceará foi criado em 6 de setembro de 1916, como órgão vinculado à Biblioteca Pública. A partir de 1921, fez parte da Secretaria do Interior e Justiça. Em 1968, vinculou-se definitivamente à Secretaria da Cultura do Estado, e desde sua fundação esteve sediado em vários prédios antes de instalar-se, em 1993, na sede atual.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

O Arquivo Público foi criado com a finalidade de recolher, conservar e organizar os documentos oriundos da administração da antiga Capitania, Província e atual Estado do Ceará. Seu acervo é composto de correspondências, processos, relatórios, censos, certidões, inventários, mapas, plantas e diversos outros documentos, provenientes dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário (Extra-Judiciário) e, também, de particulares, desde o século XVII.

Prédios

O prédio que abriga hoje o Arquivo Público foi construído em 1880 pela família Fernandes Vieira. O Solar dos Fernandes é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19 sacadas no pavimento superior, que foi recuperado pela Secretaria da Cultura do Estado.

Acervo

A diversidade de documentos e a pluralidade de temas e objetos da história local e nacional nos fazem pensar quão importante é a democratização desse acervo para a história brasileira. Entre os documentos existentes em seu acervo destacam-se: cópia do Diário da expedição de Matias Beck ao Ceará no século XVII; registros de Datas de Sesmarias do século XVII ao XIX; inventários de vultos da história cearense, como o Coronel Tristão Gonçalves de Alencar Araripe; documentação das Câmaras Municipais e da Guarda Nacional.
Há também documentos de natureza particular, como é o caso do Acervo da Firma Boris Frères, que retrata a dinâmica das atividades econômicas do Ceará da segunda metade do século XIX a meados do século XX, e do Acervo Virgílio Távora, composto de variada documentação oficial e particular pertencente ao político que governou o Ceará de 1963 a 1966 e de 1979 a 1982.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Levantamento dos índices de 2008-2009 do Arquivo Público do Estado do Ceará
http://www.secult.ce.gov.br/index.php/equipamentos-culturais/arquivo-publico/43484
Índices de arquivos digitalizados
http://www.secult.ce.gov.br/images/Documentos/Noticias/indice%20unificado1.pdf

Área de acesso

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30 às 17h.

Condição de acesso e uso

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Emite certidões de documentos cartoriais e transcrições paleográficas de documentação histórica e monta exposições temáticas.
Promove visitas pedagógicas para alunos da rede pública e de universidades. As visitas, que devem ser agendadas antecipadamente, são monitoradas por técnicos do Arquivo.
Realiza assessoria e consultoria nas áreas de gestão documental, tabela de temporalidade e elaboração de projetos.

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da instituição

CEAPEC

Regras ou convenções utilizadas

Status

Versão preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Memórias Reveladas (Thematic area)

Contato principal

Rua Senador Alencar n.: 348 - Centro
Fortaleza, Ceará
BR 60030-050