Fundo/Coleção 1S - Luís Mendes da Silva

Identity area

Reference code

BR RJANRIO 1S

Title

Luís Mendes da Silva

Date(s)

  • 1964 - 1983 (Creation)

Level of description

Fundo/Coleção

Extent and medium

Cartográfico(s) -planta(s) - 2 item(ns)
Iconográfico(s) -diapositivo(s) - 16 item(ns)
Iconográfico(s) -fotografia(s) - 824 item(ns)
Iconográfico(s) -ilustração(ões) - 1 item(ns)
Sonoro(s) -fita(s) audiomagnética(s) - 1 item(ns)
Textual(is) -sem especificação - 0,7 m

Context area

Name of creator

(1904 -)

Biographical history

Luís Mendes da Silva, filho de Agnello Mendes da Silva e Maria Cacilda Mendes da Silva, nasceu em 13 de novembro de 1904, em Maceió (AL).
Cursou a Escola Militar de Realengo (1923-1927), a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1939), a Escola do Estado Maior do Exército (1941-1943), o Associated Course School of Combined, no Command and Staff College of Fort Lavencoorth, Kansas (U.S.A), e a Escola Superior de Guerra (1956).
Foi instrutor e professor da Escola Militar de Realengo (1933-1934 e 1940-1941), da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (1953), da Escola do Estado-Maior do Exército e adjunto da 3ª Seção do Estado-Maior da Força Expedicionária Brasileira (1944-1945).
Comandou o 1º Batalhão de Fronteiras, em Foz do Iguaçu. Chefiou o Estado Maior da 9ª Região Militar de São Paulo (1961-1962), o Estado-Maior das Forças Armadas (CEF), em Manaus (1962-1963). Foi governador do Território Federal do Amapá (1964-1967), assessor do Ministério do Interior (1967-1968), representante do Ministério do Interior junto ao Grupo Nacional de Desenvolvimento de Construções Escolares, coordenador do Grupo Interministerial e do Grupo Especial para Assuntos de Calamidades Públicas (GEACAP). Representou o Brasil na VI Conferência Mundial de Defesa Civil, em Genebra, apresentando tese específica e foi secretário para assuntos interiores da Cruz Vermelha Brasileira.
Recebeu várias condecorações, entre as quais a Medalha de Campanha da Força Expedicionária, Cruz de Combate de 2ª classe, Cruz de Guerra com Palma (França). Ordem de Mérito Militar. Realizou conferências em diversas capitais do Brasil sobre o atendimento às calamidades publicas e sobre a Amazônia, no Curso de Altos Estudos Brasileiros.
Escreveu monografia sobre a República do Paraguai e artigos em revistas e jornais.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Santos, Iracilda Mendes Damasceno dos - 1997 - doação - 2

Content and structure area

Scope and content

Correspondência expedida e recebida. Documentação de pessoal. Documentos financeiros. Relatórios de gestão administrativa, financeiros, estatísticos e técnicos. Processos referentes a inquéritos para apuração de irregularidades administrativas do Território Federal do Amapá e de instituições policiais militares sobre empréstimo financeiro e prestação de contas, contra pessoas físicas. Relações de pessoas físicas e jurídicas, de documentos apreendidos, de nomes de comunistas fichados na Delegacia de Ordem Política e Social do Território Federal do Amapá, etc. Anotações, decretos e portarias, organogramas, resumo de campanhas de saúde pública, minuta de ante-projeto de regulamentação do ensino no Amapá, documentos sobre a Legião Brasileira de Assistência (LBA), recortes de jornais, cópias fotostáticas de Diário Oficial e jornais, publicações, plantas e fotografias. Entrevistas com supervisores do MOBRAL e com ribeirinhos sobre a enchente do Amazonas.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Identificado
Não organizado

Organização
Documentos iconográficos: não organizado.
Documentos textuais: identificado.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

  • Brazilian Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Catálogo dos documentos cartográficos dos fundos privados Afonso Pena, Afonso Pena Júnior, Deoclécio Leite de Macedo, Família Bicalho, Família Pires de Carvalho e Albuquerque, Família Werneck, Federação Bras. pelo Progresso Feminino, Floriano Peixoto, Góes Monteiro, Item Documental, Joaquim C. da Silva, Luis Mendes da Silva, Milton de Mendonça Teixeira, Orlando Guerreiro de Castro, Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão, Virgílio Várzea. Rio de Janeiro, 2008. 56 p. - Não impressos

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação de Documentos Escritos. Equipe de Documentos Privados. Luís Mendes da Silva (1S): instrumento provisório. In: ___. Instrumentos provisórios. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2006. 8 p. digit. (AN/SCO/SDP, 65, v. 2) - Não impressos

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo. Fundo Luis Mendes da Silva (1S): catálogo de documentos sonoros, Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2012. 9 p. - Não impressos

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Luís Mendes da Silva: intrumento provisório. Rio de Janeiro, 2006. 10 p. dig. - Não impressos

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Unidade Custodiadora
Coordenação de Documentos Audiovisuais e Cartográficos - CODAC
Coordenação de Documentos Escritos - CODES

Alternative identifier(s)

Access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Institution identifier

BR RJANRIO

Rules and/or conventions used

Status

Final

Level of detail

Full

Dates of creation revision deletion

Language(s)

  • Brazilian Portuguese

Sources

Accession area

Related people and organizations

Related genres

Related places