Leite Júnior, Antonio Dias

Área de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Leite Júnior, Antonio Dias

Forma(s) paralela(s) de nome

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

Datas de existência

1920 -

História

Antonio Dias Leite Júnior nasceu em 29 de janeiro de 1920, no Rio de Janeiro. Formou-se em engenharia pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1943), estagiando no ano seguinte na Worthington Pump & Machinery Co., em New Jersey, Estados Unidos (1944).
Já como profissional, atuou na Comissão de Planejamento Econômico, vinculada ao Conselho de Segurança Nacional (1944), ano em que se casou com Marina Alcure Dias Leite. Chefiou a Equipe de Estudos da Renda Nacional da Fundação Getúlio Vargas na segunda metade da década de 1940, ingressando como professor de economia na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1946) à qual se manteve vinculado até a aposentadoria (1985).
Foi subsecretário para assuntos econômicos na gestão de Santiago Dantas como ministro da Fazenda do Governo João Goulart (1963), presidente da Companhia Vale do Rio Doce no Governo Costa e Silva (1967-1969) e ministro da Minas e Energia (1969-1974).
Leite Júnior participou de numerosos estudos no âmbito da ECOTEC, recebeu a medalha Navarro de Andrade da Sociedade Brasileira de Silvicultura (1981), coordenou a constituição da empresa Aracruz Celulose e publicou inúmeras obras, entre elas A Energia do Brasil, editado pela Nova Fronteira (1997).

Locais

Status legal

Funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Área de relacionamento

Área de controle

Identificador do registro de autoridade

Identificador da instituição

BR RJANRIO

Regras ou convenções utilizadas

Status

Revisado

Nível de detalhamento

Mínimo

Datas de criação, revisão e obsolescência

Idioma(s)

  • português do Brasil

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Notas de manutenção