Fundo/Coleção PV - Família Oliveira Barbosa

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO PV

Título

Família Oliveira Barbosa

Data(s)

  • 1750 - 1869 (Produção)

Nível de descrição

Fundo/Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 0,17 m

Área de contextualização

Nome do produtor

(1753 - 1844)

Biografia

José de Oliveira Barbosa, barão do Passeio Público e visconde do Rio Comprido, nasceu no Rio de Janeiro, em 1753 e faleceu em 1844. Brigadeiro graduado dos exércitos reais (1809), foi governador e capitão-general do Reino de Angola (1809-1816), vogal do Conselho Supremo Militar (1818), ministro e secretário de Estado dos Negócios da Guerra (1823), além de exercer diversos postos militares da Artilharia. Recebeu os graus de cavaleiro e comendador da Ordem de São Bento de Avis e o foro de fidalgo cavaleiro da Casa Real.

Nome do produtor

(1803 - 1898)

Biografia

José Tomás de Oliveira Barbosa, seguiu carreira militar na Infantaria. Foi alferes (1810), tenente (1813), ajudante de ordens do governador (1813) e capitão (1814) do Regimento de Infantaria de Linha do Reino de Angola. Fidalgo cavaleiro da Casa Real desde 1810, foi nomeado em 1840 para o Arquivo Público do Império e para oficial maior desta instituição, em 1841. Foi reformado em 1851 como capitão, por se encontrar impossibilitado de continuar em serviço.

Entidade custodiadora

História arquivística

O fundo doado em 11 de junho de 1883 ao Arquivo Público do Império por José Tomás de Oliveira Barbosa, formado por documentos acumulados pelo doador e por seu pai, possuía, até a década de 1980, uma listagem sumária de identificação ordenada cronologicamente e recebeu o código AP 3. Em 1884 foi doado e incorporado ao acervo um caderno com cálculos e observações astronômicas feitas pelo astrônomo e geógrafo português Francisco de Oliveira Barbosa. Em 1989 a equipe formada por Georgina Koifman, Luciene Campos Lima e Iranice de Melo Santos, com a colaboração técnica de José Gabriel da Costa Pinto, organizou o acervo em 2 grupos: documentos relativos a José de Oliveira Barbosa e documentos relativos a José Tomás de Oliveira Barbosa. Na década de 1990, recebeu o atual código PV, mas manteve-se o mesmo instrumento.
Em 2015 procedeu-se ao acondicionamento físico do acervo em caixa de papelão com qualidade de preservação. O presente instrumento, resultado desse trabalho, consolidou a estrutura do arranjo em séries e procedeu a ajustes e acréscimos na ordenação cronológica e nas descrições existentes. Ao final do instrumento acha-se disponível uma tabela de equivalência que faz a correlação entre a descrição anterior e a atual.

Procedência

Barbosa, José Tomás de Oliveira - 1883 - doação - 1

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Alvarás, anotações, atestados, avisos, cartas imperiais, cartas de padrão, cartas patentes, cartas régias, certidões, decretos, ofícios, portarias, públicas-formas, requerimentos e recibos referentes às concessões de títulos de nobreza e à evolução da vida pública e da carreira militar dos titulares. Alguns são acompanhados de selos.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado totalmente

Organização
Assunto, cronológica, espécie/tipo. Dividido em duas séries: José Tomás de Oliveira Barbosa (JTO) e Visconde do Rio Comprido (VRC).

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Relação de documentos por espécie do fundo Família Oliveira Barbosa. Rio de Janeiro, s.d. 17 p. dat. - Não impressos
GUIA Brasileiro de fontes para a história da África, da escravidão negra e do negro na sociedade atual: frente arquivística. Coord. por Arquivo Nacional. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional; Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1988. 2v. (Guia de Fontes para História das Nações, 8: África, 11: Brasil) - Impressos, em livros e folhetos

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Variações de título
José de Oliveira Barbosa

Nota

Responsável da descrição
Debora Pereira Crespo

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Nota do arquivista

Crédito
Georgina Koifman, Luciene Campos Lima e Iranice de Melo Santos, com a colaboração técnica de José Gabriel da Costa Pinto.

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados