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Sindicato Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador do Município do Rio de Janeiro

  • BR RJSINPACACAMRJ SINPACACAMRJ
  • Fundo/Coleção
  • 1905 - 2000

Fotos de cidades brasileiras (principalmente capitais); foto registrando comemoração no sindicato (sem identificação); fotos dos presidentes do sindicato; livros de ponto das mensalidades; livros de presenças; livro de receita; livro de índice do arquivo; atas de reunião de diretoria; ata de posse de diretoria; atas de assembléias gerais; indicador de matrícula por ordem; livro de contas correntes; livro de despesas; livros de contas de encarregados; ata de presença a diversas solenidades; propostas de admissão; protocolo de correspondência; livros de associados falecidos; livro de ouro; recibos de salários; prestação de contas; livros de matrícula de associados; livros de desconto de verbas destinadas à construção do prédio; índices de associados; livro de quitação mensal, livro de associados aposentados; livro de movimentação bancária; livro de listagem de associados; livro de dependentes e associados; livro do hospital / atendimento médico; livros de turmas de trabalhadores; livro diário; livro de pagamentos de associados; livro fiscal; livro de medicamentos; livro de conta corrente de assistência médica; livro do Departamento de Assistência Social; livro de anotações de acidentes; mapa de movimento diário de mercadorias e fichas com fotos de associados.

Sindicato Avulso em Capatazias e Arrumadores no Comércio Armazenador do Município do Rio de Janeiro

Liceu Literário Português

  • BR RJLLP LLP
  • Fundo/Coleção
  • 1869 - 2006

Livros de Atas da Diretoria (1888, 1923-1976); livros de Atas do Conselho Deliberativo (1881-1918, 1929-1957); livros de Atas de Assembléias Gerais (1892-1924, 1927-1929); livro de Presença em Assembléias Gerais (1885-1927, 1927-1962); livro de Presença em reuniões do Conselho Deliberativo (1929-1964); livro de Presença em Sessões Solenes (1914-1924); Registro Geral de Sócios (1869-1892); livro de fichas de Sócios (fotografias de sócios beneméritos, honorários, contribuintes e remidos); livro de Sócios Honorários (1872-1929); livro de Sócios Remidos (1872-1907); livro de Sócios Beneméritos (1870-1922); livro de Sócios não-contribuintes (1868-1923); Termos de Posse do Corpo Docente (1917-1956); livros Caixa (1924-1943, 1942-1964); livros Diário (1927-1941, 1943-1944, 1944-1949, 1950-1952, 1952-1954, 1955- 1958, 1958-1964, 1964-1966, 1966-1968); livros de Balanços Gerais de Contas e Relatórios das Atividades e Acontecimentos (1964-1968, 1989-1992); Relatório apresentado à Assembléia Geral (1959); livro Copiador de Ofícios (1889-1916); Correspondências expedidas (1958-1960); livro de atas da Comissão Executiva do Centenário (1967-1968); livro de Atas do Instituto Luso–Brasileiro de Folclore do Liceu Literário Português (1955-1961); livros de recortes de jornais acerca do Liceu Literário Português (1923-1924, 1933-1935); Documentos avulsos diversos (1928); Na Ponta da Língua (Revista, 2000-2005, vários exemplares); Confluência (Revista, 1991-2006, vários exemplares); Liceu Literário Português: 100 anos de vida à serviço do ensino e da cultura (livro,1968); Três Épocas: um pouco da história do Liceu Literário Português (livro, 1956); Liceu Literário Português: solenidades comemorativas do 84º aniversário (livro,1952); livro de Matrícula de Sócio Contribuinte (maio de 1929 a novembro de 1929); livro com Modelo de Diplomas de Sócio Benemérito e Honorário do Liceu; livro de Sessões Comemorativas do Liceu (fotos com grupo de professores, diretoria e alunos no 47º aniversário da instituição – 1915); Livro de Medalhas Filantrópicos. Liga Monarchica D Manuel II: Livro de Atas do Conselho Deliberativo da Liga Monarchica D Manuel II (junho de 1930/ julho de 1938); Livro de atas da Diretoria de Liga Monárquica D. Manuel II (1934-1938).

Liceu Literário Português

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa

  • BR RJIHGB ACP55
  • Fundo/Coleção
  • 1840 a 1941

O fundo reúne cartas, telegramas, cartões, ofícios, pareceres, laudos, artigos, notas, recibos, despachos, entrevistas, manifestos, convites, discursos, trabalhos, recortes de jornais, diplomas, títulos e material iconográfico acumulados pelo titular.

Pessoa, Epitácio Lindolfo da Silva

Assessoria de Segurança e Informações da Universidade Federal Fluminense

  • BR RJUFF ASI
  • Fundo/Coleção
  • 1960 - 1988

Abreviaturas, códigos, ação educativa, anistia, controle de viagens, tóxicos, palestras e seminários sobre os negros no Brasil, partidos políticos, saúde escolar, tecnologia no Brasil, Sindicato dos Metalúrgicos, União Nacional dos Estudantes (UNE), diretórios acadêmicos, eleições na Universidade, reintegração de punidos pela Revolução, prédios do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), proibição de livros contra a moral, pensamentos e ações dos discentes, Ato Institucional n. 5, candidatos ao Curso Superior de Guerra, disciplina Estudo dos Problemas Brasileiros, carta aberta contra à Ditadura, cantores proibidos de participarem de shows na universidade etc.

Universidade Federal Fluminense. Assessoria de Segurança e Informações

Helena Bronca

  • BR RSAHRS HB
  • Fundo/Coleção
  • 1976 - 2002

Documentação particular resultante da luta para descobrir o paradeiro do corpo de José Huberto Bronca. Integram essa documentação: correspondências (textuais e manuscritas), relatórios, informes, poemas, fotos, recortes de revistas e recortes de jornais

Bronca, Helena

Acervo Particular Sinara Fajardo

  • BR RSAHRS SSQ
  • Fundo/Coleção
  • 1989 - 1993

Encontram-se documentos do tipo: Inquéritos Policiais Militar: Compostos por Termo de Declarações, ocorrências, ofícios, depoimentos, resoluções, entre outros, que compõem que comprovam os abusos contra os cidadãos e a democracia cometidos por policiais militares. Além dos abusos, em alguns inquéritos, sobretudo o instaurado na cidade de Pelotas, consta a formação de um novo tipo de policial militar – que não concordava com a formação com resquícios da época do período autoritário – e, não são bem vistos pela corporação (sendo referidos como “subversivos”) e acabam sofrendo atentado de vida. • Depoimentos produzidos pela CPI da Espionagem Política: Diferentes testemunhas utilizadas como prova para constar nos autos da CPI. • Relatório e Pareceres: Feitos pela CPI de modo a prestar contas sobre o andamento desta. Nesses documentos são detalhados os esquemas de alegações que a CPI da Espionagem Política fazia, inclusive constando gráficos mostrando a quantidade de documentação produzida por órgãos públicos quanto a perseguição e informação aos movimentos sociais (quais e a quantidade de informação de cada um), atividades partidárias (da mesma forma, quais e a quantidade de informação sobre cada um) e outros, e também quanto ao ano. • Correspondência Expedida: Cartas enviadas onde constam informações sobre solicitação desde apoio à sociedade civil e entidades públicas para a criação da CPI da Espionagem Política. Há pedidos de documentos (ordens, informes Inquéritos Policiais, entre outros) mandados para a SCI, polícia civil, polícia militar. • Correspondência Recebida: Conjunto de cartas com as respostas as solicitações de pedido de apoio, pedido de informações e também quanto a solicitação de envio de documentos. • Esquemas de Ação: Manuscritos que compõem de forma precisa de que maneira os membros da CPI da Espionagem Política pensaram na montagem da Comissão, perguntas aos depoentes, seleção de documentos a apresentar, entre outros que configuram a estratégia de ação pretendida pela CPI. • Cartilhas: Documentos que foram produzidos para a formação de policiais militares no período ditatorial e no período democrático, cartilha de treinamento utilizado pela Escola do Panamá, histórico sobre a atuação da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, como operava a Secretaria de Segurança Pública, entre outros. • Recorte de Jornais: De modo que se acompanha a repercussão que a CPI da Espionagem Política teve no debate público.

Fajardo, Sinara Porto

Família Antônio Felizardo Cupertino do Amaral

  • BR RJANRIO OY
  • Fundo/Coleção
  • 1782 - 1906

Anotações sobre legislação e Direito Civil, correspondência, prontuário do Código Civil, cópia dos livros de notas do 2º tabelião da vila de São Francisco Xavier de Itaguaí, impressos do Código Civil e da sinopse da legislação brasileira pertencentes a Antônio Felizardo Cupertino do Amaral e suas nomeações e exonerações para cargos públicos, como amanuense da Secretaria de Estado dos Negócios do Império, Secretaria da Província do Ceará e outros. Reúne, ainda, atestados escolares, correspondência, salvo-condutos, certidões e nomeação para cavaleiro da Real Ordem Militar Portuguesa de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, pertencentes a seu pai, Antônio José Cupertino do Amaral.

Dado não disponível 1

Familia Antônio Henrique Leal

  • BR RJANRIO P0
  • Fundo/Coleção
  • 1821 - 1881

Artigos, poesias e anotações sobre regulamentos, fornecimento de material, disciplinas escolares, normas e diretrizes referentes ao período em que Antônio Henrique Leal exerceu a reitoria do Internato do Colégio Pedro II. Projetos, atas e correspondência, pertencentes a seu filho, Hugo Leal, referentes ao Clube Republicano do 2º distrito eleitoral, no município neutro.

Dado não disponível 1

Família Belford

  • BR RJANRIO PO
  • Fundo/Coleção
  • 1910 - 1916

Publicação, impresso, resumos, extratos de documentos e certidões referentes à genealogia e ao reconhecimento da qualidade de príncipe para Sebastião Gomes da Silva Belford (alguns documentos em francês), carta do príncipe de Belford solicitando ao Arquivo Nacional o arquivamento de documentos referentes à sua família.

Belford, Sebastião Gomes da Silva

Família Henrique Oswald

  • BR RJANRIO QJ
  • Fundo/Coleção
  • 1867 - 1939

Recortes de jornais de diversos países com entrevistas e críticas da vida artística de Henrique Oswald e ainda sobre a vida privada e artística de Alfred Oswald (filho). Correspondência nacional e estrangeira com elogios ao maestro e sua obra. Destacam-se o decreto do presidente Rodrigues Alves nomeando-o titular diretor do Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, um telegrama de Alberto Nepomuceno referente à posse do cargo de diretor, fotografias da família e outras partituras, algumas inéditas (maior parte do acervo), destacando-se: "Sinfonia Op. 43", "Concerto para piano e orquestra Op. 10", "Missa a 4 vozes", "Sonata para violino e piano Op. 36", "Quarteto para piano, violino, viola, violoncelo, Op. 26", "Prelúdio e fuga para órgão n. 5", "Prelúdio e fuga para orquestra", "Noturno Op. 6-n. 2 para orquestra", "Ofélia il gênio della floresta" para orquestra, a marcha militar "A República" e outras. Fotografias de Henrique Oswald.

Oswald, Carlos

Família Holanda Cavalcante de Albuquerque

  • BR RJANRIO PR
  • Fundo/Coleção
  • 1826 - 1904

Correspondência recebida por Antônio Francisco de Paula e Holanda Cavalcante de Albuquerque, Luís Holanda Cavalcante de Albuquerque e Manuel Artur de Holanda Cavalcante de Albuquerque. Certidão de venda de escravo. Relação de detentos a ser bem julgados. Relação de presos transferidos para a cidade de Niterói. Relação de cidadãos multados. Relação de bens. Relação de mandados para notificação de jurados. Mandados de prisão, etc.

Albuquerque, Antônio Francisco de Paula e Holanda Cavalcanti

Família Rodrigo Otávio de Oliveira Meneses

  • BR RJANRIO SJ
  • Fundo/Coleção
  • 1877 - 1965

Correspondência, impressos, relatórios, recibos, pareceres, relações de terrenos, relações dos colonos russos, processos referentes à colonização russo-alemã no estado do Paraná, quando Rodrigo Otávio de Oliveira Meneses era presidente da província. Livros de causas, livros contábeis, caderno de custas referentes às atividades de Rodrigo Otávio de Langgaard de Meneses e de Rodrigo Otávio de Langgaard de Meneses Filho como advogados.

Meneses, Rodrigo Otávio de Langgaard

Família Velho

  • BR RJANRIO PW
  • Fundo/Coleção
  • 1805 - 1891

Correspondência. Relações de bens da família Velho, atestados e pareceres referentes à medição e demarcação de terras e fazendas. Sesmarias. Selos reais e eclesiásticos. Milícia da companhia de Vacaria. Serviços prestados ao Exército Imperial. Compra, venda e desaparecimento de escravos. Roubo de gado. Apreensão de bens. Certificado de batismo. Certidões de óbito de escravos. Ofícios sobre obras de igrejas, eleições das câmaras municipais e juízes de paz. Recibos de serviços prestados. Há referências aos filhos Inácio Manuel Velho, Antônio Manuel Velho e José Joaquim Velho.

