Coleção IRL - Irmãs Lenk

Identity area

Reference code

BR RJANRIO IRL

Title

Irmãs Lenk

Date(s)

  • [1932? - 2007?] (Creation)

Level of description

Coleção

Extent and medium

Iconográfico(s) -diapositivo(s) - 5 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 38 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 1,4 m

Context area

Name of creator

(1915 - 2007)

Biographical history

Maria Emma Hulga Lenk Zigler nasceu em São Paulo em 15 de janeiro de 1915. Filha de alemães começou a nadar aos 10 anos após uma pneumonia dupla. Aos 17 participa como primeira mulher sul americana a competir nas Olimpíadas de Los Angeles de 1932. Ainda neste ano, participa das provas dos 100 metros livre, 100 metros costas e chegas às semifinais dos 200 peito.
Nessa modalidade, Maria Lenk obtém suas melhores marcas. Em 1939, bate os recordes mundiais dos 200 e 400 metros no nado de peito. No auge da sua forma, é mais séria candidata ao ouro olímpico em 1940. Mas em função da Segunda Guera Mundial cancelam o evento.
Outro fato marcante em sua carreira em a participação inovadora nas Olimpíadas de Berlim, em 1936. Na ocasião, destaca-se como precursora do nado borboleta entre as mulheres. Ela se utiliza da braçada deste estilo nos 200 metros peito e, novamente chega ás semifinais da prova.

No início dos anos 1940, é a única mulher da delegação de nadadores sul-americanos que excursiona pelos EUA. Maria Lenk quebra doze recordes norte-americanos e aproveita sua estadia para concluir o curso de Educação Física, da Universidade de Springfield. Em 1942, abandona a carreira e ajuda a fundar a Escola Nacional de Educação Física, da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Depois de aposentada, retorna a raia das piscinas para competir na categoria Master.
No campeonato mundial da categoria 58-90 anos, realizado em agosto de 2000, ela voltou de Munique com cinco medalhas de outro. Foi campeã dos 100 metros perito, 200 metros livre, 200 metros costas e medley e 400 metros livre.
Faleceu em 16 de abril de 2007, ao 92 anos após um treino na piscina do Clube de Regatas Flamengo.

Archival history

A coleção foi formada por Maria Rosa Lenk, mãe de Maria Lenk e pela própria nadadora, que a doou par a Universidade Gama Filho. A documentação ficou sob guarda da Biblioteca de pós-graduação em Educação Física com a denominação de Acervo Maria Lenk, e serviu de fonte para inúmeros trabalhos acadêmicos na área de Educação Física. Com a extinção da UFG, a Biblioteca foi transferida para a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, antes da transferência o professor da Gama Filho, Lamartine Pereira da Costa, retirou o acervo e o encaminhou para o Instituto Correr Bem, com a anuência do sobrinho.

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

O acervo é composto por fotografias, cartas, cartões postais e por 23 encadernados de recortes de jornais do período de 1932 a 1942, codificados por assuntos, entre eles: Olimpíadas de Berlim, Travessia de São Paulo e nado. No interior dos volumes encontram-se documentos avulsos como cartas de Maria Lenk para familiares, cartões postais, correspondência oficial dos comitês olímpicos.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Institution identifier

BR RJANRIO

Rules and/or conventions used

Status

Draft

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places