Arquivo Público Municipal de Divinópolis

Área de identidad

Identificador

MGAPMD

Forma autorizada del nombre

Arquivo Público Municipal de Divinópolis

Forma(s) paralela(s) de nombre

Otra(s) forma(s) de nombre

Tipo

  • Municipal

Área de contacto

Tipo

Dirección

Dirección (calle)

Av. Sete de Setembro, nº 1148 - Centro

Localidad

Divinópolis

Región

Minas Gerais

Nombre del país

Brasil

Código postal

35500-011

Teléfono

55 37 3222.5508 / Ramal 23

Fax

Correo electrónico

URL

Notas

Área de descripción

Historia

Contexto geográfico y cultural

Mandatos/Fuentes de autoridad

Ao Arquivo Público Municipal de Divinópolis, compete resgatar, proteger, restaurar, ordenar, classificar e divulgar os documentos relacionados respeito à gestão e ao patrimônio histórico e cultural do Município de Divinópolis e resguardar a memória das Administrações do Município, do cidadão e da cidade.

Estructura administrativa

Vinculação Administrativa:
Prefeitura Municipal de Divinópolis

Administración de registros y políticas de recolección

Edificios

Fondos

O acervo do Arquivo Público se caracteriza por:

1 - ACERVO DOCUMENTAL, sendo eles:

  1. Coleção Livros Cartoriais (1834-1922) – A Coleção é constituída por documentos textuais em papel, típicos às atividades de registro cartoriais. Dimensões do acervo: 1,20 metro linear (53 itens documentais textuais), Órgão produtor: Diversos Contém as séries: Livros de escrituras e notas; Livros de procurações; Livros de audiência e protocolo; Livros de assentos e batizados, casamentos e óbitos; Livros de juramento; Livro de rol de culpados; Livros de registros eleitorais; Documentos avulsos. Organização: Formato JPG - preservando-se os originais.

    1. CÂMARA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS (CM), Dimensões do acervo: 0,90 metro linear (25 itens documentais textuais), Órgão produtor: Câmara Municipal de Divinópolis Contém as séries: Livros de atas; Livros de registro; Legislação, Movimentação financeira; Livros de caixa; Balanços Organização: Formato JPG - preservando-se os originais.
  2. FUNDO JUNTA DE ALISTAMENTO MILITAR (JSM - 1917-1964), Dimensões do acervo: 0,20 metro linear (32 itens documentais textuais) Órgão produtor: Junta de Alistamento Militar. Contém as séries: Atas de reuniões; Termo de posse; certificados de reservistas; documentos avulsos.

  3. EVENTOS DIVERSOS: (ED) coleção cartazes, convites, folders, panfletos e prospectos de eventos diversos. ED.CA - Série Cartazes; ED.CA – Série Convites; ED.CA – Série Folders; ED.CA – Série Panfletos; ED.CA – Série Prospectos 5. FUNDO GABINETE DO PREFEITO (GP) / GP.OE – Série Ofícios Expedidos; GP.OR – Série Ofícios Recebidos; GP.TE – Série Telegramas; GP.LE – Série Legislação.

  4. FUNDO DOCUMENTOS FAZENDÁRIOS (DF) / DF.AP – Série apólices; DF.NF – Série Notas fiscais avulsas; DF.OP – Série Ordens de pagamento; DF.NE – Série Notas de empenho. DF.RE – Série Requerimentos; DF.PO – Série Portarias; DF.DC – Série Documentos Contábeis; DF.GU – Série Guias

  5. FUNDO EDUCAÇÃO (ED) / ED.AT – Série atas (termo de abertura, termo de instalação); ED.LI– Série listas de professores, alunos e escolas; ED.RE – Série Relatórios.

