Arquivo Público do Estado do Paraná

Área de identidad

Identificador

PRAPPR

Forma autorizada del nombre

Arquivo Público do Estado do Paraná

Forma(s) paralela(s) de nombre

Otra(s) forma(s) de nombre

  • Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná

Tipo

Área de contacto

Tipo

Dirección

Dirección (calle)

Rua dos Funcionários n. 1.796 Cabral

Localidad

Curitiba

Región

Paraná

Nombre del país

Brasil

Código postal

80.035-050

Teléfono

55 41 3352-2299

Fax

55 41 3252-1728

Notas

Área de descripción

Historia

O Arquivo Público do Paraná foi criado pela Lei n.º 33, sancionada pelo 1º Presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos, em 7 de abril de 1855. Denominado "Archivo Publico Paranaense", tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná. Funcionou por todo o período provincial (1855-1889) junto ao Palácio da Presidência , onde foi instalada a Secretaria do Governo Provincial.
Transformações político-econômicas ao longo do tempo ampliaram a máquina administrativa e consolidaram a burocracia estatal. Consequentemente, cresceu o volume da documentação produzida e recebida pelo poder público, ampliando as funções do Arquivo.
No âmbito administrativo, desde a sua criação, o Arquivo Público do Paraná recebeu diferentes denominações e pertenceu a diversas secretarias.
Em 1909, estava subordinado à Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública e recebeu a denominação de "Repartição de Estatística e Arquivo Público do Paraná", em razão de ter anexado às suas funções o Serviço de Estatística do Estado.
Sob a Lei nº 6.636, de 29 de novembro de 1974, passou a denominar-se Departamento de Arquivo e Microfilmagem – DAMI, centralizando todo o serviço de produção e reprodução micrográfica da Administração Pública.
Desde 1987, sob a Lei nº 8.485, de 3 de junho, denomina-se Departamento Estadual de Arquivo Público – DEAP, subordinando-se à Secretaria de Estado da Administração, hoje Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
Sua primeira sede foi na Rua XV de Novembro. A segunda na Avenida Mal. Floriano Peixoto. Em terreno da Rua dos Funcionários foram edificadas e adaptadas sedes em 1960, 1978 e 2001.

Hoje, além de reunir a documentação referente à memória do poder público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado. Por meio da organização, guarda e conservação dos documentos gerados pelo Poder Executivo, promove o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão.

Contexto geográfico y cultural

Mandatos/Fuentes de autoridad

Promover a gestão, guarda, preservaçao, transfência, recolhimento de documentos no âmbito do Poder Executivo Estadual e dar acesso ao público dos documentos de caráter permanente.

Estructura administrativa

Administración de registros y políticas de recolección

Edificios

Fondos

Documentos públicos e privados nos suportes textual, micrográfico, sonoro, digital e fotográfico.

Instrumentos de descripción, guías y publicaciones

Área de acceso

Horario de apertura

De segunda-feira a sexta-feira, 09h às 12h e 13h30 às 17h30.

Condiciones de acceso y requisitos

Há restrição de acesso aos documentos em fase de organização

Accesibilidad

Área de servicios

Servicios para la investigación

Pesquisa em Diário Oficial do Estado
A Biblioteca do APPR mantém as seguintes coleções que podem ser consultadas no local: Diários Oficiais do Executivo desde 1912 à 200;
São permitidas fotocópias.
O Serviço de Biblioteca atende desde que se indique a data de publicação. Também é possível solicitar o envio de cópias por correio.

Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná
portal da transparência
Parceria
Memórias Relevadas
Solicitação de Emissão de Documentos

Trabalhador Rural:
Para obter informações para fins de comprovação de tempo de serviço até 1965 junto ao INSS prestados como Trabalhador Rural - preencher o formulário e aguardar recebimento de correspondência, ou procure o Balcão de Atendimento do DEAP.
Para períodos posteriores a 1965, consultar o INCRA.

Servicios de reproducción

De acordo com a política de preservação do acervo adotada pela Instituição, não são permitidas cópias eletrostáticas (fotocópias) da documentação produzida há mais de dez anos, exceto reprodução de Diários Oficiais do Estado.

O Setor de Acesso à Informação (SAI), presta serviço de digitalização de documentos históricos, podendo ser enviado por e-mail ou reproduzido em dispositivos externos, tais como, pen drive, HD, CD ou DVD.

O próprio interessado pode fotografar o que lhe interessa, vetando-se, no entanto, o uso de flash.
Para documentos de valor probatório, tal como registro de entrada de estrangeiros e registro de terras, o Arquivo Público fornece certidões autenticadas.

Os serviços prestados estão em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011.

Áreas públicas

Área de control

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR PRAPPR

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación, revisión o eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Notas de mantención

Puntos de acceso

Puntos de acceso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • Portapapeles

Contacto principal

Rua dos Funcionários n. 1.796 Cabral
Curitiba, Paraná
BR 80.035-050