Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1991 - 2001 (Produção)
Nível de descrição
Fundo/Coleção
Dimensão e suporte
Filmográfico(s) -sem especificação - 3 itens
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História arquivística
Em junho de 2002, o Museu de Arte Moderna declarou-se incapaz de guardar adequadamente em suas dependências matrizes de filmes brasileiros que integravam o acervo da Cinemateca, sendo estas, então, redestinadas a outras instituições. O Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, foi uma das instituições que passou a abrigar parte do acervo, por escolha dos proprietários das matrizes, estabelecendo-se o regime de comodato como uma das formas mais comuns de regulação e formalização da entrada na instituição. Mesmo após a lei municipal n. 3.531, de 7 de abril de 2003, que declarou a Cinemateca do MAM patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro, o que fez com que a transferência de matrizes para outras instituições fosse interrompida, o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro continuou a ser procurado pelos produtores de filmes para abrigar a sua produção.
O material deu entrada em 22 de janeiro e 19 de fevereiro de 2003, sendo firmado um termo de comodato entre Eduardo Vaisman e o Arquivo Nacional na mesma data. O referido termo foi publicado no Diário Oficial da União, seção 3, ano 140, n. 41, p. 1, 26 fev. 2003, sob o título Extrato de comodato n. 12/2003. (cf. proc. n. 00320.000178/2003-DV).
O acervo foi encaminhado, originalmente, pela Cinemateca do Museu de Arte Moderna.
Procedência
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2002 - comodato - 31
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 23
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Cinemateca - 2003 - comodato - 86
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Filmes de ficção, enfocando o relacionamento afetivo entre pessoas.
Avaliação, selecão e temporalidade
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Organizado totalmente.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Sem Restrição
Observações
Pelo contrato de comodato firmado, o Arquivo Nacional acha-se autorizado a utilizar de forma integral ou parcial, sem fins comerciais, cópias das obras audiovisuais depositadas em pesquisas, eventos e exibições em suas dependências, bem como dar acesso a terceiros sob a forma de consulta (processo 00320.000054/2003-DV, f. 3).
Condiçoes de reprodução
Copyright - Eduardo Vaisman
Mediante autorização do detentor dos direitos autorais.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de pesquisa
Área de fontes relacionadas
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Outras
Filmes em 16 e 35mm.
Nota
Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Status
Final
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
Idioma(s)
- português do Brasil