Arquivo Público do Estado do Paraná

Área de identificação

Identificador

PRAPPR

Forma autorizada do nome

Arquivo Público do Estado do Paraná

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

  • Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná

Tipo

  • Publico do Executivo Estadual

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua dos Funcionários n. 1.796 Cabral

Localidade

Curitiba

Região

Paraná

Nome do país

Brasil

CEP

80.035-050

Telefone

55 41 3352-2299

Fax

55 41 3252-1728

E-mail

Área de descrição

Histórico

O Arquivo Público do Paraná foi criado pela Lei n.º 33, sancionada pelo 1º Presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos, em 7 de abril de 1855. Denominado "Archivo Publico Paranaense", tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná. Funcionou por todo o período provincial (1855-1889) junto ao Palácio da Presidência , onde foi instalada a Secretaria do Governo Provincial.
Transformações político-econômicas ao longo do tempo ampliaram a máquina administrativa e consolidaram a burocracia estatal. Consequentemente, cresceu o volume da documentação produzida e recebida pelo poder público, ampliando as funções do Arquivo.
No âmbito administrativo, desde a sua criação, o Arquivo Público do Paraná recebeu diferentes denominações e pertenceu a diversas secretarias.
Em 1909, estava subordinado à Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública e recebeu a denominação de "Repartição de Estatística e Arquivo Público do Paraná", em razão de ter anexado às suas funções o Serviço de Estatística do Estado.
Sob a Lei nº 6.636, de 29 de novembro de 1974, passou a denominar-se Departamento de Arquivo e Microfilmagem – DAMI, centralizando todo o serviço de produção e reprodução micrográfica da Administração Pública.
Desde 1987, sob a Lei nº 8.485, de 3 de junho, denomina-se Departamento Estadual de Arquivo Público – DEAP, subordinando-se à Secretaria de Estado da Administração, hoje Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
Sua primeira sede foi na Rua XV de Novembro. A segunda na Avenida Mal. Floriano Peixoto. Em terreno da Rua dos Funcionários foram edificadas e adaptadas sedes em 1960, 1978 e 2001.

Hoje, além de reunir a documentação referente à memória do poder público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado. Por meio da organização, guarda e conservação dos documentos gerados pelo Poder Executivo, promove o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Promover a gestão, guarda, preservaçao, transfência, recolhimento de documentos no âmbito do Poder Executivo Estadual e dar acesso ao público dos documentos de caráter permanente.

Estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Documentos públicos e privados nos suportes textual, micrográfico, sonoro, digital e fotográfico.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda-feira a sexta-feira, 09h às 12h e 13h30 às 17h30.

Condição de acesso e uso

Há restrição de acesso aos documentos em fase de organização

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Pesquisa em Diário Oficial do Estado
A Biblioteca do APPR mantém as seguintes coleções que podem ser consultadas no local: Diários Oficiais do Executivo desde 1912 à 200;
São permitidas fotocópias.
O Serviço de Biblioteca atende desde que se indique a data de publicação. Também é possível solicitar o envio de cópias por correio.

Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná
portal da transparência
Parceria
Memórias Relevadas
Solicitação de Emissão de Documentos

Trabalhador Rural:
Para obter informações para fins de comprovação de tempo de serviço até 1965 junto ao INSS prestados como Trabalhador Rural - preencher o formulário e aguardar recebimento de correspondência, ou procure o Balcão de Atendimento do DEAP.
Para períodos posteriores a 1965, consultar o INCRA.

Serviços de reprodução

De acordo com a política de preservação do acervo adotada pela Instituição, não são permitidas cópias eletrostáticas (fotocópias) da documentação produzida há mais de dez anos, exceto reprodução de Diários Oficiais do Estado.

O Setor de Acesso à Informação (SAI), presta serviço de digitalização de documentos históricos, podendo ser enviado por e-mail ou reproduzido em dispositivos externos, tais como, pen drive, HD, CD ou DVD.

O próprio interessado pode fotografar o que lhe interessa, vetando-se, no entanto, o uso de flash.
Para documentos de valor probatório, tal como registro de entrada de estrangeiros e registro de terras, o Arquivo Público fornece certidões autenticadas.

Os serviços prestados estão em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR PRAPPR

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • África e escravizados negros (Thematic area)
  • MOW Regional (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua dos Funcionários n. 1.796 Cabral
Curitiba, Paraná
BR 80.035-050