Coleção J5 - Discoteca Arquivo Nacional

Área de identidad

Código de referencia

BR RJANRIO J5

Título

Discoteca Arquivo Nacional

Fecha(s)

  • s/d (Creación)

Nivel de descripción

Coleção

Volumen y soporte

Sonoro(s) -disco(s) - 1700 itens
Textual(is) sem especificação -2,24 m

Área de contexto

Institución archivística

Historia archivística

Acervo formado a partir de doações estimuladas pelo Arquivo Nacional, especialmente na gestão do diretor Raul Lima, entre os anos de 1970 e 1979. O Arquivo Nacional aproveitou a instituição do depósito legal de material fonográfico no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, lei n. 1691, de 16 de julho de 1968, para reafirmar suas preocupações com documentos sonoros produzidos pelo Governo Federal, assim como aqueles de origem particular, de valor histórico, em conformidade com o Regimento institucional de 1958 (decreto n. 44862, de 21 de novembro de 1958) e, mais adiante, com o regimento de 1975, para que tivessem a preservação como destino.
Ainda em 1970, no que diz respeito à produção privada, o Arquivo Nacional solicitou apoio de diferentes entidades atuantes na área, como a Associação Brasileira de Produtores de Fonogramas, acertando diretamente o envio ao Arquivo Nacional dos produtos das gravadoras, com o compromisso de divulgar sistematicamente as doações por meio do próprio Mensário do Arquivo Nacional (MAN), periódico em voga naqueles anos.
O Arquivo Nacional recebeu contribuições de diferentes gravadoras, como Angel, Candem, CBS, Chantecler, Companhia Brasileira de Discos, Continental, Copacabana, Discos Rosemblit, Elenco, Festa, Festas Discos, Fontana, Odeon, Phillips, Polydor, Premier, Radio Jornal do Brasil, RCA Victor, RGE, entre outras (cf. processo n. 08060.000148/2016-17).
As contribuições encaminhadas ao Arquivo Nacional, em função dessa campanha, não se limitaram aos discos, acabando-se por reunir um número significativo de partituras impressas, procedentes, especialmente, da União Brasileira de Compositores (UBC) e da Sociedade Brasileira de Autores, Compositores e Editores Musicais (SBACEM).
Esse conjunto de partituras foi objeto de análise e discussão, na década de 1980, quanto à sua compatibilidade com o que se julgava a linha de acervo institucional, predominando a visão de que era passível de avaliação, seleção e descarte (cf. Linha de acervo da Seção de Gravação de Som e Imagem do Arquivo Nacional, 1982. In: processo 08060.000148/2016-17). A listagem dessas partituras integrou o relatório de atividades da Seção de Gravação de Som e Imagem referente aos meses de agosto e setembro de 1984 (cf. processo 08060.000148/2016-17), reforçando-se, nesse relatório, a ideia de que, na sua maior parte, o conjunto não era compatível com a linha de acervo institucional. As partituras julgadas dentro da linha de acervo foram transferidas para a Seção de Arquivos Particulares (SAP) e passaram a integrar a coleção Partituras Musicais. As demais foram recomendadas à permuta, providência que não se efetivou ao longo do tempo.
Em 2016, as ditas partituras não destinadas ao descarte ou permuta foram reavaliadas pela equipe responsável pelos Documentos Sonoros, optando-se por preservá-las, incorporando-se definitivamente ao acervo.

Origen del ingreso o transferencia

Arquivo Nacional (Brasil) - 1970 - doação - 11

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Identificado

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos. Equipe de Documentos Sonoros. Partituras da Discoteca Arquivo Nacional. Rio de Janeiro, s.d. 60p. - Não impressos

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Na Instituição
Partituras Musicais -BR RJANRIO S6

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Dimensões
Documentos textuais (partituras impressas): 2039. (Aguardando decisão de áreas afins para inclusão no campo dimensões da área 1 em 11 maio 2016).

Notas

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la institución

BR RJANRIO

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Completo

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Fuentes

DOCUMENTAÇÃO musical. MAN: Mensário do Arquivo Nacional, ano 1, n. 7, p. 9-10, jul. 1970.
[Nota: Correspondência do diretor Raul Lima dirigida às empresas gravadoras de discos em 6 de julho de 1970]
-Impressos, em periódicos
DOCUMENTAÇÃO musical. MAN: Mensário do Arquivo Nacional, ano 1, n. 8, p. 8, ago. 1970.
[Nota: Carta da Associação Brasileira dos Produtores de Fonogramas em resposta à solicitação do diretor Raul Lima comprometendo-se com o envio de exemplar de obras representativas da cultura musical brasileira]
-Impressos, em periódicos
DOCUMENTAÇÃO Sonora. MAN: Mensário do Arquivo Nacional, ano 2, n. 6, p. 20, jun. 1971. -Impressos, em periódicos
SEÇÃO de Documentação Sonora. MAN: Mensário do Arquivo Nacional, ano 2, n. 4, p. 23-24, abr. 1971. -Impressos, em periódicos

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados