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Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa

  • BR RJMRAHI EP
  • Coleção
  • 1886 a 1966

Contém documentos textuais e visuais, principalmente do período da presidência (1919-1922), tais como: a viagem de regresso ao Brasil ao ser eleito; o centenário da Independência do Brasil; retratos de membros da Casa Civil e Militar da Presidência, de familiares e de viagens ao México e Buenos Aires. Mapas de estados e regiões brasileiras da Inspetoria de Obras Contra a Seca (1910 - 1919). Documentos particulares como diplomas da Romanum Consilium Sodalicci e da Ordem El Sol del Peru. Documentação produzida após o falecimento do titular como comunicações de pêsames e comemoração pelo centenário de seu nascimento.

Pessoa, Epitácio Lindolfo da Silva

Ernesto Geisel

  • BR RJCPDOC EG
  • Fundo/Coleção
  • 1907 - 1997

O arquivo possuía uma organização original que se procurou preservar, na medida do possível. A maior parte dos documentos textuais, geralmente classificados como "confidenciais", foi produzido no período em que Geisel ocupou a Presidência da República. Há também documentos, embora em menor quantidade e no todo mais lacunares, sobre os períodos anterior e posterior à Presidência. O arquivo possui um total de aproximadamente 4.000 documentos textuais, divididos em cinco "séries": "Documentos pessoais". "Antes da Presidência", "Presidência da República", "depois da Presidência" e "documentos complementares". Cada série está subdividida e, "dossiês" temáticos. A maior série é, de longe a "Presidência da República", corresponde a cerca de 80% dos documentos textuais. No período anterior à Presidência destacam-se os originais das atas das reuniões do gabinete parlamentarista de Tancredo Neves. No período posterior, predominam documentos sobre aspectos da economia brasileira, principalmente energia. A série "Documentos complementares" inclui principalmente manifestações de pesar pela morte de Geisel recebidos por sua família. Além dos documentos textuais, o arquivo também possui aproximadamente 15.000 recortes de jornais (organizados cronologicamente) e 8.000 documentos audiovisuais (principalmente fotografias). A documentação do período da Presidência da República é constituída basicamente pela documentação dos despachos diretos de quase todos os ministros com o presidente, incluindo a pauta dos assuntos a serem tratados e, muitas vezes, lembretes, informes e anotações feitas pelos ministros sobre esses assuntos. Havia uma organização prévia no arquivo que separava a documentação por ministério e, ao que tudo indica, cada despacho com um ministro era acompanhado de uma agenda temática e dos respectivos anexos que documentavam os temas a serem tratados. Muitas vezes, contudo, o arquivo contém apenas a relação dos tópicos a serem discutidos, sem trazer em anexo a documentação que seria esperada. A documentação que foi doada ao CPDOC cobre praticamente todas as principais questões nacionais do período que dependiam de decisão do presidente da República, e através de sua leitura pode-se acompanhar parte do processo de tomada de decisões políticas referentes a todos os setores da vida nacional, em sua instância máxima. Em alguns documentos, Geisel fazia comentários e anotações à margem, permitindo desse modo reconstituir o encaminhamento que dava aos assuntos. Quando isso não acontece, ficamos ao menos sabendo - o que não deixa de ser importante - que assuntos eram levados, e como eram levados, ao presidente, para sua decisão. Trata-se. acima de tudo, de um tipo de documentação raramente disponível para a pesquisa histórica, mesmo se considerarmos o conjunto de acervos de ex-presidentes da República.

