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Assessoria de Segurança e Informações da Universidade Federal Fluminense

  • BR RJUFF ASI
  • Fundo/Coleção
  • 1960 - 1988

Abreviaturas, códigos, ação educativa, anistia, controle de viagens, tóxicos, palestras e seminários sobre os negros no Brasil, partidos políticos, saúde escolar, tecnologia no Brasil, Sindicato dos Metalúrgicos, União Nacional dos Estudantes (UNE), diretórios acadêmicos, eleições na Universidade, reintegração de punidos pela Revolução, prédios do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), proibição de livros contra a moral, pensamentos e ações dos discentes, Ato Institucional n. 5, candidatos ao Curso Superior de Guerra, disciplina Estudo dos Problemas Brasileiros, carta aberta contra à Ditadura, cantores proibidos de participarem de shows na universidade etc.

Universidade Federal Fluminense. Assessoria de Segurança e Informações

Helena Bronca

  • BR RSAHRS HB
  • Fundo/Coleção
  • 1976 - 2002

Documentação particular resultante da luta para descobrir o paradeiro do corpo de José Huberto Bronca. Integram essa documentação: correspondências (textuais e manuscritas), relatórios, informes, poemas, fotos, recortes de revistas e recortes de jornais

Bronca, Helena

Assessoria de Segurança e Informações de Furnas Centrais Elétricas Sociedade Anônima

  • BR DFANBSB AT5
  • Fundo/Coleção
  • 1964 - 1985

Levantamento de antecedentes de candidatos a emprego e de funcionários de Furnas. Informe sobre roubo de utensílios, armas e explosivos. Relatório de Proteção Radiológica sobre o Incêndio no Almoxarifado da Empresa Brasileira de Engenharia (EBE), em Angra dos Reis (RJ), ocorrido em 31 de outubro de 1977. Relatório de investigação policial sobre as causas do incêndio. Documento de apreciação da ASI sobre reportagem sobre o incêndio, veiculada na imprensa, que utilizou documentos sigilosos. Relatório da Comissão de Inquérito Administrativo para apurar os atos que cercam o incêndio.

Furnas Centrais Elétricas Sociedade Anônima. Assessoria de Segurança e Informações

Assessoria de Segurança e Informações da Universidade Federal do Pará

  • BR DFANBSB AAE
  • Fundo/Coleção
  • 1964 - 1980

Documentos referentes à repressão política, incluindo declarações, processos, portarias, ofícios, circulares (originais e cópias) sobre a estrutura administrativa e acadêmica, contratação de docentes, vida acadêmica de alunos, funcionários envolvidos em processos administrativos disciplinares e militares ativos da Base do Comando Aéreo de Belém, ligados à Universidade.

Universidade Federal do Pará (Brasil)

Central de Medicamentos

  • BR DFANBSB L3
  • Fundo/Coleção
  • 1972 - 1997

Primeira remessa: Relatórios de atividades; campanhas institucionais; criação, classificação, transformação, transposição de cargos e funções; ações e reclamações trabalhistas; aquisição, controle e recuperação de material permanente; processos de auditoria; balanços e balancetes; prestação de contas; discursos e palestras proferidos em eventos; prioridades de pesquisa em saúde; execução de pesquisas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS); uso de plantas medicinais e fitoterápicas; análises de inclusão.
Remessa 2019: planos e projetos de modernização e reforma administrativa e de trabalho; relatórios de atividades; diretrizes, normas de funcionamento e manuais; regimentos, regulamentos e estatutos; atas de reunião; boletins de pessoal e de serviço; realização de cursos; previsão de pessoal; estudos e projetos relacionados a cargos e funções; concessão de prêmios; diretrizes, normas e regulamentos de embalagens, estocagem e distribuição de medicamentos; inventários de bens móveis; projetos e plantas de reforma e recuperação de instalações físicas; auditorias; propostas orçamentárias; balanços e balancetes; prestação de contas; pesquisas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS); normalização e regulamentação de medicamentos; relatórios de pesquisa sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos.

Central de Medicamentos

Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial

  • BR DFANBSB ZF
  • Fundo/Coleção
  • 2001 - 2006

Documentos relativos às áreas-meio (administração geral, organização e funcionamento; pessoal; material; patrimônio; orçamento e finanças; documentação e informação; comunicações) e às áreas-fim, relacionados com o processo de contratação de Produtos Independentes de Energia, execução contratual e fiscalização de usinas.

