Centro de Documentação e Pesquisa em História - Universidade Federal de Uberlândia

Área de identificação

Identificador

MGUFUCDHIS

Forma autorizada do nome

Centro de Documentação e Pesquisa em História - Universidade Federal de Uberlândia

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, Bloco 1Q

Localidade

Uberlândia

Região

Minas Gerais

Nome do país

Brasil

CEP

38.408-902

Telefone

55 34 3239-4236

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

Criado em 1985 a partir da iniciativa de um grupo de professores do Departamento de Ciências Sociais, o qual englobava os cursos de História e Geografia, constituiu-se inicialmente como Núcleo de Pesquisa em História e Ciências Sociais (NUHCIS), abrigando documentos recolhidos dos projetos desenvolvidos pelos professores dos Cursos de História e na comunidade (fotos, coleções de jornais, documentos acumulados e guardados por memorialistas amantes da cidade etc.). Em 1987 o NUHCIS inaugurou sua sede em casa alugada num bairro central da cidade. Nesse momento a doação de uma coleção etnográfica veio enriquecer o seu acervo constituindo uma nova linha de pesquisa dando origem ao museu do índio. Durante, praticamente, 05 anos neste endereço, pode desenvolver seus projetos de pesquisa e extensão junto à comunidade.

No final desse período, dois novos setores surgiram: o primeiro, em 1992, foi a criação do Núcleo de Estudos de Gênero e Pesquisa sobre a Mulher-NEGUEM; o segundo, a organização de um acervo precioso: duas coleções de discos, doadas, perfazendo um total aproximado de 20.000 unidades. Por fim, uma nova etapa marca a história de vida do NUHCIS, a da sua transferência, em 1992, para instalação própria no Bloco 1Q do Campus Santa Mônica, com a expectativa de garantir uma melhor relação com o público e continuar a desenvolver ações pautadas na interação Ensino-Pesquisa e Extensão, imprimindo-lhes um caráter dinâmico. Vários projetos interdisciplinares de pesquisa passaram a ser implementados, e, como meio de dinamização e divulgação do trabalho, passou-se a publicar um Boletim semestral e folders das coleções de documentos. Esse processo de expansão justificou a transformação do NUHCIS no Centro de Documentação e Pesquisa em História-CDHIS. Em 2002, o CDHIS já havia adquirido uma dimensão bem mais ampla do que tinha no início da década de 90. As coleções de documentos, organizadas e catalogadas, haviam crescido em volume de documentos e em diversidade, desenvolvera um setor de restauro e preservação; realizava várias atividades de extensão, tais como mostras fotográficas e de documentos raros, promoção de cursos relativos à natureza das suas atividades, assessoria a escolas e arquivos, promoção – com outros órgãos e instituições – de encontros, seminário etc., publicação de três revistas – Cadernos de Pesquisa do CDHIS (semestral), Caderno Espaço Feminino (semestral), Gênero em Pesquisa (semestral) . A partir de maio de 2003, sofreu novas alterações: a) passou a incorporar outro órgão de extensão do Instituto de História, o Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História-LEAH, ampliando seus acervos com produções acadêmicas e documentos relativos ao ensino de História, atividades de extensão ganhando uma publicação a mais, a revista Cadernos de História; b) foi criado o Núcleo de Imagem e Som, para implementar a organização e catalogação do acervo discográfico e a realização de pesquisas pertinentes. Em 2011 foi aprovado o Regimento do CDHIS, estabelecendo as normas de funcionamento para o órgão. O LEAH deixou de fazer parte de sua estrutura e o centro de documentação foi dividido em três setores: arquivo, restauro e setor de publicações.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

O Centro de Documentação e Pesquisa em História - CDHIS tem como finalidade obter, produzir, organizar, arquivar, preservar e disponibilizar para pesquisa documentos de interesse histórico.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Instituto de História - INHIS

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O acervo do Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS) engloba os documentos assim especificados:
I – documentos textuais - manuscritos, datilografados ou impressos;
II – documentos cartográficos - mapas, plantas (documentos geográficos, arquitetônicos ou de engenharia), atlas, cartas (sentido de mapas);
III – documentos iconográficos – fotografias, desenhos, gravuras, painéis e pôsteres;
IV – documentos filmográficos – fitas videomagnéticas, filmes;
V – documentos sonoros – discos e fitas audiomagnéticas;
VI – documentos micrográficos – microficha, rolo, jaqueta, cartão;
VII - documentos eletrônicos – disquete, pen drive, disco rígido, disco óptico;
VIII – suportes de outra natureza.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Condição de acesso e uso

A consulta ao acervo é feita de forma presencial.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

É possível a reprodução do material, em observância com as normas internas do CDHIS.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR MGUFUCDHIS

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Av. João Naves de Ávila, 2121, Campus Santa Mônica, Bloco 1Q
Uberlândia, Minas Gerais
BR 38.408-902