Geisel, Ernesto Beckmann

Eurico Gaspar Dutra

  • BR RJCPDOC ED
  • Fundo/Coleção
  • 1911 a 1965

O arquivo pessoal de Eurico Gaspar Dutra corresponde a documentos textuais, recortes de jornais e material impresso. É um arquivo pequeno dada à trajetória política do titular. A documentação textual diz respeito em sua maioria à sua gestão à frente da pasta da Guerra, período de 1936 a 1945. O arquivo foi organizado em 3 séries: Documentos Pessoais, Vida Pública e Recortes de Jornais. Na série Documentos Pessoais destacam-se os diários pessoais de Eurico Dutra, onde relata os principais acontecimentos políticos brasileiros desde 1930 a 1945, fornecendo também subsídios sobre a história do Exército. Na série Vida Pública, a concentração maior da documentação diz respeito ao período de 1935 a 1946, destacando-se a Intentona Comunista em 1935; o golpe de 1937, a 2ª Guerra Mundial, o reaparelhamento do Exército, a compra de armamentos na Alemanha e nos Estados Unidos. Vale ressaltar que alguns dossiês se relacionam entre si e se complementam, como por exemplo, os dossiês sobre a 2ª Guerra Mundial, o reaparelhamento do Exército, o acordo comercial entre o Brasil e os Estados Unidos. Os Recortes de Jornais entre outros assuntos tratam sobre a viagem de Eurico Dutra aos Estados Unidos, quando presidente do Brasil.

Dutra, Eurico Gaspar

Getúlio Vargas

  • BR RJMRAHI GV
  • Coleção
  • 1825 -1984

A Coleção Getúlio Vargas reúne textos, discursos, declarações, destacando-se: avaliações sobre o governo Vargas; correspondência sobre assuntos pessoais e políticos; documentos referentes à nomeações, promoções e concessões de títulos; e diplomas a terceiros. Há também documentos pessoais pertencentes a Getúlio Vargas e sua família, tais como diplomas, títulos, homenagens, estampas, discos, recortes de jornais, cartões de visita e blocos de anotações; documentos produzidos após o falecimento de Getúlio Vargas, relativos às investigações sobre sua morte, seu aniversário e questões políticas. Há ainda fotografias e cartões postais com registros de Vargas, seus familiares, personalidades e manifestações políticas. Constam, também, álbuns fotográficos de diversas instituições, cidades e países, oferecidos a Getúlio Vargas.

Vargas, Getúlio Dornelles

Getúlio Dornelles Vargas

  • BR RJCPDOC GV
  • Fundo/Coleção
  • 1881 a 1954

Os documentos possibilitam a recuperação da trajetória pública do titular, focalizando todos os eventos políticos ocorridos entre as décadas de 1930 a 50. O material anterior a 1930 trata basicamente de questões familiares e da política municipal e estadual sul-riograndense. São poucos os registros relativos à atuação de Getúlio Vargas como deputado estadual, federal, ministro da Fazenda e presidente do Rio Grande do Sul. Os documentos dos anos 1929-30 cobrem satisfatoriamente a unificação da política gaúcha, a formação da Aliança Liberal e as articulações político-militares que culminaram com a Revolução de 1930. A formação do governo provisório, as crises políticas nas interventorias paulista e gaúcha, a Revolução Constitucionalista de 1932 e a questão dos exilados, as crises políticas das interventorias do Norte, os trabalhos de preparação da Constituinte, as eleições estaduais e o movimento comunista de 1935 encontram-se bem documentados. O papel do Brasil no caso da pacificação da Região do Chaco, a Missão Sousa Costa e o tratado comercial Brasil-Estados Unidos. Retrata as articulações para a sucessão presidencial de 1937, as negociações e tentativas de acordo entre o governo federal e as forças gaúchas, o rompimento entre Flores da Cunha e Getúlio Vargas e a conjuntura político-militar que culminou com o Golpe do Estado Novo. Destacam-se informações militares, o rompimento com países do Eixo e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. O arquivo fornece ainda subsídios para a pesquisa sobre as relações do Brasil com os países da América do Sul, o posicionamento desses países diante do conflito internacional e as questões políticas internas e externas do Uruguai e da Argentina. Com relação ao segundo período presidencial, os documentos veiculam temas basicamente administrativos de autarquias, empresas, superintendências e ministérios. Os documentos audiovisuais permitem acompanhar a trajetória pública e privada do titular e os principais aspectos da vida política nacional durante os dois períodos de seu governo. Constam também do arquivo cartões-postais editados pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Os filmes apresentam eventos e realizações importantes do primeiro período de sua vida pública, destacando-se duas produções em cores realizadas durante o Estado Novo e a campanha presidencial de 1950. Existe ainda um filme de Getúlio Vargas em companhia de seus pais. Encontram-se no arquivo discos com músicas alusivas a Vargas, à Segunda Guerra Mundial, às legionárias e ao PTB, além de pronunciamentos políticos, ressaltando os proferidos pelo titular durante o Estado Novo e a campanha presidencial de 1950. Constam do material impresso entrevistas e discursos de Getúlio Vargas pronunciados durante os dois períodos em que ocupou a presidência da República, destacando-se a "A Nova política do Brasil"(1938 a 1947) e "O governo trabalhista do Brasil"(1952 a 1968, 4v).

Vargas, Getúlio Dornelles

Hermes da Fonseca

  • BR RJMHN HF
  • Coleção
  • 1885 a 1914

O acervo arquivístico consta de diplomas, panfletos e correspondência referente a nomeações, a revolta da Armada, pedido de anistia dos marinheiros do couraçado Minas Gerais, campanha eleitoral, homenagens e felicitações; fotografias do titular, de sua esposa, do primeiro ministério do governo Hermes da Fonseca, álbuns de manobras militares e visita a fábrica de material bélico na Alemanha. O acervo museológico é formado por busto, dólmãs e sobrecasaca.

Fonseca, Hermes Rodrigues da

João Goulart

  • BR RJANRIO D7
  • Fundo/Coleção
  • 1951 - 2000

Diplomas oferecidos após a morte do titular concedendo a Medalha Tiradentes e incluindo o nome na Ordem do Congresso. Programas de eventos. Bíblia com dedicatória em homenagem ao presidente João Goulart. Recortes de jornais e revistas e periódicos sobre João Vicente Goulart, Maria Teresa Goulart e Denise Goulart. Documentos pessoais. Fotografias, álbuns fotográficos, cópias por contato e ilustrações do titular em solenidades oficiais e em cenas familiares. Cartaz da campanha eleitoral de João Goulart Filho. Cartazetes do filme cinematográfico Jango.

Goulart, João Belchior Marques

Wenceslau Braz Pereira Gomes

  • BR RJCPDOC VB
  • Fundo/Coleção
  • 1880 a 1966

O arquivo é composto basicamente de correspondência, na qual encontram-se dados sobre a vida privada e a atuação pública do titular. A correspondência classificada como pessoal, enviada a parentes e amigos, inclui comentários sobre a política nacional e local. A série Atividades Privadas refere-se à Rede Sul Mineira, à Companhia Industrial Sul Mineira e à firma Brás e Cia., empreendimentos particulares de Venceslau Brás. A documentação relativa à atuação pública do titular trata de assuntos diretamente ligados às funções que exerceu, bem como de temas políticos gerais. É importante destacar que o " arquivo é de fundamental importância para pesquisadores interessados nas relações políticas durante a República Velha, especialmente aqueles voltados para o estudo da política mineira e posição dentro do cenário nacional. Dentre os documentos que dizem respeito à vice-presidência da República, merecem destaque especial os referentes a assuntos econômicos e financeiros (onde estão documentadas as negociações para obtenção de empréstimos no exterior, inclusive aquelas que resultaram na realização do segundo "funding loan"), política mineira e assuntos nacionais, especialmente aqueles relativos à sucessão presidencial de Hermes da Fonseca. A documentação sobre a gestão de Venceslau Brás na presidência da República é a de maior volume. Contém importantes informações a respeito da posição do Brasil e da conjuntura internacional durante a Primeira Guerra Mundial, bem como acerca de assuntos relacionados ao conflito: propaganda do Brasil no exterior, emissão de títulos e moedas, relações comerciais durante a guerra, produção e comercialização de carvão e café, colônias alemãs no Brasil etc. Quanto ao cenário nacional, encontram-se documentos referentes às crises políticas nos estados, quase sempre relacionadas a reconhecimentos de processos eleitorais e à participação do titular na solução da Campanha do Contestado. Significativa também é a correspondência trocada entre Venceslau e Delfim Moreira, presidente de Minas Gerais (1914-1918). Na série Assuntos Gerais encontram-se organizados documentos posteriores à gestão do titular na presidência da República, referentes à política nacional e mineira, pedidos, assuntos diversos, documentos de José Brás, seu filho, entre outros. DOCUMENTOS AUDIOVISUAIS: as fotografias retratam basicamente ambientes familiares. Destaca-se registro de encontro do titular com Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra. Existem também fotografias de episódios políticos na cidade de Itajubá, porém sem maiores identificações. DOCUMENTOS IMPRESSOS: o material abrange fundamentalmente o período da gestão do titular na presidência da República, destacando-se publicações sobre a República Velha e especialmente sobre a política mineira. Compreende ainda relatórios e estatutos referentes à Companhia Industrial Sul Mineira, à Companhia Industrial Força Luz de Itajubá e ao Banco Itajubá, empreendimentos particulares do titular
Sistema de arranjo

Gomes, Wenceslau Braz Pereira

João Batista da Silva

  • BR RJANRIO QQ
  • Fundo/Coleção
  • 1863 - 1867

Títulos de nomeações de juiz substituto, públicas formas de nomeações etc..

Silva, João Batista da

João Guilherme Bruce

  • BR RJANRIO QS
  • Fundo/Coleção
  • 1828 - 1880

Ofícios, diplomas, cartas-patente de admissão e promoções do titular na Marinha, assentamentos biográficos e carta régia da princesa Isabel concedendo pensão à sua viúva.

Bruce, João Guilherme de

Afonso Pena Júnior

  • BR RJANRIO OO
  • Fundo/Coleção
  • 1850 - 1962

Livros de registro de bens da família, correspondência, requerimentos, processos, revistas, pareceres, discursos, poesias, minutas, cartões e outros. Documentos referentes à candidatura do titular à Presidência da República, às \"cartas falsas\", atribuídas ao presidente Artur Bernardes, e outros assuntos referentes às atividades do titular como professor e reitor da Universidade do Distrito Federal, diretor do Banco do Brasil e juiz do Supremo Tribunal Eleitoral. Destaque para correspondência trocada com Jackson Figueiredo, tendo como principal assunto a crise política que o país enfrentava durante o governo de Artur Bernardes (1922-1926).
Fotografias retratando homens, mulheres e crianças anônimas e vistas de localidades no Brasil e no exterior. Caricatura do titular.
Mapas do Brasil retratando a malha ferroviária.

Pena Júnior, Afonso Augusto Moreira

Federação Espírita Brasileira

  • BR RJFEB FEB
  • Fundo/Coleção
  • 1888 - 1999

Atas da Diretoria (1978-1995); Atas da Presidência (1932-1933/ 1938-1943/ 1953); Anais do Conselho (1940/ 1942); Relatório Tesoureiro (1899); Relatório da Comissão de Assistência (1915); Conclusões e Exposições do Conselho Federativo Nacional (1938/ 1940); Atribuições da Vice-Presidência (1987); Atribuições dos Administradores (1916); Composição da Diretoria (1917-1918/ 1924-1927); Estatutos (1917/ 1924/ 1933/ 1944/ 1950/ 1954/ 1977/ 1980/ 1991/ 1999); Ante-projeto de estatuto (1924); Regulamento (1928); Regulamento e Regimento (1938); Regulamento de adesão (1925/ 1928/ 1935); Regimento Interno (1912); Regimento Geral (1992); Regulamento do Registro Geral das Sociedades Espíritas (1925); Regulamento do Caixa Escolar (1925); Regimento do Conselho Federativo Nacional (1926/ 1933/ 1950); Regulamento e Regimento do Departamento de Infância e Juventude (1954); Reorganização de Serviços (1942); Balancetes (1915); Balanço Exercício (1950-1958); Balanço Geral (1923); Comunicado de Posse (1923); Eleição (1913); Cartas Cadastro Grupos Espíritas (1900); Correspondências recebidas (1888/ 1895/ 1897-1901/ 1903-1904/ 1907/ 1911/ 1915/ 1918/ 1940/ 1943); Circular aos Sócios (1888-1889); Procurações de Terceiros: Assembléia Geral (1913); Títulos ao portador emitidos pela FEB (1906); Cartões e Convites Sociais (1910/ 1913); Consultas Espirituais (1892/ 1901); Receituários Mediúnicos (1899-1901/ 1907); Estudo do Livro dos Espíritos (1918); Estudos Diversos (1895); Peças Teatrais (1940/ 2002); Assinantes do Reformador (1901/ 1913); Escorço Histórico (Livro).

Federação Espírita Brasileira

Agência Nacional

  • BR RJANRIO EH
  • Fundo/Coleção
  • 1935 - 1982

Documentos de caráter administrativo, textos do programa radiofônico A Voz do Brasil e boletins diários distribuídos à imprensa, contendo divulgação dos atos governamentais, discursos do presidente da República e resumo dos principais acontecimentos nacionais e internacionais.
Discos, filmes, fitas videomagnéticas e negativos fotográficos referentes a eventos ligados aos presidentes da República, às Forças Armadas, a pessoas notórias relacionadas ao governo federal e à administração pública (reuniões ministeriais, revistas a tropas militares, recepção a autoridades, inaugurações e visitas oficiais, cerimônias de posse, celebração de datas cívicas).
Filmetes de divulgação de atividades governamentais.
Discos de programas musicais produzidos pela Agência Nacional e discos de música popular e erudita.

Departamento de Imprensa e Propaganda (Brasil)

Francisco Bhering

  • BR RJANRIO F4
  • Fundo/Coleção
  • 1777 - 1937

Documentos cartográficos referentes a correios e telégrafos do Brasil e países da América do Sul e do Norte, ferrovias, urbanismo, estados e municípios brasileiros, hidrografia, terras indígenas, fronteiras do Brasil, colonização, atividades bélicas e desenhos para confecção da carta do Brasil ao milionésimo (carta internacional do mundo).

Bhering, Francisco

Negócios de Portugal

  • BR RJANRIO 59
  • Coleção
  • 1596 - 1851

Coleção composta basicamente da documentação trazida de Portugal por D. João VI, quando da transferência da Família Real para o Brasil e daquela enviada para cá, no período em que no Rio de Janeiro se instalou a corte. Reúne documentos de alguns fundos, unidos pela temática, como por exemplo, o Gabinete do Rei e Ministério do Reino, que recebia a documentação enviada pelos órgãos portugueses para exame no Brasil.
Ofícios e contas dos governadores do Reino dando informações e enviando requerimentos de habitantes de Portugal e domínios ultramarinos para consulta por órgãos sediados no Rio de Janeiro. Consultas da Mesa do Desembargo do Paço e Mesa da Consciência e Ordens. Documentos do Gabinete do Rei, tais como correspondência de ministros, cartas de soberanos europeus, correspondência diplomática, pareceres dos membros do Conselho de Estado. Memórias. Documentos relativos à Guerra dos 7 Anos. Foral de Macau.

Dado não disponível 1

Alberto Salvá Contel

  • BR RJANRIO VAW
  • Fundo/Coleção
  • [1966? - 1997?]

Aventuras de adolescentes em viagem de férias pelo litoral fluminense em alusão à história clássica de João e Maria (As quatro chaves mágicas); história de um casamento em crise (Inquietações de uma mulher casada); romance entre um quarentão e uma adolescente (A menina do lado); relacionamento entre um bailarino e uma contorcionista (O bailarino e a contorcionista), entre outros.

Contel, Alberto José Bernardo Salvá

Agostinho Luís da Gama

  • BR RJANRIO OP
  • Coleção
  • 1857 - 1859

Representações de cumprimentos, agradecimentos e pesar das Câmaras Municipais de Vila do Pilar, Maceió e Porto das Folhas, Vila Santa Luzia do Norte, Penedo e Assembléia Legislativa da província de Alagoas. Dentre os cumprimentos, destacam-se aqueles pela nomeação do titular para chefe de polícia de Pernambuco.

Gama, Agostinho Luís da

Afonso Vasconcelos Várzea

  • BR RJANRIO 1W
  • Fundo/Coleção
  • 1894 - 1983

Passaporte, carteiras, diplomas, certificados, atestados do titular, anotações e textos sobre geologia e geografia, fotografias, desenhos, gravuras, recortes de jornais e revistas, publicações, projeto de construção de estádio olímpico em São Cristóvão (RJ), correspondência, trabalhos sobre Virgílio Várzea e futebol.
Documentos cartográficos referentes aos municípios do Rio de Janeiro e São Gonçalo, à baía de Guanabara, às ilhas Maricás e à região Nordeste.

Várzea, Afonso Vasconcelos

João Valentim de Faria Sousa Lobato

  • BR RJANRIO QV
  • Fundo/Coleção
  • 1835

Públicas-forma e certidões sobre assuntos militares. Promoção do titular à grande dignitário da Ordem da Rosa, guarda jóias do Tesouro Imperial e porteiro imperial.

Lobato, João Valentim de Faria e Sousa

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