Centro de Memória da Enfermagem Brasileira

Identity area

Identifier

DFCEMENF

Authorized form of name

Centro de Memória da Enfermagem Brasileira

Parallel form(s) of name

Other form(s) of name

Type

  • Privado - Entidade coletiva

Contact area

Type

Address

Street address

Sgan 603 Conjunto

Locality

Brasília

Region

Distrito Federal

Country name

Brazil

Postal code

70830-030

Telephone

55 61 3226-0653

Fax

Email

Description area

History

Nos 84 anos de existência da Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn, cada Diretoria contribuiu para a constituição do acervo que faz parte do Centro de Memória da Enfermagem Brasileira. Estatutariamente, coube ao Centro de Estudos e Pesquisa em Enfermagem (CEPEn) organizar e preservar os documentos históricos da profissão. Para a seleção dos materiais, privilegiou-se a participação da Enfermagem, nas últimas oito décadas, na história da saúde. Como ponto de partida para classificar e organizar o acervo, adotou-se as sucessivas gestões das Presidentes, constante no Documentário da ABEn - 1926 a 1976 (Carvalho, 1976). Na tentativa de periodização da história da entidade, elegeu-se a linha do tempo dividindo-a em três momentos: 1926-1947, da criação à consolidação da entidade; 1947-1972, da consolidação ao movimento participação; 1972- 2010, do movimento participação à atualidade. Espera-se que com a implantação do Centro, os pesquisadores e interessados com a historicidade da profissão visualizem o espaço do Centro de Memória como um laboratório social de pesquisa histórica.

O projeto original, denominado de "Preservação e Difusão do Acervo Documental", foi elaborado na gestão 2004-2007, sob a Presidência de Francisca Valda da Silva, quando o CEPEn foi dirigido interinamente por Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, e posteriormente por Joséte Luzia Leite. Como afirmou Cunha, no Editorial da REBEn de 2005: "a ABEn prevê disponibilizar em melhores condições todo o seu acervo histórico, indo buscar a parceria do Núcleo de Pesquisa em História da Enfermagem Brasileira - NUPHEBRAS, da Escola de Enfermagem Anna Nery, para recuperação e organização dos documentos textuais, fônicos e fotográficos."

Desse modo, a matriz do Centro de Memória foi lançada.

A gestão 2007-2010 da ABEn, sob a Presidência de Maria Goretti David Lopes e Diretoria do CEPEn de Ivone Evangelista Cabral, transformou o projeto de "Preservação do Acervo Documental da ABEn" em Projeto de Implantação do Centro de Memória da Enfermagem Brasileira - CEMEnf". Fundamentalmente, a transformação implicou em adequação teórico-metodológica e ajustes orçamentários, para atender as diretrizes do Fundo Nacional da Saúde - órgão do Ministério da Saúde - que viabilizou parte da execução orçamentária do Projeto CEMEnf.

Os nexos históricos e existenciais da ABEn com a Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ) contribuíram para efetivar a implantação do Centro de Memória. Para tanto, renovou-se o convênio, primeiramente firmado entre as Diretoras Maria Auxiliadora Córdoba Christófaro (pela ABEn) e Raimunda da Silva Becker (pela EEAN) em 8 de dezembro de 1993. O novo convênio, firmado em 2009, entre a UFRJ/EEAN e a ABEn, possui validade de cinco anos. No curso desse período, o Centro de Memória da Enfermagem Brasileira conta com a assessoria e consultoria de Pesquisadores de História da Enfermagem, compartilha e reproduz documentos históricos de interesse para a preservação da memória da Enfermagem Brasileira.

Geographical and cultural context

Mandates/Sources of authority

O CMEnf destina-se a guarda de documentos que preservam a historia da Associação Brasileira de Enfermagem e a memória da Enfermagem brasileira contribuindo para o desenvolvimento de estudos e pesquisa de Enfermagem.

Administrative structure

Records management and collecting policies

Buildings

Holdings

O Centro de Memória da Enfermagem brasileira possui um rico acervo, composto de documentos textuais, bibliográficos, fotografias, cds, dvds, fitas k7 e vhs, etc., que contam a história do patrimônio da saúde, da instituição e da enfermagem no Brasil de modo geral. Contém documentos respectivos às atividades meio e fim, publicações técnicas e científicas, legislação de educação em enfermagem e inúmeras fotografias de eventos realizados pela entidade.

Finding aids, guides and publications

Access area

Opening times

De segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.

Access conditions and requirements

Há restrição de acesso aos documentos, necessidade de autorização

Accessibility

Services area

Research services

Reproduction services

Reprodução eletrostática e digital.

Public areas

Control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Final

Level of detail

Partial

Dates of creation, revision and deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Maintenance notes

Access points

Access Points

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Clipboard

Primary contact

Sgan 603 Conjunto
Brasília, Distrito Federal
BR 70830-030