Comercializadora Brasileira de Energia Emergencial

Companhia de Desenvolvimento de Barcarena

  • BR DFANBSB FP
  • Fundo/Coleção
  • 1971 - 2010

Planos, programas e projetos. Relatórios de atividades. Convênios e contratos. Instruções normativas e ordens de serviço. Decisões da Diretoria colegiada. Estatutos e regimentos internos. Atas de reunião do Conselho Fiscal. Resoluções do Conselho Administrativo. Compra, empréstimo, doação, cessão e permuta de material permanente. Prestação de serviços. Inventário de bens patrimoniais. Realização de obras: construção, licitação. Atividades e serviços de manutenção. Serviços de vigilância. Auditoria financeira, programação orçamentária, detalhamento e execução de despesas, operações bancárias e prestação de contas. Ações judiciais. Congressos, conferências, seminários, simpósios, encontros, convenções.
Documentos iconográficos incluem aspectos da cidade de Barcarena e das obras ali realizadas, inauguração do porto de Arapari e imagem do primeiro presidente da CODEBAR, João Batista Ferreira Ramos (1982-1985).

Companhia de Desenvolvimento de Barcarena

Conselho Interministerial do Programa Grande Carajás

  • BR DFANBSB FB
  • Fundo/Coleção
  • 1979 - 1991

Documentos administrativos (assinatura de convênios, atas das reuniões plenárias do Conselho Interministerial, relatórios técnicos sobre recursos minerais e vegetação, projetos para instalações de usinas de ferro, plano diretor da Estrada de Ferro Carajás, dentre outros.

Conselho Interministerial do Programa Grande Carajás

Diretoria Administrativa da Presidência da República

  • BR DFANBSB GR
  • Fundo/Coleção
  • 1965 - 1991

Balancetes, créditos adicionais, prestações de contas, normas, reforma do Palácio Alvorada, remuneração de cargos e funções.

Presidência da República (Brasil). Diretoria Administrativa. Divisão Financeira

Serviço Nacional de Informações

  • BR DFANBSB V8
  • Fundo/Coleção
  • 1967 - 1999

Documentos produzidos pelo SNI e recebidos dos diversos órgãos que compunham o extinto Sistema Nacional de Informações (SISNI), entre eles as unidades de inteligência das Forças Armadas e da Polícia Federal, sobre repressão a organizações de esquerda, anistia, prisões, partidos políticos, movimentos populares, sindicatos, Igreja, universidades e movimento estudantil, asilo político, guerrilha urbana, guerrilha rural, terrorismo, relações internacionais, cassação de mandatos e direitos políticos.

Secretaria de Assuntos Estratégicos

Empresa de Portos do Brasil Sociedade Anônima

  • BR DFANBSB TR
  • Fundo/Coleção
  • 1920 - 1990

Documentos relativos às áreas contábil e financeira, societária e operacional.

Empresa de Portos do Brasil Sociedade Anônima

Fundação Roquette Pinto

  • BR DFANBSB Z5
  • Fundo/Coleção
  • 1924 - 2000

Documentos da atividade-meio: balancetes; relatórios de atividades; estatutos. Documentos da atividade-fim:contratos para expansão de sinais de projetos educativos; cadastro para produção de programas; roteiros de programas; estudos sobre as experiências da TV Educativa; roteiros de gravações; projetos de reestruturação das TVs universitárias.

Associação de Comunicação Educativa Roquete Pinto

Arthur da Costa e Silva

  • BR RJCPDOC CS
  • Fundo/Coleção
  • 1953 - 1972

Entre os documentos textuais destacam-se cópias do "Livro de Alterações" do titular, contendo todas as informações relativas à sua carreira militar de 1918 a 1966, além de cópias do atestado médico com diagnóstico de sua doença e atestado de óbito. Documentos audiovisuais: a maior parte das fotografias encontra-se organizada em álbuns, destacando-se os que registram a viagem de Costa e Silva ao Japão, a visita do presidente do Uruguai ao Brasil e visita do titular a Santa Maria, Rio Grande do Sul. Os filmes apresentam aspectos da sua vida pública, tais como a viagem aos Estados Unidos, Japão, Argentina e Europa, quando o titular era ministro da Guerra, e de sua vida privada. Integra ainda o arquivo um filme sobre formatura da Academia Militar de Agulhas Negras e desfile do Dia da Pátria. As fitas audiomagnéticas contém pronunciamentos do titular, enquanto Ministro da Guerra, sendo uma entrevista à Rádio Gazeta de São Paulo e quatro pronunciamentos em unidades militares (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, 1º Regimento de Infantaria e II Exército). Os principais assuntos abordados são: a preparação e a eclosão do golpe de 1964, o restabelecimento da hierarquia e da disciplina nas Forças Armadas, o governo revolucionário e o papel do exército na política nacional. Os documentos impressos são constituídos de discursos, entrevistas do titular, biografias, obras a respeito do Exército e diretrizes do governo, entre outros.

