Coleção 22 - Decretos do Executivo - Período Imperial

Identificatie

referentie code

BR RJANRIO 22

Titel

Decretos do Executivo - Período Imperial

Datum(s)

  • 1808 - 1889 (Vervaardig)

Beschrijvingsniveau

Coleção

Omvang en medium

Textual(is) -sem especificação - 12 m

Context

archiefbewaarplaats

Geschiedenis van het archief

Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, ampliaram-se os atos destinados a regulamentar e disciplinar a sociedade brasileira, transformando radicalmente a estrutura político-jurídico-administrativa da colônia. Os decretos, de forma geral, determinam a observância de uma regra, cuja execução é de competência do poder executivo, com vistas a explicitar situações previstas em lei. Trata-se, portanto, de disposições normativas de execução, explicativas ou regulamentadoras.
A Constituição de 1824, em seu capítulo IV, artigo 70, determinava que toda lei, depois de promulgada, deveria ter guardado no Arquivo Público o seu original.

Com a criação do Arquivo Nacional, em 1838, efetivou-se a política de aglutinação dos atos oficiais - executivos ou legislativos - até então acumulados pelas secretarias de estado.
Esta coleção resulta da reunião dos atos oficiais emanados desse poder a partir de 1808.
O acesso aos documentos era feito por meio de consultas a um fichário. Objetivando agilizar o acesso, em 2005 foi realizada uma descrição e colocação de notação para inclusão dos dados na base Multinível. Os documentos foram numerados com a respectiva notação tendo sido omitido o "zero" correspondente a ausência de série.
Os decretos avulsos foram descritos no nível 4 e, nos casos de decretos reunidos em formato de códice os mesmos foram descritos no nível 5.

Directe bron van verwerving of overbrenging

Inhoud en structuur

Bereik en inhoud

Eleições, polícia, iluminação a gás, estradas de ferro, transportes, justiça civil e criminal, imigração e colonização, africanos escravos, índios, navegação, cabotagem, empresas jornalísticas, montepio e pensões, companhias industriais, companhia de mineração, higiene e saúde pública, hipotecas, conselho de estado, estatísticas, colônias militares, cemitérios e funerais, hospitais, assembléias legislativas, correios, telégrafos, telefones, teatro, províncias, terrenos diamantinos, promotorias, bancos e operações bancárias, câmaras municipais, segurança pública e individual, desapropriações, desembargadores, minas e minerais, tratados, instrução primária e secundária, instituições culturais, impostos, taxas e selos, escolas superiores, casas de caridade, associações comerciais e industriais, Guarda Nacional etc.

Waardering, vernietiging en slectie

Aanvullingen

Ordeningstelsel

A revisar

Organização
Assunto - Cronológica.

Voorwaarden voor toegang en gebruik

Voorwaarden voor raadpleging

Voorwaarden voor reproductie

Taal van het materiaal

  • Braziliaans Portugees

Schrift van het materiaal

Taal en schrift aantekeningen

Fysieke eigenschappen en technische eisen

Toegangen

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Seção do Poder Legislativo. Decretos do Executivo - período imperial. Rio de Janeiro, 19?? (AN/SCO, Fichários, n. 11) Nota: antigos Fichário 117, gav. 2-4, e Fichário 118, gav. 8-9. - Não impressos

GUIA Brasileiro de fontes para a história da África, da escravidão negra e do negro na sociedade atual: frente arquivística. Coord. por Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional; Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1988. 2v. (Guia de Fontes para História das Nações, 8: África, 11: Brasil) - Impressos, em livros e folhetos

Verwante materialen

Bestaan en verblifplaats van originelen

Bestaan en verblijfplaats van kopieën

Na Instituição
microfilme - - -006.0.76

Related units of description

Related descriptions

Aantekeningen

Aantekening

Responsável da descrição
Debora Pereira Crespo

Aantekening

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Alternative identifier(s)

Trefwoorden

Geografische trefwoorden

Naam ontsluitingsterm

Genre access points

Beschrijvingsbeheer

Identificatiecode van de instelling

BR RJANRIO

Toegepaste regels en/of conventies

Status

Finale

Niveau van detaillering

Geheel

Verwijdering van datering archiefvorming

Taal (talen)

  • Braziliaans Portugees

Bronnen

Voorwaarden voor raadpleging en gebruik

Related people and organizations

Related genres

Related places