Fundo/Coleção AEC - Associação dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Área de identificação

Código de referência

BR RJAECRJ AEC

Título

Associação dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro

Data(s)

  • 1930 - 2007 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Documentação bibliográfica: 0,61 m (48 exemplares de periódico e 2 livros) Tridimensional: 17 (placas, medalhas, bustos e etc).

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

A Associação dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, fundada em 1880, por portugueses e brasileiros, tem a sua história intensamente colorida por esse aspecto médico e social, que marcou a vida da Instituição desde os seus primeiros passos: a preocupação com a saúde dos associados, o pecúlio, o auxílio nas horas de dificuldades de cunho educacional, a recreação social agregadora e sadia. Em 7 de março de 1980, completou seu centenário e essa longa história da Associação, merece ser perpetuada: uma jornada de anseios, lutas e realizações, com etapas gloriosas; uma trajetória exemplar na defesa de direitos do trabalho e harmonização de interesses de empregados, empresários e governo, assim como na assistência financeira, médica, social, jurídica e cultural a uma laboriosa classe; no raro, comunidade brasileira.

História arquivística

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Exemplares de Notícias AEC, periódico trimestral com reportagens sobre política, entretenimento, festivais etc. (9/1969 a 1/1971; 2/1973 a 3/1985 e publicação única do 2° semestre de 2007); 2 bustos masculinos de bronze; ponta de mastro de bandeira; pequena estatueta com símbolo presente no brasão da Associação; estojo de prata com ferramentas que serviram na construção da sede social; placa recebida oferecida pelo Clube dos Sargentos do Corpo de Bombeiros à AEC em lembrança do primeiro aniversário do Clube (2/7/1959); 4 medalhas; estojo com balança e medidores; caravela em miniatura ofertada à AEC por uma associação portuguesa; estatueta de soldado; medalha ofertada à AEC pela Associação dos Empregados no Comércio de Lisboa por ocasião do 1º centenário desta última; placa de bronze afixada no auditório da biblioteca (inaugurada em 21 de abril de 1932) em memória a Tiradentes, que se escondera das autoridades coloniais no local onde hoje é o prédio da AEC – RJ; placa de pedra-sabão, afixada no corredor do 13° andar, homenageando a fundação da AEC-RJ.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Identificado

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

ROCHA, Valdir da. Um Século 1880-1980. 100 Anos de Proteção e Assistência ao Comerciário. Rio de Janeiro: Empresa Editora Carioca Ltda, 1980. 579 p. ROSA, Francisco Ferreira da. Meio Século. Rio de Janeiro: s.e., 1930.

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJAECRJ

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS (Brasil). NOBRADE: Norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. 124 p.

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

2009-04-22
2/7/2008

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados