Fundo/Coleção DAR - Daniel Aarão Reis Filho

Área de identificação

Código de referência

BR RJAPERJ DAR

Título

Daniel Aarão Reis Filho

Data(s)

  • 1931 - 1989 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual: 2,73 m
Bibliográfico: Folheto: 99 itens
Livro: 18 itens
Periódicos: 355 itens
Sem especificação: 54 itens
Iconográfico: Cartaz: 1 item

Área de contextualização

Nome do produtor

(1946 -)

Biografia

Nascido em 26/01/1946 no Rio de Janeiro, é doutor em História pela Universidade de São Paulo, onde obteve o título com o trabalho "As organizações comunistas e a luta de classes no Brasil - 1961/1968". Atualmente é Professor Adjunto de História Contemporânea na Universidade Federal Fluminense, tendo publicado vários trabalhos. Sua militância política iniciou-se em 1965, quando ingressou na Dissidência Guanabara do Partido Comunista Brasileiro, permanecendo até 1969. Neste ano passou a fazer parte dos quadros do Movimento Revolucionário 8 de Outubro. Participou da fundação do Partido dos Trabalhadores na década de 1980.

História arquivística

Acervo constituído durante o processo de levantamento de fontes para a pesquisa acadêmica do doador sobre as organizações de esquerda no Brasil. Durante algum tempo o material ficou no escritório do titular disponível para consulta aos interessados. Doado ao APERJ em 1989, foi objeto de tratamento no período subsequente ao seu ingresso na instituição. Em 1994 foi feita uma revisão da organização no sentido de padronizar a descrição arquivística e inserir suas informações na base de dados Guia de Fundos do APERJ. Por ocasião do Projeto Memórias Reveladas (novembro 2008 - junho 2009), a documentação passou por novo processamento técnico visando a adequação da descrição dos documentos à base de dados do "Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil.

Procedência

Termo de doação datado de 1994, sob o processo nº E-06/70123, autuado em 04/11/1994 e assinado no dia 9 do mesmo mês, juntamente com os acervos de Jair Ferreira de Sá e Jean Marc Von der Weid.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentos referentes à diversas organizações clandestinas de esquerda que atuaram no Brasil nas décadas de 1960 a 1980.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

A coleção foi arranjada em 32 séries, por organizações políticas e assuntos: -Ação Libertadora Nacional -Ação Popular. -Ala Vermelha. -Bipartidarismo na Ditadura. -Causa Operária. -Comandos de Libertação Nacional. Documentos para Discussão Política. -Fração Bolchevique. -Fração Operária Comunista. -Juventude Operária Católica. -Liga Operária. -Movimento pela Emancipação do Proletariado. -Movimento pela Revolução Proletária. -Movimento Revolucionário 8 de outubro. -Organização Comunista 1º de Maio. -Organização Comunista Democracia Proletária. -Organização de Combate Marxista Leninista Política Operária. -Organização Revolucionária Marxista – Política Operária. -Organização Socialista Internacionalista. -Partido Comunista Brasileiro Revolucionário. -Partido Comunista Brasileiro. -Partido Comunista do Brasil. -Partido Comunista Revolucionário. -Partido dos Trabalhadores. -Partido Operário Comunista Combate. -Partido Operário Comunista. -Partido Operário Revolucionário. -Partido Revolucionário Comunista. -Partido Revolucionário dos Trabalhadores. -União Nacional dos Estudantes. -Vanguarda Armada Revolucionária Palmares. -Vanguarda Popular Revolucionária.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • espanhol
  • francês
  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Fundo/coleção BR RJAPERJ DGB - Departamento de Ordem Política e Social do Estado da Guanabara
Fundo/coleção BR RJAPERJ MFALD - Movimento Feminino pela Anistia e Liberdades Democráticas
Fundo/coleção BR RJAPERJ DGIE - Departamento Geral de Investigações Especiais

Nota de publicação

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Guia de Coleções Particulares: Daniel Aarão Reis Filho, Jair Ferreira de Sá e Jean Marc von der Weid. Niterói: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1994, 44p.

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJAPERJ

Regras ou convenções utilizadas

Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

2012-03-09

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

Descrição realizada por Esther Kupermann em 1994 sendo revisada por Carlos Alberto Coutinho Neves de Almeida em 2009, sob a coordenação de José Edson Schümann Lima.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados