Coleção PQ - Família Bicalho

Área de identidad

Código de referencia

BR RJANRIO PQ

Título

Família Bicalho

Fecha(s)

  • 1780 - 1947 (Creación)

Nivel de descripción

Coleção

Volumen y soporte

Cartográfico(s) -gráfico(s) - 18 item(ns)
Cartográfico(s) -mapa(s) - 23 item(ns)
Cartográfico(s) -perfil(is) - 25 item(ns)
Cartográfico(s) -planta(s) - 7 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 119 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 0,65 m

Área de contexto

Nombre del productor

(1847 - 1919)

Historia biográfica

Francisco de Paula Bicalho nasceu a 18 de julho de 1847, em São João del Rei, em Minas Gerais, e faleceu em 1919. Bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas e engenheiro civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro, em 1871, foi diretor técnico da Comissão Fiscal e Administrativa das Obras do Porto do Rio de Janeiro (1903-1911), cargo em que se aposentou. Ocupou também importantes cargos na Estrada de Ferro Dom Pedro II e na Empresa de Obras e Abastecimento de Água do Rio de Janeiro, no período de 1871 a 1911. Foi ainda, diretor da The Leopoldina Railway Co. Ltd. (1898) e consultor técnico da Compagnie Française du Port de Rio Grande do Sul (1911-1919).

Nombre del productor

(s/d)

Historia biográfica

Institución archivística

Historia archivística

A coleção Família Bicalho foi constituída em decorrência da exposição comemorativa do centenário de nascimento de Francisco de Paula Bicalho, realizada no Arquivo Nacional em 18 de julho de 1947.
Quando da exposição, na Seção de Arquivos Particulares só permaneceram os documentos originais dos ascendentes e do próprio Francisco, enquanto que os documentos públicos retornaram aos seus fundos de origem e outra parcela do acervo foi devolvida à família.
Em 1996, por ocasião de uma outra exposição, a família emprestou alguns documentos que foram doados, em 16 de outubro, por Marcos Pimentel (cf. proc. 08060.001271/1996-51). A coleção havia recebido, anteriormente, o código 63 CP 21.
Em outubro de 2011, o Arquivo Nacional foi contatado por membros da família para uma nova remessa de documentos, doação que se efetivou em 11 de abril de 2012, com assinatura de termo de doação, cujo extrato foi publicado no Diário Oficial da União, Seção 3, p. 91, de 10 de maio do referido ano, sendo doadora Margarida de Magalhães Bastos Oswald.

Origen del ingreso o transferencia

Oswald, Margarida de Magalhães Bastos - 2012 - doação - 2
Pimentel, Marcos - 1996 - doação - 21

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Reúne documentos referentes aos ascendentes de Francisco Bicalho tais como: certificados de Antônio Dias Bicalho (1780); ofícios, balancetes e certificado referentes a Joaquim Dias Bicalho (1834-1848); certidões de batismo de Honório e de Francisco Bicalho (1847); árvore genealógica da família; códices de decretos judiciários referentes a estradas, pontes, canais etc. (1836-1894) e códices com originais de trabalhos técnicos do engenheiro Francisco Bicalho.
Documentos cartográficos referentes ao Porto do Rio Grande e à Lagoa dos Portos (RS). Fotografias referentes às obras de canalização do rio São Pedro, de abastecimento de água do Rio de Janeiro, acampamento de trabalhadores e retratos de Honório Bicalho.
Correspondência, diplomas, árvores genealógicas, recibos, álbuns de recortes de jornais e fotografias de família, documentos que, em boa parte, compuseram a exposição realizada em 1947 em comemoração do centenário de nascimento de Francisco Bicalho.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Organizado parcialmente

Organização
Assunto, cronológica, alfanumérica, procedência.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Catálogo de documentos cartográficos dos fundos privados: Afonso Pena Júnior e outros. Rio de Janeiro, 2000. dat. - Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Catálogo dos doc. ico. dos fundos Afonso Pena, Afonso Pena Júnior, Antônio Ferreira Viana, Barão Homem de Melo, Duque de Caxias, Família Bicalho, Família Lobo Leite Pereira, Família Vieira Tosta, Família Werneck, Floriano Peixoto, Henrique Oswald, Luís Gastão d´ Escragnolle Dória, Paulo de Assis Ribeiro, Percival Farquhar, Plínio Doyle, Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão, Prudente de Morais e Virgílio Várzea. Rio de Janeiro, 1998. 291 p. dat. (AN/SCO/CODAC/SDI 4) - Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Catálogo dos documentos cartográficos do fundo privado Família Bicalho. Rio de Janeiro, 2000. (AN/SCO/CODAC/SDC 12) - Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Catálogo dos documentos cartográficos dos fundos privados Afonso Pena, Afonso Pena Júnior, Deoclécio Leite de Macedo, Família Bicalho, Família Pires de Carvalho e Albuquerque, Família Werneck, Federação Bras. pelo Progresso Feminino, Floriano Peixoto, Góes Monteiro, Item Documental, Joaquim C. da Silva, Luis Mendes da Silva, Milton de Mendonça Teixeira, Orlando Guerreiro de Castro, Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão, Virgílio Várzea. Rio de Janeiro, 2008. 56 p. - Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação de Documentos Escritos. Equipe de Documentos Privados. Família Bicalho. In: __________. Inventário das coleções. Rio de Janeiro, 2005, p. 278-293. dig. (AN/SCO/SDP 064, v. 1) - Não impressos

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Dimensões
Documentos cartográficos sem especificação correspondem a 18 gráficos.

Notas

Variações de título
Família Francisco Bicalho

Notas

Outras
Por ocasião da doação de 2012, o acervo teria sido acrescido de 0,63 m de documentos textuais e 336 documentos iconográficos em p&b (aguardando confirmação das equipes, inclusive quanto à data de produção para inclusão no campo específico: 22 de maio de 2012).

Notas

Responsável da descrição
Carlos Alfredo Linhares Fábio

Notas

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR RJANRIO

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Completo

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Crédito
Equipe de Documentos Iconográficos: Maria Lúcia Cerutti Miguel, Nilda Sampaio Barbosa Sobrosa e Sérgio Lima.

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados