Intercâmbio, Informaçoes, Estudos e Pesquisas

Identity area

Identifier

SPIIEP

Authorized form of name

Intercâmbio, Informaçoes, Estudos e Pesquisas

Parallel form(s) of name

Other form(s) of name

  • IIEP

Type

Contact area

Type

Address

Street address

Rua Doutor Tomaz de Lima n. 151 - conjunto 11
Liberdade

Locality

São Paulo

Region

São Paulo

Country name

Brazil

Postal code

01513-010

Telephone

55 11 3337-6775

Fax

55 11 3362-1513

Note

Description area

History

As primeiras atividades ligadas à educação e à formação profissional de jovens e adultos trabalhadores iniciaram-se nos anos 70, época em que sindicalistas e educadores participaram da criação de uma rede de escolas operárias disseminadas em diversos estados do Brasil. A fundação do IIEP data de 1998 com a necessidade de consolidar as relações internacionais e aprofundar as atividades de pesquisa e elaboração de políticas públicas.

No final da década de 1980, durante o processo que precedeu a elaboração da nova Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, e, durante os anos 90, um grupo de pesquisadores, formadores, sindicalistas e gestores de política pública manteve discussões permanentes relativas às mudanças tecnológicas e organizacionais no trabalho, sobre as novas exigências empresariais de qualificação da força de trabalho, bem como a respeito das políticas públicas de emprego e de formação profissional do governo Fernando Henrique Cardoso, buscando alternativas para a educação dos trabalhadores face ao modelo proposto.

Entre 1996 e 1998, foram realizadas visitas a entidades de formação e a órgãos públicos de alguns países europeus. A partir de 1999, o IIEP organizou seminários internacionais, palestras e oficinas temáticas, dos quais participaram diversos representantes de centros formativos e educacionais, de instituições públicas, com o objetivo de compartilhar suas experiências e preocupações e de consolidar relações de cooperação.

Geographical and cultural context

Mandates/Sources of authority

Administrative structure

Records management and collecting policies

Buildings

Holdings

O acervo do IIEP retrata a história da organização dos trabalhadores metalúrgicos da cidade de São Paulo, no período de 1960 à 1990, especialmente através da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo na amplitude de suas relações: com as organizações católicas de esquerda e militantes de organizações políticas e /ou sindicais; com os trabalhadores metalúrgicos e outras categorias através das comissões de fábrica e associações de trabalhadores; com as diretorias Sindicais de SP e região nas lutas grevistas do período ou na disputa eleitoral; com movimento sindical e político na criação da CUT e PT; com oposições sindicais de outras categorias nos encontros regionais e nacionais. Sua amplitude temática se constitui pela organização e resistência operária na capital paulista e região no período da ditadura militar e no processo de redemocratização do Brasil.

Finding aids, guides and publications

Access area

Opening times

Access conditions and requirements

Somente com agendamento prévio

Accessibility

Services area

Research services

Reproduction services

Reprodução eletrostática e fotográfica

Public areas

Control area

Description identifier

Institution identifier

BR SPIIEP

Rules and/or conventions used

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation, revision and deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Script(s)

Sources

Maintenance notes

Access points

Access Points

  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • Sudeste (Geographic subregion)

Primary contact

Rua Doutor Tomaz de Lima n. 151 - conjunto 11 Liberdade

BR 01513-010