Arquivo Público do Estado do Ceará

Zone d'identification

Identifiant

CEAPEC

Forme autorisée du nom

Arquivo Público do Estado do Ceará

forme(s) parallèle(s) du nom

Autre(s) forme(s) du nom

Type

  • Provincial/d'État

Zone du contact

Type

Adresse

Adresse physique

Rua Senador Alencar, Nº 348 - Centro

Localité

Fortaleza

Région

Ceará

Nom du pays

Brésil

Code postal

60030-050

Téléphone

55 85 3101-2615

Fax

Courriel

Zone de description

Historique

O Arquivo Público do Estado do Ceará foi criado em 6 de setembro de 1916, como órgão vinculado à Biblioteca Pública. A partir de 1921, fez parte da Secretaria do Interior e Justiça. Em 1968, vinculou-se definitivamente à Secretaria da Cultura do Estado, e desde sua fundação esteve sediado em vários prédios antes de instalar-se, em 1993, na sede atual. O prédio que abriga hoje o Arquivo Público foi construído em 1880 pela família Fernandes Vieira. O Solar dos Fernandes é um casarão em estilo neoclássico, característico do século XIX, com 15 janelões no térreo e 19 sacadas no pavimento superior, que foi recuperado pela Secretaria da Cultura do Estado.
A diversidade de documentos e a pluralidade de temas e objetos da história local e nacional nos fazem pensar quão importante é a democratização desse acervo para a história brasileira. Entre os documentos existentes em seu acervo destacam-se: cópia do Diário da expedição de Matias Beck ao Ceará no século XVII; registros de Datas de Sesmarias do século XVII ao XIX; inventários de vultos da história cearense, como o Coronel Tristão Gonçalves de Alencar Araripe; documentação das Câmaras Municipais e da Guarda Nacional.

Há também documentos de natureza particular, como é o caso do Acervo da Firma Boris Frères, que retrata a dinâmica das atividades econômicas do Ceará da segunda metade do século XIX a meados do século XX, e do Acervo Virgílio Távora, composto de variada documentação oficial e particular pertencente ao político que governou o Ceará de 1963 a 1966 e de 1979 a 1982.

Através de uma política de modernização, elaborada de acordo com o novo Regimento, procura o Arquivo Público responder com eficácia aos desafios da modernidade que se lhe defronta, mantendo-se, porém, fiel ao passado cheio de tradições e glórias do povo cearense. Por meio da reorganização de sua vasta documentação, da preservação e informatização de seu acervo, procura o Arquivo Público garantir acesso ao expressivo número de professores, pesquisadores, estudantes e do público em geral.

Contexte géographique et culturel

Textes de référence

Coletar, conservar e difundir a documentação de caráter permanente produzida pela administração pública nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como por instituições públicas e privadas consideradas de interesse público e social, visando preservar a história e memória do Estado.

Structure administrative

Vinculação Administrativa:
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

Gestion des archives courantes et intermédiaires et politiques de collecte

Bâtiments

Fonds

O acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará é composto de documentos do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo do Estado do Ceará, compreendendo os períodos colonial, imperial e republicano. Além de documentos das Câmaras municipais do Ceará, dos séculos XVIII e XIX, Guarda Nacional no século XIX, Instrução Pública da Província do Ceará ( Século XIX), Secretaria do Interior e Justiça do Estado do Ceará(Séculos XIX e XX), Ministério: Agricultura, Comércio e Obras Públicas, dos Negócios Estrangeiros, das Relações Exteriores, dos Negócios da Fazenda, da Guerra, Ministério do Império, dos Negócios da Justiça, da Marinha, Secretaria de Polícia da Província do Ceará (século XIX).

Instruments de recherche, guides et publications

Zone de l'accès

Heures d'ouverture

De segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30.

Conditions d'accès et d'utilisation

Há restrição de acesso aos documentos em fase de organização, necessidade de autorização.

Accessibilité

Zone des services offerts

Services d'aide à la recherche

Services de reproduction

Reprodução fotográfica, digital e transcrição de originais.

Espaces publics

Zone du contrôle

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

BR CEAPEC

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Final

Niveau de détail

Complet

Dates de production, de révision et de suppression

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Notes de maintenance

Mots-clés

Points d'accès

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • África e escravizados negros (Thematic area)
  • MOW Regional (Thematic area)
  • Bicentenário da Independência do Brasil, 1822-2022 (Thematic area)
  • Presse-papier

Contact principal

Rua Senador Alencar, Nº 348 - Centro
Fortaleza, Ceará
BR 60030-050