Silva, Arthur da Costa e

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa

  • BR RJMRAHI EP
  • Coleção
  • 1886 a 1966

Contém documentos textuais e visuais, principalmente do período da presidência (1919-1922), tais como: a viagem de regresso ao Brasil ao ser eleito; o centenário da Independência do Brasil; retratos de membros da Casa Civil e Militar da Presidência, de familiares e de viagens ao México e Buenos Aires. Mapas de estados e regiões brasileiras da Inspetoria de Obras Contra a Seca (1910 - 1919). Documentos particulares como diplomas da Romanum Consilium Sodalicci e da Ordem El Sol del Peru. Documentação produzida após o falecimento do titular como comunicações de pêsames e comemoração pelo centenário de seu nascimento.

Pessoa, Epitácio Lindolfo da Silva

Ernesto Geisel

  • BR RJCPDOC EG
  • Fundo/Coleção
  • 1907 - 1997

O arquivo possuía uma organização original que se procurou preservar, na medida do possível. A maior parte dos documentos textuais, geralmente classificados como "confidenciais", foi produzido no período em que Geisel ocupou a Presidência da República. Há também documentos, embora em menor quantidade e no todo mais lacunares, sobre os períodos anterior e posterior à Presidência. O arquivo possui um total de aproximadamente 4.000 documentos textuais, divididos em cinco "séries": "Documentos pessoais". "Antes da Presidência", "Presidência da República", "depois da Presidência" e "documentos complementares". Cada série está subdividida e, "dossiês" temáticos. A maior série é, de longe a "Presidência da República", corresponde a cerca de 80% dos documentos textuais. No período anterior à Presidência destacam-se os originais das atas das reuniões do gabinete parlamentarista de Tancredo Neves. No período posterior, predominam documentos sobre aspectos da economia brasileira, principalmente energia. A série "Documentos complementares" inclui principalmente manifestações de pesar pela morte de Geisel recebidos por sua família. Além dos documentos textuais, o arquivo também possui aproximadamente 15.000 recortes de jornais (organizados cronologicamente) e 8.000 documentos audiovisuais (principalmente fotografias). A documentação do período da Presidência da República é constituída basicamente pela documentação dos despachos diretos de quase todos os ministros com o presidente, incluindo a pauta dos assuntos a serem tratados e, muitas vezes, lembretes, informes e anotações feitas pelos ministros sobre esses assuntos. Havia uma organização prévia no arquivo que separava a documentação por ministério e, ao que tudo indica, cada despacho com um ministro era acompanhado de uma agenda temática e dos respectivos anexos que documentavam os temas a serem tratados. Muitas vezes, contudo, o arquivo contém apenas a relação dos tópicos a serem discutidos, sem trazer em anexo a documentação que seria esperada. A documentação que foi doada ao CPDOC cobre praticamente todas as principais questões nacionais do período que dependiam de decisão do presidente da República, e através de sua leitura pode-se acompanhar parte do processo de tomada de decisões políticas referentes a todos os setores da vida nacional, em sua instância máxima. Em alguns documentos, Geisel fazia comentários e anotações à margem, permitindo desse modo reconstituir o encaminhamento que dava aos assuntos. Quando isso não acontece, ficamos ao menos sabendo - o que não deixa de ser importante - que assuntos eram levados, e como eram levados, ao presidente, para sua decisão. Trata-se. acima de tudo, de um tipo de documentação raramente disponível para a pesquisa histórica, mesmo se considerarmos o conjunto de acervos de ex-presidentes da República.

Geisel, Ernesto Beckmann

Eurico Gaspar Dutra

  • BR RJCPDOC ED
  • Fundo/Coleção
  • 1911 a 1965

O arquivo pessoal de Eurico Gaspar Dutra corresponde a documentos textuais, recortes de jornais e material impresso. É um arquivo pequeno dada à trajetória política do titular. A documentação textual diz respeito em sua maioria à sua gestão à frente da pasta da Guerra, período de 1936 a 1945. O arquivo foi organizado em 3 séries: Documentos Pessoais, Vida Pública e Recortes de Jornais. Na série Documentos Pessoais destacam-se os diários pessoais de Eurico Dutra, onde relata os principais acontecimentos políticos brasileiros desde 1930 a 1945, fornecendo também subsídios sobre a história do Exército. Na série Vida Pública, a concentração maior da documentação diz respeito ao período de 1935 a 1946, destacando-se a Intentona Comunista em 1935; o golpe de 1937, a 2ª Guerra Mundial, o reaparelhamento do Exército, a compra de armamentos na Alemanha e nos Estados Unidos. Vale ressaltar que alguns dossiês se relacionam entre si e se complementam, como por exemplo, os dossiês sobre a 2ª Guerra Mundial, o reaparelhamento do Exército, o acordo comercial entre o Brasil e os Estados Unidos. Os Recortes de Jornais entre outros assuntos tratam sobre a viagem de Eurico Dutra aos Estados Unidos, quando presidente do Brasil.

Dutra, Eurico Gaspar

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