Coleção RP - Família Pacheco da Silva

Área de identificação

Código de referência

BR RJANRIO RP

Título

Família Pacheco da Silva

Data(s)

  • 1847 - 1895 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Textual(is) -sem especificação - 0,05 m

Área de contextualização

Entidade custodiadora

História arquivística

Este coleção reúne documentos produzidos e acumulados por Manuel Pacheco da Silva, Manuel Pacheco da Silva Júnior, Eduardo Pacheco da Silva e Rosalina Pacheco da Silva.
Manuel Pacheco da Silva recebeu o título de Barão de Pacheco (1887), nasceu no Rio de Janeiro em 1812 e faleceu, também no Rio de Janeiro, em 1889. Foi delegado do 3º Distrito de Instrução Primária e Secundária da Corte (1854), diretor da Instrução Primária e Secundária do Município da Corte (1855), oficial da Ordem da Rosa (1855), membro da Junta Central de Higiene Pública (1855) e aio dos netos de D. Pedro II.
Manuel Pacheco da Silva Júnior, nascido no Rio de Janeiro, em 1842 e falecido em Niterói, em 1899, dedicou-se ao magistério, tendo lecionado inglês no Liceu de Artes e Ofícios. Foi nomeado lente de Português e História Literária do Colégio Pedro II e escreveu várias obras: \"Novo método fácil e prático para aprender a língua inglesa\" (2ª edição-1876), \"Estudo da língua vernácula\" (1877), \"Gramática literária da língua portuguesa\" (1879), \"Dicionário etimológico da língua portuguesa\" (1877), \"Noções de gramática portuguesa\" (1887), \"Noções de análise gramatical\" (escrito com o professor Boscoli), \"Dicionário gramatical\", \"O Colégio Pedro II\" (1880), \"Sintaxe\" e \"Prontuário do escritor português\".
Eduardo Pacheco da Silva foi bacharel em Letras (1864), membro de diversas agremiações, entre as quais a Comissão de Botânica e Zoologia (1864) e a Sociedade Brasileira de Ensaios Literários (1866). Foi despachante de empresas estrangeiras e despachante geral da Alfândega do Rio de Janeiro (1876).

Procedência

Esta coleção recebeu anteriormente o código 45 CP 15.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentos relativos a Manuel Pacheco da Silva (barão de Pacheco), como decretos de nomeação para membro diretor da Instrução Primária e Secundária do município da Corte, para oficial da Ordem da Rosa, membro da Junta Central de Higiene Pública, delegado do 3º Distrito da Instrução Primária e Secundária, ofícios de nomeação para aio dos netos do Imperador (1872).
Documentos relativos a Eduardo Pacheco Silva, como diplomas de bacharel em Letras pelo Imperial Colégio Pedro II e de reconhecimento como membro de várias associações e sociedades, como a Associação Protetora da Instrução e a Imperial Sociedade Auxiliadora das Artes Mecânicas e Liberais e Beneficentes. Portarias de nomeação, atestado de bom comportamento, títulos de caixeiro e despachante da Alfândega. Correspondência.

Avaliação, selecão e temporalidade

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Organizado totalmente

Organização
Assunto.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de pesquisa

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação de Documentos Escritos. Equipe de Documentos Privados. Família Pacheco da Silva. In: _____. Inventário das coleções. Rio de Janeiro, 2005, p. 314-322. (AN/SCO/SDP 064, v. 1) - Não impressos
ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Inventário das coleções da Seção de Documentos Privados. Vol. I. Rio de Janeiro, 1990, p. 109-114, dat - Não impressos

Área de fontes relacionadas

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

Responsável da descrição
Debora Pereira Crespo

Nota

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados