Affichage de 1006 résultats

Description archivistique
Seulement les descriptions de haut niveau Fundo/Coleção
Aperçu avant impression Hierarchy Affichage :

26 résultats avec objets numériques Afficher les résultats avec des objets numériques

Academia Brasileira de Letras

  • BR RJABL ABL
  • Fundo/Coleção
  • 1896 - 2009

Documentos originais da criação da ABL, como os estatutos e regimento interno; atas das sessões ordinárias e de posse de acadêmicos e de diretoria (desde Machado de Assis até os dias atuais); documentos sobre o inventário de Francisco Alves de Oliveira, legando seus imóveis à ABL; documentos sobre a doação do Petit Trianon pelo governo francês e sobre a doação dos terrenos pela União; construção do Palácio Austregésilo de Athayde e do Centro Cultural do Brasil; depoimentos dos acadêmicos; fotografias dos eventos, incluindo-se as posses de novos acadêmicos e da diretoria, bem como de lançamento de livros e inauguração de exposições; correspondências em geral, com destaque para os pedidos de inscrição para preenchimento de vagas; documentos setoriais e de diretoria etc.

Academia Brasileira de Letras

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa

  • BR RJIHGB ACP55
  • Fundo/Coleção
  • 1840 a 1941

O fundo reúne cartas, telegramas, cartões, ofícios, pareceres, laudos, artigos, notas, recibos, despachos, entrevistas, manifestos, convites, discursos, trabalhos, recortes de jornais, diplomas, títulos e material iconográfico acumulados pelo titular.

Pessoa, Epitácio Lindolfo da Silva

Emílio Garrastazu Médici

  • BR RJIHGB 117
  • Fundo/Coleção
  • 1953 - 1983

Documentos da sua atuação militar e política no período.

Médici, Emílio Garrastazzu

Floriano Vieira Peixoto

  • BR RJAHI FP
  • Fundo/Coleção
  • 1893 a 1939

A documentação contém informações referentes à Revolta da Armada iniciada no dia 6 de setembro de 1893 e chefiada pelos almirantes Custódio de Mello e Saldanha da Gama. O acervo retrata a questão diplomática da revolta, devido à presença de navios estrangeiros no Rio de Janeiro e as posições e medidas tomadas pelos seus respectivos governos. A posição dos Estados Unidos, favorável ao governo do titular, também é abordada no acervo documental.

Peixoto, Floriano Vieira

Arthur da Costa e Silva

  • BR RJCPDOC CS
  • Fundo/Coleção
  • 1953 - 1972

Entre os documentos textuais destacam-se cópias do "Livro de Alterações" do titular, contendo todas as informações relativas à sua carreira militar de 1918 a 1966, além de cópias do atestado médico com diagnóstico de sua doença e atestado de óbito. Documentos audiovisuais: a maior parte das fotografias encontra-se organizada em álbuns, destacando-se os que registram a viagem de Costa e Silva ao Japão, a visita do presidente do Uruguai ao Brasil e visita do titular a Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os filmes apresentam aspectos da sua vida pública, tais como a viagem aos Estados Unidos, Japão, Argentina e Europa, quando o titular era ministro da Guerra, e de sua vida privada. Integra ainda o arquivo um filme sobre formatura da Academia Militar de Agulhas Negras e desfile do Dia da Pátria. As fitas audiomagnéticas contém pronunciamentos do titular, enquanto Ministro da Guerra, sendo uma entrevista à Rádio Gazeta de São Paulo e quatro pronunciamentos em unidades militares (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, 1º Regimento de Infantaria e II Exército). Os principais assuntos abordados são: a preparação e a eclosão do golpe de 1964, o restabelecimento da hierarquia e da disciplina nas Forças Armadas, o governo revolucionário e o papel do exército na política nacional. Os documentos impressos são constituídos de discursos, entrevistas do titular, biografias, obras a respeito do Exército e diretrizes do governo, entre outros.

Silva, Arthur da Costa e

Prudente de Morais

  • BR RJIHGB ACP66
  • Fundo/Coleção
  • 1858-1914

O fundo reúne cartas, trabalhos, apontamentos, despachos, diários, diploma, testamentos, necrológio, discursos, poemas, estatutos, decretos, relatórios, pareceres, projetos, artigos, ata, inventários, requerimentos, material iconográfico e recortes de jornais acumulados pelo titular.

Barros, Prudente José de Morais e

Júlio Prestes de Albuquerque

  • BR SPAPESP JPA
  • Fundo/Coleção
  • 1872-1951

Tal conjunto é formado por documentação correspondente às atividades profissionais do titular (em que predomina sua atuação como Presidente do Estado de São Paulo, mas também abrange suas atividades como parlamentar estadual e federal, candidato à Presidência da República, advogado, fazendeiro e poeta) e à sua vida pessoal e familiar (com documentos produzidos por familiares seus, especialmente seu pai, Fernando Prestes, e sua família nuclear (a esposa, Alice Prestes e os filhos Fernando, Marialice e Irene) .

Albuquerque, Júlio Prestes de

Francisco de Paula Rodrigues Alves

  • BR RJIHGB ACP86
  • Fundo/Coleção
  • 1866 a 1919

O fundo reúne cartas, trabalhos, impressos, discursos, relatório, mensagem, notas, material iconográfico acumulados pelo titular.

Alves, Francisco de Paula Rodrigues

Washington Luís

  • BR SPAPESP WL
  • Fundo/Coleção
  • 1614 - 1984

O fundo Washington Luís reúne documentos tanto da esfera privada, quanto da profissional, passando pelas atividades do titular como advogado e como pesquisador interessado na história de São Paulo, com ênfase para sua atuação política, incluindo as presidências do Estado de São Paulo e do Brasil.

Encontra-se uma grande variedade de espécies documentais acumuladas no decorrer das atividades desenvolvidas por Washington Luís, como abaixo-assinados, apólices de seguro, apontamentos, artigos, autorizações de pagamento, balancetes, balanços, bilhetes, boletins, cartas, cartões, cartões postais, certificados, circulares, conferências, contratos, convites, crônicas, declarações, declarações de rendimentos, decretos, demonstrativos financeiros, diplomas, discursos, ensaios, entrevistas, escrituras, estatutos, estudos, extratos bancários, fotografias, gravuras, guias de recolhimento de imposto, históricos, informes, inventários, laudos periciais, leis, letras de câmbio, listas, livros-caixa, manifestos, memorandos, memoriais, mensagens, notas, notas fiscais, noticiários, notícias, ofícios, orçamentos, pagamentos, panfletos, pareceres, polianteias, processos, procurações, programas de eventos, projetos de lei, propostas, quadros de apuração eleitoral, quadros de movimento, quadros estatísticos, recibos, regulamentos, relatórios, representações, requerimentos, rescisões de contrato, resenhas, tabelas de câmbio, telegramas, testamentos, tomadas de contas e etc.

Dentre os cerca de 20.000 itens, há documentos sobre a história de Portugal e do Brasil Colônia (os mais antigos deles, de 1614 a 1647 são cópias do Arquivo Geral de Índias sobre a América Latina), cartas-patente do século XIX e gravuras da cidade de Olinda e Pernambuco do século XVI, entre outros; cadernos de apontamentos com os estudos do titular; documentação de origem pública, como balancetes de governo, livros do Tesouro do Estado de 1922 e processos administrativos; comprovantes de gastos pessoais; genealogia da família Pereira de Sousa, além de diversos outros relativos às atividades pessoais e profissionais.

Destaca-se no conjunto, a farta correspondência enviada e recebida. Aproximadamente 19.000 itens como bilhetes, cartas, ofícios, convites, cartões de visita, memorandos e telegramas, em sua maior parte relacionados à sua vida pública, predominantemente do período presidencial. Além disso, a biblioteca do titular compreende obras de literatura, direito, de cultura geral, além de coleções de história, bem como enciclopédias, dicionários e coleções de periódicos.

Há ainda noticiários produzidos pela empresa de press clipping Agência Americana, contratada pelo poder público no período presidencial, e outras compilações de artigos de jornal feitas pelo titular e seus familiares após sua morte.

Há poucas fotografias, a menor parte delas referente a obras públicas (construção de estradas) e banquetes. A maioria refere-se a homenagens recebidas pelo titular, retratos de outras pessoas, como as de seus afilhados, com dedicatórias; retratos do titular, fotos do período do exílio, entre outras.

Souza, Washington Luís Pereira de

Federação Espírita Brasileira

  • BR RJFEB FEB
  • Fundo/Coleção
  • 1888 - 1999

Atas da Diretoria (1978-1995); Atas da Presidência (1932-1933/ 1938-1943/ 1953); Anais do Conselho (1940/ 1942); Relatório Tesoureiro (1899); Relatório da Comissão de Assistência (1915); Conclusões e Exposições do Conselho Federativo Nacional (1938/ 1940); Atribuições da Vice-Presidência (1987); Atribuições dos Administradores (1916); Composição da Diretoria (1917-1918/ 1924-1927); Estatutos (1917/ 1924/ 1933/ 1944/ 1950/ 1954/ 1977/ 1980/ 1991/ 1999); Ante-projeto de estatuto (1924); Regulamento (1928); Regulamento e Regimento (1938); Regulamento de adesão (1925/ 1928/ 1935); Regimento Interno (1912); Regimento Geral (1992); Regulamento do Registro Geral das Sociedades Espíritas (1925); Regulamento do Caixa Escolar (1925); Regimento do Conselho Federativo Nacional (1926/ 1933/ 1950); Regulamento e Regimento do Departamento de Infância e Juventude (1954); Reorganização de Serviços (1942); Balancetes (1915); Balanço Exercício (1950-1958); Balanço Geral (1923); Comunicado de Posse (1923); Eleição (1913); Cartas Cadastro Grupos Espíritas (1900); Correspondências recebidas (1888/ 1895/ 1897-1901/ 1903-1904/ 1907/ 1911/ 1915/ 1918/ 1940/ 1943); Circular aos Sócios (1888-1889); Procurações de Terceiros: Assembléia Geral (1913); Títulos ao portador emitidos pela FEB (1906); Cartões e Convites Sociais (1910/ 1913); Consultas Espirituais (1892/ 1901); Receituários Mediúnicos (1899-1901/ 1907); Estudo do Livro dos Espíritos (1918); Estudos Diversos (1895); Peças Teatrais (1940/ 2002); Assinantes do Reformador (1901/ 1913); Escorço Histórico (Livro).

Federação Espírita Brasileira

Assessoria de Imprensa e Divulgação

  • BR RJAPERJ AID
  • Fundo/Coleção
  • 1960 - 1998

Material fotográfico produzido pelos órgãos de divulgação do antigo e novo Estado do Rio de Janeiro e do extinto Estado da Guanabara. Contém negativos de acetato, cópias contato e fotografias ampliadas. Registros fotográficos das gestões dos governadores, posses, obras públicas, inaugurações, assinatura de convênios e contratos, recepção de membros da sociedade civil, visita de presidentes, deputados, prefeitos, embaixadores e cônsules, encontros políticos, viagens ao interior do estado, entrevistas à imprensa.

Assessoria de Imprensa e Divulgação

Departamento do Sistema Penitenciário

  • BR RJAPERJ DESIPE
  • Fundo/Coleção
  • 1931 - 1997

Documentos contendo informações pessoais sobre internos das diversas unidades prisionais do DESIPE tais como prontuários, fichas e solicitações de visitas. Os prontuários contém informações sobre a vida carcerária do interno e ao cumprimento de sua pena. Referem-se aos indivíduos fora da unidade prisional por motivo de indulto, liberdade condicional, término de pena, falecimento, transferência ou fuga.

Departamento do Sistema Penitenciário

Polícias Políticas do Rio de Janeiro

  • BR RJAPERJ POL
  • Fundo/Coleção
  • 1927 - 1983

O fundo reúne cerca de 120 mil prontuários, 3 mil pastas agrupadas em 58 setores, 2 milhões e 500 mil fichas e centenas de códices. Os prontuários, organizados pela Polícia, contêm fichas de identificação, termos de declaração, fotografias, relatos de investigação e resumo das informações. Os dossiês, organizados fisicamente em pastas/setores, contêm relatos de investigação, correspondência de outros órgãos de informação, boletins, termos de declaração, fotografias, recortes de jornais e documentos apreendidos: panfletos, folhetos, cartazes, ilustrações, fotografias, periódicos, objetos tridimensionais, correspondência, registro de identidade, entre outros. Destacam-se os documentos relativos à Aliança Nacional Libertadora, ao Partido Comunista, à Ação Integralista Brasileira, e a organizações da Esquerda Armada, partidos políticos, sindicatos, entidades estudantis, espionagem, anistias, eleições e greves

Departamento Geral de Investigações Especiais

Conselho Ultramarino – Brasil/ Capitania do Rio de Janeiro

  • BR RJAPERJ CU-BR/RJ
  • Fundo/Coleção
  • 1616 - 1757

Consultas, pareceres, requerimentos, petições, avisos, decretos, cartas régias, provisões, leis, alvarás produzidos e acumulados pelo Conselho Ultramarino, referentes à atuação da metrópole portuguesa no Brasil. Destacam-se documentos relativos ao controle de contrabando; monopólio de produtos coloniais; Colônia do Sacramento; solicitação de cargos e ofícios por particulares; concessão de sesmarias; questões indígenas; guarnições militares; obras públicas.

Conselho Ultramarino

Delegacia Especial de Segurança Política e Social

  • BR RJAPERJ DESPS
  • Fundo/Coleção
  • 1905 - 1944

Contém informações sobre as atividades de integralistas, comunistas, espionagem alemã e italiana durante a 2ª Guerra Mundial. Os relatórios informam sobre a estrutura e a atuação da Polícia Política.

Delegacia Especial de Segurança Política e Social

Cartório do 1º Ofício de Justiça de Niterói

  • BR RJAPERJ C1N
  • Fundo/Coleção
  • 1877 - 1907

Documentação relativa à Comarca de Niterói. Contém: registros de escrituras, procurações, cartas de liberdade de escravos, substabelecimento de procuração, emissão de arrendamento de terras, conhecimento de imposto de transmissão de propriedade, ata de trabalhos eleitorais de Niterói, contrato social.

Cartório do 1º Ofício de Justiça de Niterói

Cartório do 1º Ofício de Notas de Sapucaia

  • BR RJAPERJ C1S
  • Fundo/Coleção
  • 1875 - 1900

Documentação relativa à Comarca de Sapucaia. Contém registros de escrituras e escrituras de bens de raiz, de documentos de medição e demarcação de terras, carta de liberdade, certidão de casamento, atas de eleição, procurações, substabelecimento de procuração, ata de instalação da mesa eleitoral, nota de orientação de sesmaria.

Cartório do 1º Ofício de Notas de Sapucaia

Caixa dos Oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro

  • BR RJCOCBERJ COCBERJ
  • Fundo/Coleção
  • 1904 - 2008

Livros de atas de assembléia geral (set. 1904 a dez. de 1924, dez. de 1952 a jul. de 2008); livro de posse e término de mandatos (jul. de 1970 a jul. de 2008); livros de registro nominal de sócios; livro para declaração de herdeiros (fev. de 1960 a ago. de 2008); livros de atas de reunião do Conselho Diretor (maio de 1958 a set. de 2008), estatutos (1908, 1913, 1914, 1928, 1930, 1935, 1944, 1959, 1969, 1983, 1985, 1994,1999 e 2001), boletins (set. de 1992 a dez. de 2001), estatutos do Cassino dos Sargentos do Corpo de Bombeiros, do Cassino dos Oficiais do Corpo de Bombeiros e do Clube dos Oficiais do Corpo de Bombeiros.

Caixa Funerária dos Oficiais do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro

Résultats 1 à 20 sur 1006