Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi

Área de identificação

Identificador

ESEBMAR

Forma autorizada do nome

Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Privado - Entidade coletiva

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Av. Augusto Ruschi, nº 01 - Itaparica

Localidade

Aracruz

Região

Espírito Santo

Nome do país

Brasil

CEP

29.199-625

Telefone

55 27 98119-9292

Fax

E-mail

URL

www.ebmar.com.br

Área de descrição

Histórico

A Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi (EBMAR) foi criada em 1970, inicialmente atuando como departamento didático do Museu de Biologia Mello Leitão. Em 1983, com a doação do MBML ao Patrimônio Histórico Federal, a Estação desmembrou-se permanecendo independente do Museu.

Em 1988, ocorre sua formalização como empresa, com a criação e implantação do projeto de educação ambiental Projeto Arca de Noé, realizando parcerias nos municípios da Grande Vitória (ES) com escolas municipais e particulares, alcançando um público estimado de 70.000 (setenta mil) alunos.

De 1990 a 1992 a EBMAR atuou na implantação da Educação Ambiental no município de São Mateus (ES) e municípios do norte do Espírito Santo, recebendo um público estimado de 35.000 (trinta e cinco mil) alunos e contanto com patrocínio de empresas privadas. Ainda nesta época, apresentou na RIO-92 o Projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela parceria com a Petrobrás como principal atividade educacional apoiada pela empresa no país.

A Estação contou com o apoio de instituições públicas e privadas através de parcerias e contratos de patrocínio e apoio. Instituições de ensino como a Unicamp e a UFES, e empresas, como a Imetame Metalmecânica e a Aracruz Celulose, que são obrigadas a realizar compensação ambiental:

A Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000, institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), art. 36. Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em estudo de impacto ambiental e respectivo relatório - EIA/RIMA, o empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral. (BRASIL, 2000).

Nesses anos de atuação a promoveu atividades, no âmbito do Projeto Arca de Noé (1988-Atualidade), desenvolvidas através de aulas de campo, com caminhadas através dos ecossistemas típicos de litoral do Estado do Espírito Santo, como Floresta Atlântica de Montanha, Floresta Paludosa, Restinga, Mangue, Praia e Arrecifes Marinhos, para alunos do ensino básico ao superior.

Entre os temas de estudos trabalhados no Projeto Arca de Noé (1988-Atualidade), estão os seres vivos marinhos e ecologia; algas marinhas e suas funções ambientais; ecossistemas litorâneos: praia, costão rochoso, restinga, mangue; Floresta Atlântica; a vida e obra de Augusto Ruschi; Educação Ambiental; beija-flores; poluição e aquecimento global; geologia e plantas medicinais.

Entende-se a EBMAR como entidade produtora de documentos de arquivo, produzidos através dos projetos de educação ambiental, coordenados por André Ruschi (1956-2016), como por exemplo o Projeto Arca de Noé (1988-Atualidade), que gerou documentos como os projetos de aula e de campo, cronogramas, atividades de alunos, gravações de um documentário em fitas VHS.

Tanto Augusto Ruschi (1915-1986) quanto André Ruschi (1956-2016) foram grandes defensores da vida e da preservação do meio ambiente, tendo dedicado suas vidas e suas trajetórias científicas por esta causa. Assim como seu pai, André acreditava na educação ambiental como um agente de transformação do mundo.

As ciências são o produto da curiosidade inata de milhares de gerações, encontrando respaldo na curiosidade espontânea das crianças. O mundo moderno e suas conquistas são produtos das ciências. Cabe ao educador fundamentar a ética da vida para a utilização correta das ciências e dos recursos naturais. Fazer isto é fazer educação ambiental. (RUSCHI, [1997?]).

Atualmente a EBMAR é administrada por Gabriel Ruschi (1989-Atualidade), filho de André Ruschi (1956-2016) e neto de Augusto Ruschi (1915-1986), tendo como principal desafio dar continuidade ao atendimento ao público num contexto de novas oportunidades para exploração e valorização do patrimônio documental.

Considerando os aspectos institucionais a EBMAR está, no tempo, para além dos intervalos de vida dos seus fundadores, sendo, assim detentora de um fundo aberto e de uma lógica de produção ligada com as atividades no campo da ciência e da educação.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

Resgatar, preservar e divulgar a memória e obra dos cientistas capixabas André Ruschi e Augusto Ruschi (Patrono Nacional da Ecologia, Lei no 8.917/1994); Promover e executar programas de educação ambiental que objetivam a conscientização das comunidades de forma a propiciar a reflexão, o debate, a transformação de valores, ideias e posicionamentos frente à preservação e conservação do Meio Ambiente, inclusive em Unidades de Conservação já existentes; Fomentar a criação de Unidades de Conservação e a defesa de espécimes ameaçadas; Promover e desenvolver programas de capacitação nas áreas educacional e socioambiental que objetivam formar agentes multiplicadores; Promover, executar e apoiar programas e ações concretas de conservação, preservação, gestão e recuperação ambiental. Promover e estabelecer estudos e atividades visando a implantação de técnicas e diretrizes para defesa, preservação e conservação do Meio Ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável compatíveis com a utilização racional dos recursos naturais de forma a garantir a qualidade de vida da população; Promover estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos. Promover, produzir, editar, divulgar e distribuir publicações em geral, jornais, revistas, livros e audiovisuais sobre assuntos de interesse ambiental em geral e ações ambientais em particular, em defesa da Ecologia, do Meio Ambiente, dos Povos Indígenas e da Qualidade de Vida; Promover na esfera administrativa e junto ao Ministério Público e Poder do Judiciário a defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio ambiental e ecológico sob todos os seus aspectos, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos, inclusive dos povos indígenas; Estimular a parceria, o diálogo local e solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns; Promover ações de ecoturismo em sua sede; Participar de conselhos, comissões e quaisquer órgãos colegiados voltados à criação e Implementação de políticas públicas ambientais e; Prestar serviços a terceiros, dentro de seu campo de atuação.

Estrutura administrativa

Vinculação Administrativa: Associação de direito privado

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O Acervo da Estação Biologia Marinha Augusto Ruschi - EBMAR (1915-2016) foi constituído pelos documentos de Augusto Ruschi (1915-1986) e de André Ruschi (1956-2016), sendo este por muitos anos o detentor dos direitos da obra intelectual do pai e herdeiro de parte considerável do patrimônio documental familiar. Integrado também por registros produzidos pelos projetos de educação ambiental realizados pela EBMAR (1970-atualidade), dirigida por André e marcada pelo Projeto Arca de Noé (1988-atualidade). Atualmente a EBMAR e seu acervo estão sob a gestão de Gabriel Ruschi, filho de André. O acervo é composto por cerca de 5.000 (cinco mil) metros lineares em documento em papel, cerca de 50.000 (cinquenta mil) materiais iconográficos, entre eles slide, fotografia, negativo fotográfico e ilustração, CD e VHS, moedas e cédulas, troféus, medalhas e objetos pessoais de Augusto Ruschi tais como carteiras, pastas de couro e instrumentos de trabalho.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

Condição de acesso e uso

Mediante agendamento.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR ESEBMAR

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Av. Augusto Ruschi, nº 01 - Itaparica
Aracruz, Espírito Santo
BR 29.199-625