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Descripción archivística
Sólo las descripciones de nivel superior Arquivo Público do Estado do Ceará
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Secretaria de Segurança Pública

  • BR CEAPEC SSP
  • Fundo/Coleção
  • 1974-1979

O fundo é composto pelas seguintes tipologias documentais: Comunicado interno, Correspondências, Curriculum Vitae, Ficha de Identificação, Ordem de Serviço, Plano de Operação, Plano de Viagem, Relação de Bancos, Requisição de Material e Sindicância. Esses documentos estão todos organizados em séries.

Dado não disponível

Delegacia de Ordem Política e Social do Ceará

  • BR CEAPEC DCE
  • Fundo/Coleção
  • 1963-1987

DOPS: prontuários individuais, encaminhamentos, informações, relatórios, requerimentos. Polícia Militar: comunicados gerais, informes gerais, pesquisas eleitorais, pedidos de buscas de estrangeiros. Serviço Estadual de Informação (SEI): Ofícios de comandantes de IPM, solicitação de informações, demissões de servidores federais no Ceará, relatórios de agentes de Polícia, informes confidenciais, cartas-denúncia, boletins diários.
Os prontuários nominais correspondem às pastas referentes às pessoas que tiveram sua vida política e social rastreada pelo DOPS e militavam em sindicatos, igrejas, partidos políticos, organizações de esquerda, clubes, movimento estudantil secundarista e universitário, partido comunista e dissidências, ligas camponesas.
O acervo contém, além dos documentos textuais datilografados e manuscritos, documentos iconográficos e 312 exemplares do jornal Tribuna da Luta Operária (1892-1987), panfletos e boletins.
Embora haja referências ao funcionamento da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) no Ceará desde 1937, quando, além de vigiar os cidadãos suspeitos de militarem no Partido Comunista e os camisas-verdes (integralistas), reprimia a mendicância nas ruas de Fortaleza, a documentação até agora identificada sobre as suas atividades no Ceará cobrem o período de 1963 a 1985.

Delegacia de Ordem Política e Social (Ceará)

Virgílio Távora

  • BR CEAPEC VT
  • Fundo/Coleção
  • 1912-1992

O conjunto documental reúne correspondências, recortes de jornais, fontes administrativas e contábeis, projetos, documentos pessoais, agendas e notas, produção intelectual, registros militares, mapas e cartazes políticos, diplomas, certificados, proclamações e muitos outros tipos de documentos como discos, fitas cassetes, medalhas e etc.

Távora, Virgílio

Serviço Estadual de Informação

  • BR CEAPEC SEI
  • Fundo/Coleção
  • 1973-1983

O fundo documental é composto por, sondagens de opinião, relatórios de diligência, relatórios de viagem, encaminhamentos, pedidos de busca, correspondências, informes, sinopses informativas e alguns documentos diversos. Totalizando 2,24 metros lineares, que estão divididos em 9 séries e que se encontram alocados em 16 caixas arquivos.

Serviço Estadual de Informações (CE)