Arquivo Público Municipal de Divinópolis

Área de identificação

Identificador

MGAPMD

Forma autorizada do nome

Arquivo Público Municipal de Divinópolis

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Av. Sete de Setembro, nº 1148 - Centro

Localidade

Divinópolis

Região

Minas Gerais

Nome do país

Brasil

CEP

35500-011

Telefone

55 37 3222.5508 / Ramal 23

Fax

E-mail

URL

Nota

Área de descrição

História

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Ao Arquivo Público Municipal de Divinópolis, compete resgatar, proteger, restaurar, ordenar, classificar e divulgar os documentos relacionados respeito à gestão e ao patrimônio histórico e cultural do Município de Divinópolis e resguardar a memória das Administrações do Município, do cidadão e da cidade.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa:
Prefeitura Municipal de Divinópolis

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O acervo do Arquivo Público se caracteriza por:

1 - ACERVO DOCUMENTAL, sendo eles:

  1. Coleção Livros Cartoriais (1834-1922) – A Coleção é constituída por documentos textuais em papel, típicos às atividades de registro cartoriais. Dimensões do acervo: 1,20 metro linear (53 itens documentais textuais), Órgão produtor: Diversos Contém as séries: Livros de escrituras e notas; Livros de procurações; Livros de audiência e protocolo; Livros de assentos e batizados, casamentos e óbitos; Livros de juramento; Livro de rol de culpados; Livros de registros eleitorais; Documentos avulsos. Organização: Formato JPG - preservando-se os originais.

    1. CÂMARA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS (CM), Dimensões do acervo: 0,90 metro linear (25 itens documentais textuais), Órgão produtor: Câmara Municipal de Divinópolis Contém as séries: Livros de atas; Livros de registro; Legislação, Movimentação financeira; Livros de caixa; Balanços Organização: Formato JPG - preservando-se os originais.
  2. FUNDO JUNTA DE ALISTAMENTO MILITAR (JSM - 1917-1964), Dimensões do acervo: 0,20 metro linear (32 itens documentais textuais) Órgão produtor: Junta de Alistamento Militar. Contém as séries: Atas de reuniões; Termo de posse; certificados de reservistas; documentos avulsos.

  3. EVENTOS DIVERSOS: (ED) coleção cartazes, convites, folders, panfletos e prospectos de eventos diversos. ED.CA - Série Cartazes; ED.CA – Série Convites; ED.CA – Série Folders; ED.CA – Série Panfletos; ED.CA – Série Prospectos 5. FUNDO GABINETE DO PREFEITO (GP) / GP.OE – Série Ofícios Expedidos; GP.OR – Série Ofícios Recebidos; GP.TE – Série Telegramas; GP.LE – Série Legislação.

  4. FUNDO DOCUMENTOS FAZENDÁRIOS (DF) / DF.AP – Série apólices; DF.NF – Série Notas fiscais avulsas; DF.OP – Série Ordens de pagamento; DF.NE – Série Notas de empenho. DF.RE – Série Requerimentos; DF.PO – Série Portarias; DF.DC – Série Documentos Contábeis; DF.GU – Série Guias

  5. FUNDO EDUCAÇÃO (ED) / ED.AT – Série atas (termo de abertura, termo de instalação); ED.LI– Série listas de professores, alunos e escolas; ED.RE – Série Relatórios.

8 – MISCELÂNEAS DIVERSAS (documentos avulsos diversos)

2 - ACERVO FOTOGRÁFICO: que retrata a evolução da cidade desde sua emancipação e demais documentos históricos da administração pública municipal. Inventariados e digitalizados. Informações Gerais: O acervo fotográfico constitui-se de diversos exemplares de fotografias e negativos, versando os mais variados temas, relacionadas à história local, seu desenvolvimento e de personalidades que engrandeceram este município. Este acervo representa a concretização de mais uma etapa na preservação da memória local. O processamento técnico de organização já foi concluído e se encontra a disposição, com objetivo fornecer acesso aos pesquisadores. Datas-limites: Variáveis / Organização: Formato JPG - preservando-se o original.

3 - ACERVO JORNALÍSTICO: 1,21 metro linear (413 itens documentais / textuais com 147 títulos). Diversos órgãos da Imprensa de Divinópolis. Informações Gerais: O acervo jornalístico até 2012, apesar de possuir lacunas, foram recuperados e preservados, por representar um período significativo da história do município, onde se encontram organizados em pacotes, ordenados alfabeticamente e em ordem cronológica, sendo possível à pesquisa pelo item documental, ou seja, através do título, buscando-se datas. Ao encontrar um determinado título de interesse o consulente pode acessá-lo no formato PDF, através do Banco de Dados / SIAP (Sistema de Arquivamento Público). Datas-limites: 1911 – 2012. Organização: O acervo jornalístico se encontra no formato PDF/DIGITAL e o alguns exemplares em original (apesar de possuir lacunas) e em ordem cronológica e encardenados.

4 - ACERVO MATÉRIAS ESPECIAIS: Fitas em VHS, Slides, Disquetes, Discos em vinil, CD’s, cartográficos e outros que descrevem aspectos da cidade. 5. BIBLIOTECA DE APOIO A PESQUISA: que objetiva fornecer subsídios a pesquisadores e interessados sobre a história local e conta com 395 exemplares, dentre os quais se destacam as Coleções Divinopolitana, Mineiriana e Brasiliana, além de pastas com recortes de jornais referentes a Divinópolis; hemeroteca com recorte de jornais com notícias referentes aos acontecimentos da cidade, que servem de motivo de pesquisa. BANCO DE DADOS - SIAP: Sistema de controle dos acervos que já se encontram digitalizados e no formato PDF. Assim, se obtém com facilidade na busca dessas imagens. Serve de consulta e busca dos acervos. WINISIS: Sistema de controle bibliográfico como livros, jornais, revistas, etc. onde são controlados o acervo da biblioteca e dos materiais especiais. Serve de consulta e busca dos acervos.

Todos respectivos ACERVOS possui seus INVENTÁRIOS, baseados na Norma Brasileira de Descrição Arquívista (NOBRADE) publicada pelo Arquivo Nacional, originada na Norma Geral Internacional de Descrição Arquivísitca - ISAD (G), por sua vez elaborada pelo Conselho Internacional de Arquivos. A adoção dos itens descritivos sugeridos pela NOBRADE garante a não redundância de informações. Foram incluídos, ao final de cada inventários, vários índices dos documentos agrupados por nível de descrição e ordenados cronologicamente. Por tratar-se de inventários sumários, apenas em alguns dos índices de itens documentais é possível a pesquisa por nome ou temas. Os pontos de acesso em algumas séries são, portanto, através do tipo documental, buscando-se datas. Ao encontrar um item documental de interesse o consulente requisitá-lo informando o seu código de referência.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Portal da Memória do Centro Oeste Mineiro - EmRedes http://www.emredes.org.br/mostrafundo.php?id=103

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Condição de acesso e uso

Consulta aberta ao público.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução eletrostática e fotográfica.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR MGAPMD

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Av. Sete de Setembro, nº 1148 - Centro
Divinópolis, Minas Gerais
BR 35500-011