Intercâmbio, Informaçoes, Estudos e Pesquisas

Área de identidad

Identificador

SPIIEP

Forma autorizada del nombre

Intercâmbio, Informaçoes, Estudos e Pesquisas

Forma(s) paralela(s) de nombre

Otra(s) forma(s) de nombre

  • IIEP

Tipo

Área de contacto

Tipo

Dirección

Dirección (calle)

Rua Doutor Tomaz de Lima n. 151 - conjunto 11
Liberdade

Localidad

São Paulo

Región

São Paulo

Nombre del país

Brasil

Código postal

01513-010

Teléfono

55 11 3337-6775

Fax

55 11 3362-1513

Correo electrónico

Notas

Área de descripción

Historia

As primeiras atividades ligadas à educação e à formação profissional de jovens e adultos trabalhadores iniciaram-se nos anos 70, época em que sindicalistas e educadores participaram da criação de uma rede de escolas operárias disseminadas em diversos estados do Brasil. A fundação do IIEP data de 1998 com a necessidade de consolidar as relações internacionais e aprofundar as atividades de pesquisa e elaboração de políticas públicas.

No final da década de 1980, durante o processo que precedeu a elaboração da nova Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, e, durante os anos 90, um grupo de pesquisadores, formadores, sindicalistas e gestores de política pública manteve discussões permanentes relativas às mudanças tecnológicas e organizacionais no trabalho, sobre as novas exigências empresariais de qualificação da força de trabalho, bem como a respeito das políticas públicas de emprego e de formação profissional do governo Fernando Henrique Cardoso, buscando alternativas para a educação dos trabalhadores face ao modelo proposto.

Entre 1996 e 1998, foram realizadas visitas a entidades de formação e a órgãos públicos de alguns países europeus. A partir de 1999, o IIEP organizou seminários internacionais, palestras e oficinas temáticas, dos quais participaram diversos representantes de centros formativos e educacionais, de instituições públicas, com o objetivo de compartilhar suas experiências e preocupações e de consolidar relações de cooperação.

Contexto geográfico y cultural

Mandatos/Fuentes de autoridad

Estructura administrativa

Administración de registros y políticas de recolección

Edificios

Fondos

O acervo do IIEP retrata a história da organização dos trabalhadores metalúrgicos da cidade de São Paulo, no período de 1960 à 1990, especialmente através da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo na amplitude de suas relações: com as organizações católicas de esquerda e militantes de organizações políticas e /ou sindicais; com os trabalhadores metalúrgicos e outras categorias através das comissões de fábrica e associações de trabalhadores; com as diretorias Sindicais de SP e região nas lutas grevistas do período ou na disputa eleitoral; com movimento sindical e político na criação da CUT e PT; com oposições sindicais de outras categorias nos encontros regionais e nacionais. Sua amplitude temática se constitui pela organização e resistência operária na capital paulista e região no período da ditadura militar e no processo de redemocratização do Brasil.

Instrumentos de descripción, guías y publicaciones

Área de acceso

Horario de apertura

Condiciones de acceso y requisitos

Somente com agendamento prévio

Accesibilidad

Área de servicios

Servicios para la investigación

Servicios de reproducción

Reprodução eletrostática e fotográfica

Áreas públicas

Área de control

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

BR SPIIEP

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Borrador

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación, revisión o eliminación

Idioma(s)

  • portugués de Brasil

Escritura(s)

Fuentes

Notas de mantención

Puntos de acceso

Puntos de acceso

  • Memórias Reveladas (Thematic area)
  • Sudeste (Geographic subregion)

Contacto principal

Rua Doutor Tomaz de Lima n. 151 - conjunto 11 Liberdade

BR 01513-010