Coleção D0 - Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

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BR RJANRIO D0

Title

Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Date(s)

  • Dado não disponível (Creation)

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Coleção

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Dado não disponível

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Name of creator

(1925 - 2006)

Biographical history

Filho de um corretor de seguros endinheirado e jogador, Altman foi educado em escolas jesuítas de Kansas City e diplomou-se em matemática. Serviu na Academia Militar de Wentworth, na vizinha cidade de Lexington. Em 1945, aos 20 anos de idade, participou da Segunda Guerra Mundial como piloto de bombardeiros. Enquanto servia na Força Aérea na Califórnia, teve pela primeira vez o contato com o mundo da produção cinematográfica de Hollywood. No ano seguinte, passou a residir em Los Angeles, enquanto se preparava para lançar-se como diretor.

Seus trabalhos mais conhecidos são o filme MASH, de 1970, uma sátira à Guerra da Coreia que ganhou o Grand Prix no Festival de Cannes e Short Cuts, de 1993. Faleceu em 20 de novembro de 2006, aos 81 anos, em Los Angeles, Califórnia, de falência respiratória provocada por um câncer.

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(1941 - 1962)

Administrative history

A Atlântida Cinematográfica foi fundada no Rio de Janeiro em 18 de setembro de 1941, por Moacir Fenelon e os irmãos José Carlos e Paulo Burle. O objetivo era bem definido: promover o desenvolvimento industrial do cinema brasileiro. Liderando um grupo de aficionados, incluindo o jornalista Alinor Azevedo, o fotógrafo Edgar Brazil e Arnaldo
Farias, Fenelon e os Burle sonhavam realizar a necessária união de um cinema artístico com o cinema popular. Os filmes da Atlântida representaram a primeira experiência de longa duração na produção cinematográfica brasileira voltada para o mercado, com um esquema industrial auto-sustentado. Em nenhum outro momento de sua história, o cinema nacional teve tanta aceitação popular.
Durante os primeiros dois anos de existência, a Atlântida produziu sobretudo cinejornais, como o Atualidades Atlântida. O primeiro longa-metragem foi um documentário-reportagem sobre o IV Congresso Eucarístico Nacional, realizado em São Paulo em 1942. Apresentado como complemento, o média-metragem Astros em desfile, uma espécie de parada musical com artistas famosos da época, antecipou o caminho que a Atlântida percorreria mais tarde.

A Atlântida produziu um total de 66 filmes até 1962, quando interrompeu suas atividades. Entre outras estrelas, a companhia congregou Anselmo Duarte, Eliana, Cyll Farney e seu irmão, o cantor Dick Farney, os comediantes Oscarito e Grande Otelo e os diretores Watson Macedo o Carlos Manga.
Em 1962, a Atlântida produziu seu último filme, Os apavorados, de Ismar Porto. Mais tarde associou-se a diversas companhias nacionais e estrangeiras, em co-produções. Em 1974, Carlos Manga dirigiu Assim era a Atlântida, coletânea contendo trechos dos principais filmes produzidos pela empresa.

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(Dado não disponível)

Biographical history

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(1941 -)

Biographical history

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(1928 -)

Biographical history

Cearense, vive desde 1947 na cidade do Rio de Janeiro, tornou-se um dos maiores produtores cinematográficos do Brasil. Como jornalista profissional, foi repórter e fotógrafo da Revista "O Cruzeiro" nos anos 50 até 1963, tendo sido correspondente dessa revista na Europa, durante os anos de 1953 e 1954.

Na profissão de repórter, cobriu importantes acontecimentos nacionais e internacionais e graduou-se em Letras pela Sorbonne, em Paris.

Barretão, como é conhecido, começou no cinema em 1961, como co-autor do roteiro e co-produtor do filme Assalto ao Trem Pagador, dirigido por Roberto Farias. Essa película obteve um enorme sucesso, tanto no Brasil, como no exterior. A partir de então começou uma série de grande produções cinematográficas, divididas com uma importante atividade política e cultural. Luiz Carlos Barreto é um dos homens chave do chamado Cinema Novo, revolucionou o Cinema latino Americano.

Como diretor de fotografia em cinema é autor das concepções fotográficas de Vidas Secas e Terra em Transe, que revolucionaram o estilo fotográfico dos filmes brasileiros.

Luiz Carlos Barreto, juntamente com sua mulher Lucy Barreto, detêm a marca da produção de mais setenta filmes brasileiros de curta e longa-metragens. Além dos filmes que marcam sua carreira como produtor, é pai de Bruno Barreto e Fábio Barreto - dois diretores dos mais importantes da geração pós-Cinema Novo - e Paula Barreto, formada em Comunicação Social.

É um dos sócios do Grupo Consórcio Brasil, que junto com a Globosat administra o Canal Brasil.

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Biographical history

Carlos Augusto Dauzacker Brandão, Diretor do CPCB, faleceu no último dia 4 de maio. Pesquisador, jornalista e crítico de cinema, era Diretor da FIPRESCI (Federação Internacional da Crítica Cinematográfica) para História do Cinema e Contatos com Cinematecas.

No CPCB, coordenou a restauração dos filmes Aviso aos Navegantes, Tudo Azul, Menino de Engenho, O País de São Saruê, O Homem que Virou Suco, Rico Ri à Toa e A Hora da Estrela.

Programador do Festival do Rio e membro da Academia Brasileira de Cinema, propôs a criação do “Prêmio Preservação”, aprovado na gestão de Roberto Farias.

Era Conselheiro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), tendo sido Presidente em dois mandatos. Desde 2001 era delegado representante da ACCRJ nas assembleias da FIPRESCI. Seu último texto foi sobre o filme “Música e Lágrimas”, de Anthony Mann, para a Mostra O Jazz Vai a Hollywood (Cinemateca do MAM).

Carlos Brandão foi um lutador incansável pela preservação da memória fílmica brasileira. Em suas palestras em festivais nacionais e internacionais sobre cinema, independentemente do tema focado, ele fazia questão de reafirmar a mensagem abaixo:

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(1931 - 2011)

Biographical history

Aos 15 anos de idade, Isabella mudou-se da Bahia para o Rio de Janeiro, onde fez cursos de canto e dança. Aos 20, começou a trabalhar como comissária de bordo na Panair. Fez curso de manequim em Paris e, no início dos anos 1960, desfilou para a Maison Dior. Voltou ao Brasil em 1962, disposta a trabalhar como atriz.

Começou sua carreira pelo Tablado (escola de teatro) e pelo Conservatório Nacional de Teatro. Estreou no cinema na última das chanchadas da Atlântida, Os Apavorados (1962). Em seguida, fez o filme de episódios Cinco Vezes Favela (1962), uma das primeiras produções do Cinema Novo. Logo conheceu o cineasta Paulo César Saraceni, com quem faria dois filmes - O Desafio e Capitu - e se casaria, marcando um período em que foi considerada uma das musas do Cinema Novo.

Nos anos 70, casou-se com Carlos Frederico Rodrigues, seu diretor no filme A Possuída dos Mil Demônios, na comédia Lerfá Mu e no curta-metragem O Mundo a Seus Pés. Nessa época, também trabalhou com Júlio Bressane em Barão Olavo, o Horrível, sendo então considerada musa do "cinema marginal" ou Udigrudi. As Quatro Chaves Mágicas (1971), de Alberto Salvá, lhe renderia o prêmio Coruja de Ouro como melhor atriz coadjuvante.

Em 1980, mudou-se com Carlos Frederico para Visconde de Mauá, no estado do Rio, onde fundaram o "Teatro da Montanha" e, em 1994, voltou a residir no Rio. No ano de 2006, foi chamada por Nelson Pereira dos Santos para uma participação especial em Brasília 18% e, em 2007, participou de um documentário de Marco Altberg sobre a Panair, e foi homenageada no Festival de Brasília, quando da exibição da cópia restaurada de Proezas de Satanás na Vila do Leva-e-Traz. Em 2008, publicou seu livro sobre o Cinema Novo, Uma Câmara na Mão e Amor no Coração.

Morreu em 2011, aos 80 anos, em decorrência de câncer de mama.[1]

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(1956 - 2017)

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(1993 ?)

Administrative history

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Biographical history

Archival history

A partir de 2002, parte do acervo foi transferido, em regime de comodato, para as dependências do Arquivo Nacional, que passou a ser responsável pela guarda e conservação não só dos filmes transferidos pela Cinemateca do MAM, mas também de vários outros que não constavam do acervo original dessa Cinemateca.

Em 2008, os filmes atribuídos à Companhia Vale do Rio Doce, ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem e ao Ministério de Exército foram autonomizados, sendo classificados como fundos específicos, recebendo os respectivos códigos de referência (ver especialmente a correspondência e despachos contidos no processo 00320.000256/2002).

Em 2009, foram autonomizados os seguintes registros: Dueto Produções e Publicidade Limitada (proc. 00320.000276/2003), Jorge Ferreira Durán Parra (proc. 00320.000134/2009), Marcelo Ferreira Mega (proc. 00320.000464/2002), Silvio César Coutinho (proc. 00320.000050/2007).

Em 2010, foram autonomizados: Aquarela Produções Culturais Ltda (23/06); Bernardo de Lima Borges Bernardes (14/12); BSB Cinema Produções Ltda (06/03); Cleumo Segond Carvalho Cruz (09/07); Eduardo Vaisman (20/09); Elizabeth Versiani Formaggini (18/06); José Antônio dAndréa Espinheira (23/06); Maria José de SantAnna Alvarez (18/08); Maria Luíza Aboim (16/12); Nevile Duarte Almeida (20/08); Orlando de Salles Senna (13/07); Regina Helena Machado (19/08); Roberval Duarte de Araújo (09/07).
Em 2011: Antonio do Nascimento Moreno (01/08); Arturo Ricardo Uranga Zinny (15/12); Dream Vision Film and Video Production Ltda (01/08); Hilton Kauffmann (23/09); Julio Graber (17/10); Raccord Produções Artísticas e Cinematográficas Limitada (23/09); Ricardo Moniz Barreto de Aragão (02/08); Rosário Produções Cinematográficas e Audiovisuais Limitada (15/08); Toscana Audiovisual Limitada (23/09); VF Produções de Arte Limitada (02/09); Victor Hugo de Almeida (19/12);.
Em 2012: Isabella Cerqueira Campos (25/03);
Em 2014: Moyses Weltman (23/12);
Em 2016: Alfredo Luiz Porto de Britto 2016 (10/03).
Em 2017: Coevos Filmes Limitada (22/08); Orlando Bomfim Netto (03/08); Plantel Teleducação Limitada (03/08).
Em 2018: A e B Produções Limitada (06/03); Adolfo Lachtermacher (09/03); Ana Maria Portinho Magalhães (09/03); Bacuri Produções Limitada (07/03); Brasiliana Produções Artísticas Limitada (12/03); Braz Chediak (12/03); Conceito A em Audiovisual Limitada (09/03); Grupo Novo de Cinema e TV Limitada (06/03); Hubert Hervé Perrin (05/03); Luiz Fernando Carvalho de Almeida (09/03); Mac Comunicação e Produção Limitada (12/03); Made for TV Limitada (07/03); Mapa Filmes Limitada (02/03); Maria Zilda Bethlem (23/01); Meios de Produção e Comunicação Limitada (12/03); MP2 Produções Limitada (23/01); Murilo de Navarro Salles (05/03); Palmares Produções e Jornalismo Limitada (12/03); Paulo Roberto de Souza Martins (06/03); Produções Cinematográficas R. F. Farias Limitada (12/03); Radiante Filmes Limitada (05/03); Silvio Pirôpo Da-Rin (05/03); Sky Light Cinema Foto e Art Limitada (07/03); Sylvio Back (09/03); Taiga Filmes e Vídeo Limitada (09/03); Trópicos Arte e Comunicação Limitada (05/03); TV Zero Produções Audiovisuais Limitada (02/03); Vemver Comunicação e Difusão Limitada (08/03); Vitória Produções Cinematográficas Limitada(05/03); Vladimir Carvalho da Silva (12/03); Ypearts Audiovisual Limitada (06/03).

Immediate source of acquisition or transfer

Corisco Filmes Limitada - 2005 - comodato - 44
Coutinho, Silvio César - 2007 - comodato - 10
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 9
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 18
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 26
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 28
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 33
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 38
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 44
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 47
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 49
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 52
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 57
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 58
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 61
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 62
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 63
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 64
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 68
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 69
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 70
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 79
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 80
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 81
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 83
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 85
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 87
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 90
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 92
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 97
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 98
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 100
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 12
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 20
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 25
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 28
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 31
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 35
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 36
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 44
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 45
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 51
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 52
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 53
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 55
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 56
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 57
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 58
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 59
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 60
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 61
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 62
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 63
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 64
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 72
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 74
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 75
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 77
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 81
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 83
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 7
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 11
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 12
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 13
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 14
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 15
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 18
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 20
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 24
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2004 - comodato - 29
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2005 - comodato - 20
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2005 - comodato - 21
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2005 - comodato - 26
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2005 - comodato - 28
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2005 - comodato - 30
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2005 - comodato - 31
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2005 - comodato - 32
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2005 - comodato - 34
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2005 - comodato - 35
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2005 - comodato - 36
Niemeyer, Alexandre - 2003 - comodato - 80
Regina Filmes Ltda - 2005 - comodato - 13
Regina Filmes Ltda - 2005 - comodato - 14
Regina Filmes Ltda - 2005 - comodato - 15
Regina Filmes Ltda - 2005 - comodato - 16
Regina Filmes Ltda - 2005 - comodato - 17
Regina Filmes Ltda - 2005 - comodato - 18
Regina Filmes Ltda - 2005 - comodato - 19
Regina Filmes Ltda - 2006 - comodato - 4
Vianna, Bruno Caldas - 2003 - comodato - 54
Vieira, Maria Zilda Bethlem - 2006 - comodato - 17

Content and structure area

Scope and content

Os seguintes acervos, oriundos da Cinemateca do MAM, ainda fazem parte deste conjunto: Atlântida Cinematográfica (Produções Severiano Ribeiro), Antonio Carlos Fontoura (Canto Claro), Breno Kuperman, Carlos Alberto Prates Correia (Sertaneja de Cinema), Carlos Moletta, Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, Eunice Gutman (Cine Qua Non), Fundação Getúlio Vargas,, I. Rozemberg, Júlio Graber, Luis Carlos Barreto (LC Barreto Produções), Luis Carlos Pretti (Grupo Câmera), Murilo Sales, Ney Sroulevich (Caribe), Noilton Nunes (Lente Produções), Octávio Bezerra, Olney São Paulo, Paulo Cesar Seraceni (Shater Produções Artísticas Ltda), Paulo Roberto Martins, Persin Perri Produções, Regina Berardo, Régis Furtado, Roberto Moura (Corisco Filmes), Rosemberg Cariry, Sergio Péoz, Suzana Amaral (Raiz Produções), Tuna Espinheira, Walter Lima Junior, Wanda Weltman.
Além destes, os seguintes acervos privados, que não faziam parte da Cinemateca do MAM, e ainda mantêm-se anexados ao fundo/coleção Cinemateca: Bruno Vianna, Carlos Amaral Fonseca, Edison Plá, Família Frontin-Werneck, Joaquim Vaz de Carvalho,, Luiz Fernando de Carvalho, Mario Lago, Paula Alves, Paulo Potiguara, Ricardo Pinto e Silva, Sergio Santos, Waldo Ferreira da Silva.
Os seguintes acervos públicos também estiveram anexados a este fundo: Banco do Brasil/Carteira de Comércio Exterior (CACEX), Confederação Brasileira de Futebol, Rede Federal de Armazéns Ferroviários S. A. (AGEF) e TV Educativa.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Identificado

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Com restrição - Necessidade de autorização

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

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Existence and location of originals

Existence and location of copies

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Note

História administrativa / biografia
As atividades do Setor Cinematográfico do Museu de Arte Moderna foram iniciadas em 1955, com exibições mensais de filmes no auditório da Associação Brasileira de Imprensa. Em 1957, esse Setor transformou-se em Cinemateca, passando a cuidar também da guarda e preservação de filmes, quando então foi criada uma biblioteca e um Setor de Documentação e Pesquisa, com a decorrente intensificação da sua programação e a edição de um boletim periódico.
Ao longo da sua existência, essa Cinemateca firmou-se como um centro de referência da memória do cinema brasileiro e mundial, não só para o público, como também para pesquisadores do Brasil e do exterior. As sessões realizadas em seu auditório mantêm uma linha de programação voltada para a divulgação das mais variadas obras e dos diversos ciclos da história do cinema e foram fundamentais para a formação e renovação de várias gerações de espectadores e inúmeros críticos e realizadores.
Seu acervo filmográfico, com cerca de 23 mil rolos, constitui-se numa fonte permanente para as mostras de diversos festivais e para as consultas de instituições nacionais e internacionais.
A Cinemateca atua também no campo da conservação de filmes, o que possibilitou a recuperação de inúmeros títulos brasileiros, fundamentais para a construção e manutenção da memória cinematográfica do país. É associada à FIAF (Federação Internacional de Arquivos de Filmes), órgão que congrega as cinematecas de todo o mundo e viabiliza intercâmbios institucionais e internacionais.
Em 1964 foi iniciado um programa de cursos na Cinemateca, realizados no Bloco Escola, essenciais para a formação dos cineastas e técnicos que viriam a integrar a segunda e terceira gerações do Cinema Novo.
Entre 1966 e 1974, a instituição também contou com um estúdio de som e moviolas, que foram utilizados em diversas produções da nossa cinematografia. Entre os filmes que foram montados na Cinemateca, podemos citar \"Macunaima\", de Joaquim Pedro de Andrade, \"O bravo guerreiro\", de Gustavo Dahl, \"O anjo nasceu\", de Julio Bressane e \"Na boca da noite\", de Walter Lima Junior. A Cinemateca também preparou mostras e integrou mostras de diversos festivais nacionais e internacionais de cinema começando com o FIF (Festival Internacional do Filme), em 1965 e seguindo até os dias de hoje, com o FestRio, o Rio Cine, o Festival de Brasília, o Festival de Gramado e o Festival do Rio, entre outros.
Com a extinção da Embrafilme, em 1991, a Cinemateca passou a ser depositária de grande parte das cópias dos filmes produzidos por aquela instituição.

Note

Responsável da descrição
Cyntia Mendes Aguiar

Note

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC

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Access points

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Genre access points

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Description identifier

Institution identifier

BR RJANRIO

Rules and/or conventions used

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Archivist's note

Crédito
Imagens em movimento (1982-2008):
Agnaldo Neves Santos (1983 a 1991); Ana Maria de Lima Brandão (1993 a 1996);
Clóvis Molinari Júnior (1982 a 1987 e 1992 a 2007); Elizabeth Trizuzzi (1985 a 1991); José Ivan Calou Filho (1997 a 2001); Marcus Vinicius Pereira Alves (1982 a 1986 e 1993 a 2008); Maria Amélia Gomes Leite (1991 a 1995); Mariana Lambert Passos Rocha (2006 a 2008); Túlio Alexandre Saeta (2001 a 2006).

Agradecimentos
A todos os estagiários e terceirizados que colaboraram na organização e tratamento do acervo ao longo do tempo

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