Velho, Antônio Manuel

Família Werneck

  • BR RJANRIO PY
  • Fundo/Coleção
  • 1816 - 1941

Recortes de jornais, panfletos de apoio à República, publicações, carta régia, impressos, procurações, carta de arrematação e penhora de bens em favor de Manoel Peixoto de Lacerda Werneck, inventários de partilha, registro de terras, sesmarias, certidões de nascimento e batismo de membros da família, memória sobre a fundação e custeio de uma fazenda na província do Rio de Janeiro, de autoria de Francisco Peixoto de Lacerda Werneck, mapas, plantas, diplomas, escrituras, decretos, mapas de despesa do café. Muitos documentos referem-se à administração das terras da família na produção do café no Vale do Paraíba, compra e venda de escravos, recrutamento e nomeações de guardas e praças da Guarda Nacional. Desenhos de uniformes da Guarda Nacional e fotografias de familiares e de fazendas.

Werneck, André Peixoto de Lacerda

Félix Emílio Taunay

  • BR RJANRIO Q2
  • Fundo/Coleção
  • 1822 - 1881

Correspondência, pareceres, traduções de obras, títulos de nomeações, memoriais e diplomas referentes ao titular enquanto professor, secretário e administrador. Modernização do ensino na Academia Imperial de Belas Artes. Referências críticas às obras do titular.

Taunay, Félix Emilio

Floriano Peixoto

  • BR RJANRIO Q6
  • Fundo/Coleção
  • 1863 - 1924

Correspondência administrativa de governadores e comandantes regionais sobre conflitos locais por todo o Brasil, sobre a Revolta Federalista, a Revolta da Armada, meios de transporte e colonos imigrantes. Correspondência diplomática com a comissão delegada para a compra de navios de guerra, armamentos e munições na Europa e Estados Unidos da América. Processos, mensagens, relatórios, memórias, manifestos, estudos, pareceres, protocolos e livros referentes a problemas com as vias de comunicação marítimas e fluviais, ferrovias, telégrafos e segurança nas fronteiras. Recibos diversos, poemas, cartões de visita, correspondência entre revoltosos, decretos, ofícios, petições, nomeações para a formação do governo provisório dos revoltosos em Santa Catarina. Formal de partilha e escrituras de venda dos imóveis que pertenceram ao titular. Álbuns de fotografias sobre o Rio Antigo e sobre a empresa Krupp, fotografia da esposa do titular. Fotografias referentes às festas republicanas de 1894. Monumentos, fortalezas, igrejas, ilhas, praias, ruas, praças e prédios do Rio de Janeiro. Retratos de Benjamin Constant, de José Bonifácio de Andrada e Silva e de Floriano Peixoto.

Peixoto, Floriano Vieira

Francisco de Sousa Barroso

  • BR RJANRIO Q9
  • Fundo/Coleção
  • 1872 - 1895

Correspondência recebida pelo titular sobre a Casa da Bahia, venda de pedras preciosas, recebimento de honorários, batalha campal em Macaúbas (Bahia), compra de terras para estabelecimento de uma colônia entre Petrópolis e Teresópolis, assuntos jurídicos, financeiros e familiares.

Barroso, Francisco de Sousa

Francisco Juvêncio Sadock de Sá

  • BR RJANRIO QB
  • Fundo/Coleção
  • 1880 - 1920

Livro contendo \"Considerações gerais sobre a unidade social dos povos\", \"Constituição sociológica e internacional da fusão operária\",\"Glossário das artes e ofícios para o dicionário de todas as profissões\",\"Vários pensamentos sociais e outros assuntos escritos pelo líder trabalhista\", certidão de batismo e atestado de óbito do titular.

Sadock de Sá, Francisco Juvêncio

Francisco Lobo Leite Pereira

  • BR RJANRIO QD
  • Fundo/Coleção
  • 1809 - 1928

Apontamentos sobre o antigo caminho de São Paulo para Minas Gerais. Estudos e documentos diversos sobre estradas de ferro, história e geografia humana, principalmente de Minas Gerais. Documentos diversos sobre eleições provinciais, geologia e mineração. Informações sobre a construção do Balneário de Águas Virtuosas de Campanha, bandeiras paulistas e limites provinciais. Legislação sobre a liberdade dos indígenas. Documento sobre a aclimatação do dromedário nos sertões do norte brasileiro. Estudos sobre navegabilidade do rio das Velhas. Correspondência da Comissão de Compras do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas encarregada da aquisição de material ferroviário na Europa e nos Estados Unidos., Documentos cartográficos referentes às estradas de ferro de Minas Gerais e à alguns municípios mineiros., Publicações sobre diversos assuntos. Fotografia de Fernando Lobo Leite Pereira.

Pereira, Francisco Lobo Leite

Hildete Pereira de Melo

  • BR RJANRIO HP
  • Fundo/Coleção
  • 1976 - 1990

Araújo, Hildete Pereira de Melo Hermes de

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