Arquivo Público do Estado do Paraná

Zone d'identification

Identifiant

PRAPPR

Forme autorisée du nom

Arquivo Público do Estado do Paraná

Forme(s) parallèle(s) du nom

Autre(s) forme(s) du nom

  • Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná

Type

Zone du contact

Type

Adresse

Adresse physique

Rua dos Funcionários n. 1.796 Cabral

Localité

Curitiba

Région

Paraná

Nom du pays

Brésil

Code postal

80.035-050

Téléphone

55 41 3352-2299

Fax

55 41 3252-1728

Note

Zone de description

Historique

O Arquivo Público do Paraná foi criado pela Lei n.º 33, sancionada pelo 1º Presidente da Província do Paraná, Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos, em 7 de abril de 1855. Denominado "Archivo Publico Paranaense", tinha como finalidade reunir a memória impressa e manuscrita sobre a história e geografia do Paraná. Funcionou por todo o período provincial (1855-1889) junto ao Palácio da Presidência , onde foi instalada a Secretaria do Governo Provincial.
Transformações político-econômicas ao longo do tempo ampliaram a máquina administrativa e consolidaram a burocracia estatal. Consequentemente, cresceu o volume da documentação produzida e recebida pelo poder público, ampliando as funções do Arquivo.
No âmbito administrativo, desde a sua criação, o Arquivo Público do Paraná recebeu diferentes denominações e pertenceu a diversas secretarias.
Em 1909, estava subordinado à Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública e recebeu a denominação de "Repartição de Estatística e Arquivo Público do Paraná", em razão de ter anexado às suas funções o Serviço de Estatística do Estado.
Sob a Lei nº 6.636, de 29 de novembro de 1974, passou a denominar-se Departamento de Arquivo e Microfilmagem – DAMI, centralizando todo o serviço de produção e reprodução micrográfica da Administração Pública.
Desde 1987, sob a Lei nº 8.485, de 3 de junho, denomina-se Departamento Estadual de Arquivo Público – DEAP, subordinando-se à Secretaria de Estado da Administração, hoje Secretaria de Estado da Administração e da Previdência.
Sua primeira sede foi na Rua XV de Novembro. A segunda na Avenida Mal. Floriano Peixoto. Em terreno da Rua dos Funcionários foram edificadas e adaptadas sedes em 1960, 1978 e 2001.

Hoje, além de reunir a documentação referente à memória do poder público, tem a responsabilidade de executar a administração da política relativa ao patrimônio documental do Estado. Por meio da organização, guarda e conservação dos documentos gerados pelo Poder Executivo, promove o acesso rápido e seguro às informações de interesse da administração pública e do cidadão.

Contexte géographique et culturel

Textes de référence

Promover a gestão, guarda, preservaçao, transfência, recolhimento de documentos no âmbito do Poder Executivo Estadual e dar acesso ao público dos documentos de caráter permanente.

Structure administrative

Gestion des archives courantes et intermédiaires et politiques de collecte

Bâtiments

Fonds

Documentos públicos e privados nos suportes textual, micrográfico, sonoro, digital e fotográfico.

Instruments de recherche, guides et publications

Zone de l'accès

Heures d'ouverture

De segunda-feira a sexta-feira, 09h às 12h e 13h30 às 17h30.

Conditions d'accès et d'utilisation

Há restrição de acesso aos documentos em fase de organização

Accessibilité

Zone des services offerts

Services d'aide à la recherche

Pesquisa em Diário Oficial do Estado
A Biblioteca do APPR mantém as seguintes coleções que podem ser consultadas no local: Diários Oficiais do Executivo desde 1912 à 200;
São permitidas fotocópias.
O Serviço de Biblioteca atende desde que se indique a data de publicação. Também é possível solicitar o envio de cópias por correio.

Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná
portal da transparência
Parceria
Memórias Relevadas
Solicitação de Emissão de Documentos

Trabalhador Rural:
Para obter informações para fins de comprovação de tempo de serviço até 1965 junto ao INSS prestados como Trabalhador Rural - preencher o formulário e aguardar recebimento de correspondência, ou procure o Balcão de Atendimento do DEAP.
Para períodos posteriores a 1965, consultar o INCRA.

Services de reproduction

De acordo com a política de preservação do acervo adotada pela Instituição, não são permitidas cópias eletrostáticas (fotocópias) da documentação produzida há mais de dez anos, exceto reprodução de Diários Oficiais do Estado.

O Setor de Acesso à Informação (SAI), presta serviço de digitalização de documentos históricos, podendo ser enviado por e-mail ou reproduzido em dispositivos externos, tais como, pen drive, HD, CD ou DVD.

O próprio interessado pode fotografar o que lhe interessa, vetando-se, no entanto, o uso de flash.
Para documentos de valor probatório, tal como registro de entrada de estrangeiros e registro de terras, o Arquivo Público fornece certidões autenticadas.

Os serviços prestados estão em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, Lei nº 12.527/2011.

Espaces publics

Zone du contrôle

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

BR PRAPPR

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Final

Niveau de détail

Moyen

Dates de production, de révision et de suppression

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

Notes relatives à la mise à jour de la notice

Mots-clés

Points d'accès

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • Presse-papier

Contact principal

Rua dos Funcionários n. 1.796 Cabral
Curitiba, Paraná
BR 80.035-050