Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT

Área de identificação

Identificador

SPCUTNAC

Forma autorizada do nome

Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

  • CEDOC

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Rua Caetano Pinto n. 575, 1º andar
Brás

Localidade

São Paulo

Região

São Paulo

Nome do país

Brasil

CEP

03041-000

Telefone

55 11 2108-9247 / 2108-9213

Fax

Nota

Área de descrição

História

O Centro de Documentação e Memória Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CEDOC CUT) iniciou suas atividades no dia 04 de janeiro de 1999 visando à recuperação, organização e preservação da documentação produzida, recebida e guardada pela CUT e suas entidades ao longo de sua história. O acervo é constituído por importantes conjuntos documentais referentes à organização sindical durante o processo de combate a ditadura militar e permite conhecer o relevante papel que os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros tiveram naquele período.
Com a sua criação, os documentos e a produção editorial da CUT foram reunidos e guardados em um único espaço, ficando disponíveis para consultas e pesquisas. Assim, identificamos as demandas do movimento sindical, pesquisadores e interessados em geral. Verificou-se que os documentos mais solicitados eram as resoluções de congressos e plenárias e por isso as mesmas, que estavam dispersas em várias publicações, foram reunidas e editadas em um único produto, um CD-ROM, e também disponibilizadas no site da Central. A execução desse projeto desenvolveu uma das vocações do CEDOC, o estabelecimento de parcerias que dinamizam as atividades de todas as instituições envolvidas. Na consulta aos demais campos do site conhecerão as instituições parceiras da CUT e do CEDOC. A cooperação institucional e a solidariedade entre as entidades são entendidas por nós como fatores relevantes para o incentivo a organização de acervos que garantem a manutenção de direitos e preservam a memória.
Na estrutura institucional da CUT, o CEDOC está vinculado a Secretaria-Geral e por isso também tem como função a gestão do Arquivo Central da entidade. O CEDOC também apóia as demais Secretarias da CUT com pesquisas e normalização de publicações. Também incentiva e orienta as entidades sindicais para a preservação dos seus acervos e preservação da memória.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O acervo abrange o período de 1963 aos dias atuais e é constituído por documentos textuais, (manuscritos e impressos), iconográficos, filmográficos e bibliográficos produzidos e acumulados pela CUT e por organizações de trabalhadores.
O acervo permite realizar analise sobre a trajetória do movimento sindical urbano e rural cutista através de suas reivindicações, mobilizações e lutas. Também é possível analisar opor meio do acervo as questões relacionadas à formação sindical, meio ambiente, gênero, questão racial, juventude, relações internacionais, saúde no trabalho entre outros.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Solicitação de documentos até 17h30.

Condição de acesso e uso

Há restrição de acesso aos documentos em fase de organização.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução eletrostática e fotográfica.
Reprodução de publicações e documentos históricos, desde que não afete a preservação e atenda a lei dos direitos autorais.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da instituição

BR SPCUTNAC

Regras ou convenções utilizadas

Status

Versão preliminar

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • Sudeste (Geographic subregion)

Contato principal

Rua Caetano Pinto n. 575, 1º andar Brás
São Paulo, São Paulo
BR 03041-000