Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Área de identificação

Identificador

ESAPEES

Forma autorizada do nome

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Publico do Executivo Estadual

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Sete de Setembro, Ed. Getúlio Rezende, 414 - Centro

Localidade

Vitória

Região

Espírito Santo

Nome do país

Brasil

CEP

29.001-970

Telefone

55 27 3636-6100 / 6106

Fax

55 27 3636-6106

E-mail

Área de descrição

Histórico

Criado em 1908, com o nome de "Archivo Público Espírito-Santense", em 18 de Julho, pelo decreto n.135 do presidente do Estado, Jerônimo Monteiro, como um anexo à Biblioteca Pública.
Em 02 de dezembro a repartição foi regulamentada pela lei n.559, como dependente da Secretaria Geral do Governo. O acervo existente e a ser recolhido ficou dividido em quatro ordens: 1ª Legislativa e Administrativa; 2ª Judiciária; 3ª História e Geografia e 4ª Literária e Artística.

Conforme o livro de atas de inaugurações ocorridas na administração estadual de 1908 a 1912, o "Archivo Público Espírito-Santense" foi instalado em um dos Salões do Palácio do Governo. Pelo decreto nº 583, de 05 de Março de 1910, o Presidente do Estado regulamenta os diversos ramos da administração do Estado. Por este ato o Arquivo Público passa a funcionar na Diretoria do Interior e Justiça, junto com a Biblioteca Pública.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo conta com aproximadamente 11 fundos documentais, de valor permanente, sendo estes preservados em caráter definitivo, em função do seu valor probatório ou informativo. A maior parte da documentação é oriunda do Poder Executivo ou de instituições a ele vinculadas.
Além das atribuições legais de recolher, tratar, preservar e divulgar a documentação pública do Executivo, o Arquivo Público do Espírito Santo, recebeu conjuntos de documentos produzidos por diversas pessoas, em decorrência de suas atividades intelectuais, possuindo uma relação orgânica perceptível através de processo de acumulação. Esses recolhimentos são frutos de doações familiares.
O acervo de origem privada é composto por 4 fundos documentais, nas quais constam arquivos pessoais de um ex-governador, um político, uma historiadora e um desembargador.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira das 10h às 17:30h

Condição de acesso e uso

Alguns dos pertences do consulente como mochilas, bolsas, malas, pastas, etc., serão deixados no guarda-volumes junto à recepção.

Não é permitida a utilização de aparelhos sonoros, celulares (somente em modo vibra-call), canetas, dentre outros objetos que possam oferecer riscos aos documentos ou comprometer o silêncio no local. Para a utilização de qualquer mecanismo eletrônico, (pen drive, scanner, notebooks tablets etc) o consulente deverá solicitar junto ao Coaten permissão de manuseio. Também é proibido fumar, ingerir alimentos ou bebidas no espaço destinado à consulta. Para manusear os documentos é fornecido, quando necessário, um par de luvas e máscaras descartáveis. As eventuais fotografias serão feitas sem o uso de qualquer tipo de flash.
Visita em grupo
A visita em grupo deverá ser previamente agendada via telefone (27) 3636-6129 ou e-mail coaten@ape.es.gov.br. O roteiro contempla visita à sala de consulta com acesso aos instrumentos de pesquisa, microfilmes, biblioteca e mapoteca. Outras normas específicas de atendimento, pesquisa ao acervo, procedimentos, dúvidas e demais informações deverão ser consultadas junto aos servidores da Coaten.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução eletrostática, fotográfica, digital, videográfica e transcrição de originais.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR ESAPEES

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • África e escravizados negros (Thematic area)
  • MOW Regional (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua Sete de Setembro,
Ed. Getúlio Rezende, 414 - Centro
Vitória, Espírito Santo
BR 29.001-970