Centro de Memória da Enfermagem Brasileira

Área de identificação

Identificador

DFCEMENF

Forma autorizada do nome

Centro de Memória da Enfermagem Brasileira

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Sgan 603 Conjunto

Localidade

Brasília

Região

Distrito Federal

Nome do país

Brasil

CEP

70830-030

Telefone

55 61 3226-0653

Fax

Nota

Área de descrição

História

Nos 84 anos de existência da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn, cada Diretoria contribuiu para a constituição do acervo que faz parte do Centro de Memória da Enfermagem Brasileira. Estatutariamente, coube ao Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (CEPEn) organizar e preservar os documentos históricos da profissão. Para a seleção dos materiais, privilegiou-se a participação da Enfermagem, nas últimas oito décadas, na história da saúde. Como ponto de partida para classificar e organizar o acervo, adotou-se as sucessivas gestões das Presidentes, constante no Documentário da ABEn - 1926 a 1976 (Carvalho, 1976). Na tentativa de periodização da história da entidade, elegeu-se a linha do tempo dividindo-a em três momentos: 1926-1947, da criação à consolidação da entidade; 1947-1972, da consolidação ao movimento participação; 1972- 2010, do movimento participação à atualidade. Espera-se que com a implantação do Centro, os pesquisadores e interessados com a historicidade da profissão visualizem o espaço do Centro de Memória como um laboratório social de pesquisa histórica.

O projeto original, denominado de "Preservação e Difusão do Acervo Documental", foi elaborado na gestão 2004-2007, sob a Presidência de Francisca Valda da Silva, quando o CEPEn foi dirigido interinamente por Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, e posteriormente por Joséte Luzia Leite. Como afirmou Cunha, no Editorial da REBEn de 2005: "a ABEn prevê disponibilizar em melhores condições todo o seu acervo histórico, indo buscar a parceria do Núcleo de Pesquisa em História da Enfermagem Brasileira - NUPHEBRAS, da Escola de Enfermagem Anna Nery, para recuperação e organização dos documentos textuais, fônicos e fotográficos."

Desse modo, a matriz do Centro de Memória foi lançada.

A gestão 2007-2010 da ABEn, sob a Presidência de Maria Goretti David Lopes e Diretoria do CEPEn de Ivone Evangelista Cabral, transformou o projeto de "Preservação do Acervo Documental da ABEn" em Projeto de Implantação do Centro de Memória da Enfermagem Brasileira - CEMEnf". Fundamentalmente, a transformação implicou em adequação teórico-metodológica e ajustes orçamentários, para atender as diretrizes do Fundo Nacional da Saúde - órgão do Ministério da Saúde - que viabilizou parte da execução orçamentária do Projeto CEMEnf.

Os nexos históricos e existenciais da ABEn com a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) contribuíram para efetivar a implantação do Centro de Memória. Para tanto, renovou-se o convênio, primeiramente firmado entre as Diretoras Maria Auxiliadora Córdoba Christófaro (pela ABEn) e Raimunda da Silva Becker (pela EEAN) em 8 de dezembro de 1993. O novo convênio, firmado em 2009, entre a UFRJ/EEAN e a ABEn, possui validade de cinco anos. No curso desse período, o Centro de Memória da Enfermagem Brasileira conta com a assessoria e consultoria de Pesquisadores de História da Enfermagem, compartilha e reproduz documentos históricos de interesse para a preservação da memória da Enfermagem Brasileira.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

O CMEnf destina-se a guarda de documentos que preservam a historia da Associação Brasileira de Enfermagem e a memória da Enfermagem brasileira contribuindo para o desenvolvimento de estudos e pesquisa de Enfermagem.

Estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O Centro de Memória da Enfermagem brasileira possui um rico acervo, composto de documentos textuais, bibliográficos, fotografias, cds, dvds, fitas k7 e vhs, etc., que contam a história do patrimônio da saúde, da instituição e da enfermagem no Brasil de modo geral. Contém documentos respectivos às atividades meio e fim, publicações técnicas e científicas, legislação de educação em enfermagem e inúmeras fotografias de eventos realizados pela entidade.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Condição de acesso e uso

Há restrição de acesso aos documentos, necessidade de autorização

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução eletrostática e digital.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Bibliografia e outras fontes utilizadas

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Sgan 603 Conjunto
Brasília, Distrito Federal
BR 70830-030