Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT

Zone d'identification

Identifiant

SPCUTNAC

Forme autorisée du nom

Centro de Documentação e Memória Sindical da CUT

Forme(s) parallèle(s) du nom

Autre(s) forme(s) du nom

  • CEDOC

Type

Zone du contact

Type

Adresse

Adresse physique

Rua Caetano Pinto n. 575, 1º andar
Brás

Localité

São Paulo

Région

São Paulo

Nom du pays

Brésil

Code postal

03041-000

Téléphone

55 11 2108-9247 / 2108-9213

Fax

Courriel

Note

Zone de description

Historique

O Centro de Documentação e Memória Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CEDOC CUT) iniciou suas atividades no dia 04 de janeiro de 1999 visando à recuperação, organização e preservação da documentação produzida, recebida e guardada pela CUT e suas entidades ao longo de sua história. O acervo é constituído por importantes conjuntos documentais referentes à organização sindical durante o processo de combate a ditadura militar e permite conhecer o relevante papel que os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros tiveram naquele período.
Com a sua criação, os documentos e a produção editorial da CUT foram reunidos e guardados em um único espaço, ficando disponíveis para consultas e pesquisas. Assim, identificamos as demandas do movimento sindical, pesquisadores e interessados em geral. Verificou-se que os documentos mais solicitados eram as resoluções de congressos e plenárias e por isso as mesmas, que estavam dispersas em várias publicações, foram reunidas e editadas em um único produto, um CD-ROM, e também disponibilizadas no site da Central. A execução desse projeto desenvolveu uma das vocações do CEDOC, o estabelecimento de parcerias que dinamizam as atividades de todas as instituições envolvidas. Na consulta aos demais campos do site conhecerão as instituições parceiras da CUT e do CEDOC. A cooperação institucional e a solidariedade entre as entidades são entendidas por nós como fatores relevantes para o incentivo a organização de acervos que garantem a manutenção de direitos e preservam a memória.
Na estrutura institucional da CUT, o CEDOC está vinculado a Secretaria-Geral e por isso também tem como função a gestão do Arquivo Central da entidade. O CEDOC também apóia as demais Secretarias da CUT com pesquisas e normalização de publicações. Também incentiva e orienta as entidades sindicais para a preservação dos seus acervos e preservação da memória.

Contexte géographique et culturel

Textes de référence

Structure administrative

Gestion des archives courantes et intermédiaires et politiques de collecte

Bâtiments

Fonds

O acervo abrange o período de 1963 aos dias atuais e é constituído por documentos textuais, (manuscritos e impressos), iconográficos, filmográficos e bibliográficos produzidos e acumulados pela CUT e por organizações de trabalhadores.
O acervo permite realizar analise sobre a trajetória do movimento sindical urbano e rural cutista através de suas reivindicações, mobilizações e lutas. Também é possível analisar opor meio do acervo as questões relacionadas à formação sindical, meio ambiente, gênero, questão racial, juventude, relações internacionais, saúde no trabalho entre outros.

Instruments de recherche, guides et publications

Zone de l'accès

Heures d'ouverture

Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Solicitação de documentos até 17h30.

Conditions d'accès et d'utilisation

Há restrição de acesso aos documentos em fase de organização.

Accessibilité

Zone des services offerts

Services d'aide à la recherche

Services de reproduction

Reprodução eletrostática e fotográfica.
Reprodução de publicações e documentos históricos, desde que não afete a preservação e atenda a lei dos direitos autorais.

Espaces publics

Zone du contrôle

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

BR SPCUTNAC

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Brouillon

Niveau de détail

Moyen

Dates de production, de révision et de suppression

Langue(s)

  • portugais brésilien

Écriture(s)

Sources

Notes relatives à la mise à jour de la notice

Mots-clés

Points d'accès

  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • Sudeste (Geographic subregion)

Contact principal

Rua Caetano Pinto n. 575, 1º andar Brás

BR 03041-000