Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Área de identificação

Identificador

MGALMG

Forma autorizada do nome

Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Público do Legislativo Estadual

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Rodrigues Caldas, N.30 Andar SE - Santo Agostinho

Localidade

Belo Horizonte

Região

Minas Gerais

Nome do país

Brasil

CEP

30190-921

Telefone

55 31 2108-7666 / 3609

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

Ano de Criação: 1947

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Manter disponível e atualizado o banco de dados referente à tramitação de proposições na Assembleia Legislativa; gerir, nas fases intermediária e permanente, os arquivos centralizados de documentos oriundos das atividades finalísticas e administrativas da Assembleia; responsabilizar-se pelas atividades de recebimento, descrição, organização, preservação, conservação, restauração e reprodução de documentos arquivísticos; assegurar aos usuários serviços de consulta e de fornecimento de cópias de documentos arquivísticos, observada a legislação pertinente; elaborar propostas de planos de classificação e de tabelas de temporalidade e destinação de documentos arquivístico; orientar os setores da Assembleia sobre a transferência, o recolhimento e a eliminação de documentos arquivísticos; assessorar o Comitê de Gestão Documental quanto à execução da política arquivística institucional; identificar, propor, apoiar e executar ações para a adequada gestão dos documentos arquivísticos digitais.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Secretaria Geral-Adjunta da Mesa / Gerência-Geral de Documentação e Informação / Gerência de Gestão Arquivística.

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Os documentos estão organizados em dois fundos: o Fundo ALMG - Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (1947 -) e o Fundo CCEMG - Congresso Constituinte do Estado de Minas Gerais (1891).
O Fundo ALMG - Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (1947 -) compreende o conjunto de documentos produzidos e recebidos pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais em decorrência do exercício das suas atividades-fim (relacionadas às funções legislativa, fiscalizadora, julgadora, deliberativa e político-parlamentar próprias do Poder Legislativo estadual). Este conjunto documental está organizado de acordo com a seguinte estrutura/sistema de arranjo: Seção 1 - Elaboração legislativa; Seção 2 - Representação Político-Parlamentar; Seção 3 - Fiscalização e Acompanhamento de Políticas Públicas; Seção 4 - Julgamento e Deliberação; Seção 5 - Assessoramento Político-Parlamentar; Seção 6 - Assessoramento Técnico-Processual; Seção 7 - Gestão de Eventos; Seção 8 - Publicação de Atos Legislativos. Também compõem este fundo os documentos arquivísticos provenientes das atividades administrativas da ALMG, de guarda intermediária e permanente. Por sua vez, o Fundo CCEMG - Congresso Constituinte do Estado de Minas Gerais (1891) inclui documentos produzidos por ocasião das 38 sessões realizadas nas dependências da Câmara dos Deputados mineira, à época localizada na cidade de Ouro Preto, antiga Capital de Minas Gerais, que subsidiaram as discussões para a promulgação da Carta Magna do Estado de Minas Gerais na Primeira República. As sessões ocorreram no período entre 7 de abril e 18 de junho de 1891. Este fundo está organizado de acordo com a seguinte estrutura/sistema de arranjo: Série 1 - Registro das Sessões e Série 2 - Registro Fotográfico.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Acervo arquivistico https://atom.almg.gov.br/

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, exceto nos feriados nacionais, estaduais e municipais.

Condição de acesso e uso

É assegurado o acesso do usuário aos documentos custodiados pela Gerência de Gestão Arquivística, ressalvados aqueles cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, bem como à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. Os documentos poderão ser consultados a partir de sua publicação em órgão oficial do Poder Legislativo ou de sua divulgação eletrônica na página da Assembleia Legislativa na internet. O manuseio dos originais será permitido, de acordo com as especificações e os cuidados técnicos necessários.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução eletrostática e reprodução digital (digitalização).

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR MGALMG

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Rua Rodrigues Caldas, N.30 Andar SE - Santo Agostinho
Belo Horizonte, Minas Gerais
BR 30190-921