Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina

Área de identificação

Identificador

SCIHGSC

Forma autorizada do nome

Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) de nome

Tipo

  • Privado - Entidade coletiva

Área de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Avenida Hercílio Luz, nº 523

Localidade

Florianópolis

Região

Santa Catarina

Nome do país

Brasil

CEP

88.020-000

Telefone

55 48 3222-5111

Fax

E-mail

Área de descrição

Histórico

O Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina – IHGSC foi fundado em 07/09/1896, em Florianópolis, sendo uma instituição de caráter científico e cultural.

Seu idealizador foi José Artur Boiteux, que contou com a participação de representantes do meio político, cultural e econômico da época, incluindo professores, comerciantes, industriais e profissionais liberais, num total de 30 fundadores.

Hoje conta com mais de 200 membros, entre Eméritos, Efetivos, Correspondentes, Honorários e Beneméritos.O Instituto realiza sessões administrativas e solenes em sua sede e nos vários municípios catarinenses, comemorativas a datas de expressão para a História de Santa Catarina.

Participa, também, dos eventos promovidos pela comunidade dos Institutos Históricos e Geográficos Brasileiros e de outros países. Além dos Anais dos diversos Cursos e Simpósios que realiza, o Instituto publica uma Revista anual com ensaios de seus associados, um Boletim mensal no qual divulga suas atividades, e duas coleções de livros:

A Catariniana, que publica textos inéditos de expressiva importância para a historiografia catarinense, e Ensaios, dedicada à publicação de biografias de personalidades da história catarinense.

Com um arquivo histórico de expressiva documentação e uma biblioteca (a mais completa sobre assuntos catarinenses), além de uma importante mapoteca, fototeca e hemeroteca, o IHGSC constitui-se no mais importante centro da memória catarinense.

Objetivos O Instituto tem por objetivos pesquisar, investigar, interpretar e divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos e das demais ciências afins à História e à Geografia, relacionados com o Estado de Santa Catarina.

Contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

O Instituto tem por objetivos pesquisar, investigar, interpretar e divulgar fatos históricos, geográficos, etnográficos, arqueológicos, genealógicos e das demais ciências afins à História e à Geografia, relacionados com o Estado de Santa Catarina.

Estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

A Biblioteca do IHGSC conserva uma valiosa coleção de livros, fotografias, revistas, documentos e jornais organizados ao longo de mais de 100 anos. Arquivo de José Boiteux: - Série 'Correspondência' (cartas e similares; cartões e telegramas); - Série Documentação Pessoal' (certidões; atestados; diplomas; recibos e outros); - Série 'Produção Intelectual' (ensaios; poesias; discursos, artigos literários de José Boiteux e de terceiros); - Série Jurídico-Administrativo (procurações; propostas orçamentárias; mapas estátisticos); - Série 'Política' (proposta eleitoral; folhetos; mapas de apurações de votos; - Série 'Recortes de Jornais' (artigos escritos por José Boiteux sob o pseudônimo 'Cantu-Mirim'; - Série 'Fotografias' (fotos em preto e branco); - Série 'Homenagens Póstumas' (documentos pós-morte de José Boiteux e correspondência de pêsames). Referência BAHIA, Eliana Maria dos Santos; CORREA, Carlos Humberto P. (Carlos Humberto Pederneiras). Perfil de Jose Arthur Boiteux : um construtor da cultura catarinense. 1994. vi, 198f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciencias Humanas.

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Área de acesso

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Condição de acesso e uso

Consulta aberta ao público.

Acessibilidade

Área de serviços

Serviços de pesquisa

Serviços de reprodução

Reprodução digital.

Áreas públicas

Área de controle

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

BR SCIHGSC

Regras ou convenções utilizadas

Status

Final

Nível de detalhamento

Parcial

Datas de criação, revisão e temporalidade

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção

Pontos de acesso

Pontos de acesso

  • Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Arquivos (CODEARQ) (Thematic area)
  • Área de Transferência

Contato principal

Avenida Hercílio Luz, nº 523
Florianópolis, Santa Catarina
BR 88.020-000