8 – MISCELÂNEAS DIVERSAS (documentos avulsos diversos)

2 - ACERVO FOTOGRÁFICO: que retrata a evolução da cidade desde sua emancipação e demais documentos históricos da administração pública municipal. Inventariados e digitalizados. Informações Gerais: O acervo fotográfico constitui-se de diversos exemplares de fotografias e negativos, versando os mais variados temas, relacionadas à história local, seu desenvolvimento e de personalidades que engrandeceram este município. Este acervo representa a concretização de mais uma etapa na preservação da memória local. O processamento técnico de organização já foi concluído e se encontra a disposição, com objetivo fornecer acesso aos pesquisadores. Datas-limites: Variáveis / Organização: Formato JPG - preservando-se o original.

3 - ACERVO JORNALÍSTICO: 1,21 metro linear (413 itens documentais / textuais com 147 títulos). Diversos órgãos da Imprensa de Divinópolis. Informações Gerais: O acervo jornalístico até 2012, apesar de possuir lacunas, foram recuperados e preservados, por representar um período significativo da história do município, onde se encontram organizados em pacotes, ordenados alfabeticamente e em ordem cronológica, sendo possível à pesquisa pelo item documental, ou seja, através do título, buscando-se datas. Ao encontrar um determinado título de interesse o consulente pode acessá-lo no formato PDF, através do Banco de Dados / SIAP (Sistema de Arquivamento Público). Datas-limites: 1911 – 2012. Organização: O acervo jornalístico se encontra no formato PDF/DIGITAL e o alguns exemplares em original (apesar de possuir lacunas) e em ordem cronológica e encardenados.

4 - ACERVO MATÉRIAS ESPECIAIS: Fitas em VHS, Slides, Disquetes, Discos em vinil, CD’s, cartográficos e outros que descrevem aspectos da cidade. 5. BIBLIOTECA DE APOIO A PESQUISA: que objetiva fornecer subsídios a pesquisadores e interessados sobre a história local e conta com 395 exemplares, dentre os quais se destacam as Coleções Divinopolitana, Mineiriana e Brasiliana, além de pastas com recortes de jornais referentes a Divinópolis; hemeroteca com recorte de jornais com notícias referentes aos acontecimentos da cidade, que servem de motivo de pesquisa. BANCO DE DADOS - SIAP: Sistema de controle dos acervos que já se encontram digitalizados e no formato PDF. Assim, se obtém com facilidade na busca dessas imagens. Serve de consulta e busca dos acervos. WINISIS: Sistema de controle bibliográfico como livros, jornais, revistas, etc. onde são controlados o acervo da biblioteca e dos materiais especiais. Serve de consulta e busca dos acervos.

Todos respectivos ACERVOS possui seus INVENTÁRIOS, baseados na Norma Brasileira de Descrição Arquívista (NOBRADE) publicada pelo Arquivo Nacional, originada na Norma Geral Internacional de Descrição Arquivísitca - ISAD (G), por sua vez elaborada pelo Conselho Internacional de Arquivos. A adoção dos itens descritivos sugeridos pela NOBRADE garante a não redundância de informações. Foram incluídos, ao final de cada inventários, vários índices dos documentos agrupados por nível de descrição e ordenados cronologicamente. Por tratar-se de inventários sumários, apenas em alguns dos índices de itens documentais é possível a pesquisa por nome ou temas. Os pontos de acesso em algumas séries são, portanto, através do tipo documental, buscando-se datas. Ao encontrar um item documental de interesse o consulente requisitá-lo informando o seu código de referência.

Instrumentos de descripción, guías y publicaciones

Portal da Memória do Centro Oeste Mineiro - EmRedes http://www.emredes.org.br/mostrafundo.php?id=103

Área de acceso

Horario de apertura

De segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Condiciones de acceso y requisitos

Consulta aberta ao público.

Accesibilidad

Área de servicios

Servicios para la investigación

Servicios de reproducción

Reprodução eletrostática e fotográfica.

Áreas públicas

Área de control

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR MGAPMD

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación, revisión o eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Notas de mantención

Puntos de acceso

Puntos de acceso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Portapapeles

Contacto principal

Av. Sete de Setembro, nº 1148 - Centro
Divinópolis, Minas Gerais
BR 35500-011