Fundo/Coleção QJ - Família Henrique Oswald

Área de identidad

Código de referencia

BR RJANRIO QJ

Título

Família Henrique Oswald

Fecha(s)

  • 1867 - 1939 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo/Coleção

Volumen y soporte

Iconográfico(s) -fotografia(s) - 237 item(ns)
Iconográfico(s) -ilustração(ões) - 3 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 4,9 m

Área de contexto

Nombre del productor

(1882 - 1972)

Historia biográfica

Carlos Oswald, filho de Henrique Oswald, nasceu em Florença (Itália), em 1882 e faleceu no Rio de Janeiro, em 1972. Estudou Física e Matemática no Instituto Galilei (Florença), em 1897. Iniciou seus estudos de pintura com Eduardo Geel, ingressando na Escola de Belas Artes de Florença, onde recebeu orientação de Victório Corcas, Francisco Cioli e Domenico Trentacorte. De 1906 a 1913, aperfeiçoou sua técnica em gravura, viajando pela Europa. Considerado o iniciador da gravura artística no Brasil, retornou ao país, tendo lecionado a cadeira de gravura e desenho no Liceu de Artes e Ofícios, na Fundação Getúlio Vargas e na Biblioteca Nacional (RJ). Foi orientador de grandes nomes da gravura contemporânea. Paralelamente ao trabalho de gravador que o consagrou, realizou uma grande produção pictórica.

Nombre del productor

(1918 - 1965)

Historia biográfica

Henrique Carlos Bicalho Oswald, filho de Carlos Oswald, nasceu no Rio de Janeiro, em 1918, falecendo na mesma cidade, em 1965. Foi casado com Jacira de Carvalho Oswald, também artista plástica e livre-docente da Escola de Belas Artes da Bahia. Gravador e pintor, recebeu orientação na técnica de gravura em metal no Liceu de Artes e Ofícios (RJ). Estudou em Paris com Friedlaender, em 1958. Foi professor da cadeira de gravura da Escola de Arte da Universidade Federal da Bahia.

Nombre del productor

(1852 - 1931)

Historia biográfica

Este fundo reúne documentos produzidos e acumulados por Henrique José Pedro Maria Carlos Luís Oswald, que nasceu no Rio de Janeiro a 14 de abril de 1852 e faleceu na mesma cidade, a 9 de junho de 1931. Morou na Itália, tendo sido professor e compositor apreciado e premiado. Foi nomeado, por Campos Sales, chanceler do Brasil no Consulado de Havre, em 1900. Foi diretor do Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, de 1903 a 1931, exceto no período de 1907-1910. A partir de 1924, deixou de tocar em público. Recebeu diversas honrarias e cargos honoríficos. Dentre as suas obras temos, para teatro: "La Croce d'oro"- 3 atos (1872) e "Le fate"- 2 atos (1902); para grande orquestra: "Sinfonieta" (1910) e "Prelúdio e fuga em ré menor", para canto, "Ofélia", "Minha estrela", "Cantão boêmia" e outras.

Institución archivística

Historia archivística

Documentos adquiridos, parte por compra e parte por doação, ingressando no Arquivo Nacional em 1932, 1934 e 1943. O acervo recebeu anteriormente o código AP 30.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Recortes de jornais de diversos países com entrevistas e críticas da vida artística de Henrique Oswald e ainda sobre a vida privada e artística de Alfred Oswald (filho). Correspondência nacional e estrangeira com elogios ao maestro e sua obra. Destacam-se o decreto do presidente Rodrigues Alves nomeando-o titular diretor do Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, um telegrama de Alberto Nepomuceno referente à posse do cargo de diretor, fotografias da família e outras partituras, algumas inéditas (maior parte do acervo), destacando-se: "Sinfonia Op. 43", "Concerto para piano e orquestra Op. 10", "Missa a 4 vozes", "Sonata para violino e piano Op. 36", "Quarteto para piano, violino, viola, violoncelo, Op. 26", "Prelúdio e fuga para órgão n. 5", "Prelúdio e fuga para orquestra", "Noturno Op. 6-n. 2 para orquestra", "Ofélia il gênio della floresta" para orquestra, a marcha militar "A República" e outras. Fotografias de Henrique Oswald.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Organizado parcialmente

Organização
Cronológica, espécie/tipo, assunto e alfanumérica.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Catálogo dos doc. ico. dos fundos Afonso Pena, Afonso Pena Júnior, Antônio Ferreira Viana, Barão Homem de Melo, Duque de Caxias, Família Bicalho, Família Lobo Leite Pereira, Família Vieira Tosta, Família Werneck, Floriano Peixoto, Henrique Oswald, Luís Gastão d´ Escragnolle Dória, Paulo de Assis Ribeiro, Percival Farquhar, Plínio Doyle, Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão, Prudente de Morais e Virgílio Várzea. Rio de Janeiro, 1998. 291 p. dat. (AN/SCO/CODAC/SDI 4) - Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Relação de caixas do fundo Família Henrique Oswald. Rio de Janeiro, 1984, 21 p. dat. - Não impressos

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Na Instituição
microfilme - -Rolo 013.0.76

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Outras
Em microfilme, apenas: Missa a 4 vozes, com acompanhamento de órgão e orquestra de cordas - partitura. 22 p.

Notas

Responsável da descrição
Debora Pereira Crespo

Notas

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la institución

BR RJANRIO

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Final

Nivel de detalle

Completo

Fechas de creación revisión eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Fuentes

Nota del archivista

Crédito
Equipe de Documentos Iconográficos: Maria Lúcia Cerutti Miguel, Nilda Sampaio Barbosa Sobrosa e Sérgio Lima.

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Tipos relacionados

Lugares relacionados